Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

TRANSTORNO BIPOLAR: UMA LEITURA ESPÍRITA


by jcnatal
13/08/2008 - 03:58
Maria José dos Santos Gomes Soares – Psicóloga Clínica



Transtorno bipolar é um transtorno de humor, outrora conhecido como psicose maníaco-depressiva. Caracteriza-se por variações extremas de humor, onde “euforia” e “depressão” alternam-se de formas exageradas e bem diferentes das variações de humor, que ocorrem no dia-a-dia das pessoas em geral.

Na fase da “euforia”, também conhecida como “fase da mania” ou “hipomania”, a pessoa apresenta um estado mental alterado, com aumento de energia, redução da necessidade de sono, pensamento acelerado, irritação e/ou agressividade verbal ou física, excitação, que em alguns casos leva a pessoa a comprar desnecessariamente e a gastar além de suas possibilidades. Aumento da libido, alegria, otimismo, sensação de poder e autoconfiança em excesso podem levar à perda da realidade, uma vez que para esta pessoa tudo é fácil de ser resolvido. Expõe-se a riscos desnecessários devido ao sentimento de onipotência e torna-se irresponsável por seus atos.

O outro pólo deste transtorno manifesta-se através da “fase da depressão”, também conhecida como “distímica”, em que a pessoa pode apresentar baixa auto-estima, sentimento de culpa, sensação de vazio, cansaço, desamparo, alterações no sono e no apetite (para mais ou menos) e na libido (para menos), apatia em relação ao quotidiano.

O transtorno bipolar é uma doença funcional do cérebro relacionada aos neurotransmissores cerebrais, que provoca variações imprevisíveis do humor, que vai da depressão aos estados mais elevados. Apesar de existirem os fatores orgânicos, há também as situações desencadeantes, geralmente associadas ao estresse ambiental ou uso e abuso de substâncias psicotrópicas, legais e ilegais. Porém não devemos nos esquecer que estas 02 origens, procedem da mesma fonte, qual seja, o espírito imortal.

Assim sendo, por apresentar raízes profundas no Espírito, o transtorno bipolar (euforia e distimia) transfere-se do campo psíquico para o corpo físico através da hereditariedade, constituindo um caráter expiatório. Desta forma cabe ao cérebro modular os impulsos mentais oriundos do espírito, atenuando-os ou potencializando-os, conforme as necessidades adaptativas ou educativas da interação espírito-matéria.

Segundo Joanna de Angelis, a consciência de culpa pelos atos infelizes praticados no passado distante, aflora no presente, fazendo com que a pessoa transfira para a atualidade, a necessidade de recuperar a tranqüilidade perdida. Esta consciência da culpa impressa no Espírito, expressa-se pelo humor rebaixado e pela produção orgânica dos fenômenos exteriores, que só poderão ser amenizados mediante mudança de comportamento do paciente, visando recuperar-se dos erros cometidos no passado.

Assim como um pêndulo de relógio, que movimenta-se de um lado para o outro, os dois pólos deste transtorno levam-nos a deduzir que: enquanto no pólo caracterizado pela depressão o Espírito culpado, vive no presente a dor que ele julga necessária, para aplacar seus débitos, o segundo movimento (fase da mania) sugere-nos uma “rebeldia” do Espírito tentando negar sua culpa.

O transtorno bipolar constitui-se, pois numa doença da alma, que necessita de adequado tratamento, e para isto é necessária uma atuação interdisciplinar combinando intervenção psiquiátrica - com o uso paliativo de medicamentos, visando “controlar” os sintomas – à psicoterapia com abordagens corporais, (bioenergética, cinesiologia psicológica, etc) no sentido de alterar o campo vibratório do paciente. O tratamento inclui principalmente o ponto de vista espiritual através da reforma íntima, com alteração da conduta do paciente que através de grandes sacrifícios, estabelecerá metas edificantes visando diminuir sua dívida moral. A terapêutica espírita é de grande valia, se acompanhada do devido esforço regenerativo do doente.



O ARAUTO

Publicação Bimestral Órgão Oficial da USE Intermunicipal de Piracicaba

5 comentários:

  1. Fui diagnosticada bipolar ha dois anos, nos últimos meses venho tentando entender a minha doença de um ponto de vista espiritual. Sei o que devo ou não fazer mas as vezes saio de mim, perdendo-me em oscilações.
    Minha maior dúvida é se a bipolaridade não seria uma mediunidade sufocada. É preciso muita força e concentração do corpo, da alma ,dos familiares e amigos. Caio repetidas vezes na culpa, mas continuo a praticar os mesmos erros.
    Esse ciclo vicioso tem fim?
    Oro para achar a solução.

    ResponderExcluir
  2. tb sofro de trantorno bipolar , é muito triste. Vivo procurando uma soluçao pra minha doença.Agora procuro em artigos espiritas, para achar um consolo, tento entrar em acordo, corpo / espirito para viver melhor .

    ResponderExcluir
  3. Não sei oq fazer vivo a dez anos assim ! É mto triste ,mto Solitário.

    ResponderExcluir
  4. Prezados amigos,
    Mas o que deve ser feito exatamente para se alcançar essa melhora do transtorno bipolar afinal? Já não sei mais o que fazer, já tentei incontáveis teorias de diversas correntes eligiosas e psicológicas, e suas consequentes reforma de hábitos posturas e posturas mentais. Não obtenho alívio nenhum, é tudo ineficaz ou temporário.
    Tenho consciência que é uma consequência dos meus atos, mas eu só queria saber o que fazer pra resolver essa situação, ou será que viverei a vida toda me sentindo assim? :(

    ResponderExcluir
  5. ha algum tempo venho sentindo melhoras e diminuicao de minhas oscilacoes, tudo comecou a melhorar depois que me foram apresentado livros de auto ajudo, gosto dos da editora sextante, recomendo a todos e que alcancemos a paz!

    ResponderExcluir