Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Fenômenos Mediúnicos que Antecederam a Codificação: Hydesville e Mesas Girantes


Os fenômenos de Hydesville

No ano de 1847, em um humilde vilarejo de Nova Iorque chamado Hydesville, na humilde casa do Sr. John Fox e da Sra Margareth Fox (sua esposa), começaram a ser ouvidas pancadas que de tão fortes incomodavam o repouso desta família. Como não se encontrava uma causa explicável para tal fenômeno, no dia 31 de Março, a filha de 11 anos de idade, Kate, resolveu desafiar as pancadas, travando um diálogo com o que todos acreditavam ser o diabo. A partir destes diálogo, foi possível determinar que tratava-se de um espírito de uma pessoa que havia sido assassinada. Houve muito alarde, muitos curiosos foram atraídos. Um destes curiosos, chamado Isaac Post, teve a idéia de pedir ao espírito que desse uma pancada cada vez que a letra desejada fôsse falada em voz alta. Foi através deste processo rudimentar que os primeiros espíritos puderam nos enviar suas comunicações, tal como a que se encontra a seguir.

"Caros amigos, deveis proclamar ao Mundo estas verdades. É a aurora de uma nova era; e não deveis tentar ocultá-la por mais tempo. Quando houverdes cumprido o vosso dever, Deus vos protegerá; e os bons espíritos velarão por vós."

Os Fox ofereceram-se, então, para demonstrar publicamente tais fenômenos à população. A demonstração foi marcada para ocorrer no Corynthian-Hall - o maior salão da cidade de Rochester. Mesmo após, exame rigoroso feito por três comissões que julgaram os fenômenos como verdadeiros, os Fox quase foram linchados. Poucos anos depois já haviam milhares de seguidores do espiritualismo modernp nos Estados Unidos.



As Mesas Girantes

Por instrução dos próprios espíritos, foi pedido que as pessoas se sentassem em torno de uma mesa que elevava um de seus pés dando um certo número de pancadas, respondendo sim ou não às perguntas- conforme combinado previamente. Depois, as respostas passaram a ser mais elaboradas com as mesas dando um número de pancadas correspondente ao número de ordem da letra do alfabeto, formando frases completas.É curioso notar que ninguém atribuiu os fenômenos aos Espíritos; foram os próprios Espíritos que se revelaram os causadores de tais fenômenos através destas comunicações rudimentares, ou seja, formando frases construídas por correlação com as pancadas ouvidas.

Muitos sábios se aproximaram destas manifestações com o intuito de mostrar a farsa que havia por trás, mas todos acabaram recuando e declarando os fenômenos como verdadeiros - o que aumentou o interesse pelas mensagens mediúnicas vindas do mundo espiritual.

Estes fenômenos invadiram a Europa e em 1853 foi considerado pelo Revmo. Padre Ventura de Raulica como o maior acontecimento do século. Alguns eminentes homens da ciência, tal como o físico inglês Michael Faraday, se importaram em descobrir-lhes as causas; a maioria olhava com superioridade e desdém.

Em 4 de Agosto de 1856, o Santo Ofício condenou tais fenômenos dizendo serem conseqüência de hipnotismo e magnetismo e taxava de herege as pessoas por intermédio das quais tais fenômenos eram produzidos.

Veja aqui a biografia das irmãs Fox

http://memoriaespiritual.blogspot.com.br/2012/05/irmas-fox.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário