Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

sábado, 2 de outubro de 2010

OS IRMÃOS DE JESUS - Godoy

OS IRMÃOS DE JESUS

"Sua mãe, seus irmãos e irmãs tinham se fixado em Nazaré." - (Marcos, 6:1-6)
Maria de Nazaré é um Espírito de elevada hierarquia espiritual que, deixando as regiões sublimadas da Espiritualidade Superior, encarnou na Terra, a fim de servir de intermediária para o nascimento do maior missionário que a Humanidade conheceu. Ela passou a ser chamada "Rainha dos Céus", "Mãe Santíssima", "Nossa Senhora", merecendo, além disso, toda uma gama de denominações, partida dos profitentes de várias religiões.
Servindo de instrumento da vontade de Deus, ela contribuiu, como Espírito, para a consecução da grandiosa e transcendental missão que foi a revelação do Cristianismo à Humanidade sofredora. Pela abstração de ter sido a mãe carnal de Jesus Cristo, Maria é filha do Deus Altíssimo; no entanto, pelo conceito de seu estágio evolutivo, está em igualdade de condições com todas as demais criaturas humanas, demandando a evolução, sem nenhum privilégio ou preferência.
Sendo Deus a expressão máxima da equidade e da justiça, jamais poderia usar de qualquer predileção por este ou aquele filho, esteja ele já desfrutando o "status" de anjo, ou ainda palmilhando os primeiros estágios no árduo processo de aprimoramento espiritual. A maternidade é um ministério sagrado, tanto quando o seu fruto for um bandido, ou quando for um santo. Sendo o instrumento para a vinda carnal de Jesus Cristo, Maria de Nazaré sofreu as mais amargas dores ao ver o seu filho, inocente, que entre nós nasceu com o objetivo de desempenhar uma missão de paz e de amor, ser insultado, incompreendido, açoitado e finalmente crucificado.
Conforme narram todos os evangelistas, Jesus teve irmãos e irmãs, é isso o que procuraremos demonstrar através dos seguintes trechos dos Evangelhos. Nisso chegaram sua mãe e seus irmãos, e, tendo ficado de fora, mandaram chamá-lo. Muita gente estava assentada ao redor dele, e lhe disseram: Olha, tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura.
Então ele lhes respondeu, dizendo: - Quem é minha mãe e meus irmãos? E, correndo o olhar pelos que estavam assentados ao redor, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Portanto, qualquer um que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe. (Marcos, 3:31-35)
Aqui cumpre esclarecer que, embora o Mestre nutrisse o mais vivo amor por sua mãe, dada a magnitude de sua missão, de caráter universal. Ele não deveria perder-se no labirinto de cogitações restritas de cunho profundamente humano. Contrariando a opinião de muitos, Jesus Cristo, segundo o testemunho dos Evangelhos, teve irmãos e irmãs. Seria aventurar demasiadamente no campo da suposição e acreditar que o termo irmão, tão claramente mencionado pelos evangelistas, significasse primo-irmão, conforme alegam alguns exegetas, pois a própria crítica científica refuta essa assertiva com argumentos positivos, para designar o grau de parentesco dos filhos.
Além disso, os hebreus tinham termos próprios para designar os filhos naturais. Para elucidar melhor este argumento, passaremos a transcrever alguns trechos evangélicos muito importantes na abordagem dessa questão: "Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E não estão aqui entre nós todas as suas irmãs? (Mateus, 13:55-56)
Entre elas estavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago e de José. (Mateus, 27:56) "... sua mãe, seus irmãos e suas irmãs tinham se fixado em Nazaré. (Marcos, 6:1-6) Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago e de José, de Judas e de Simão? Não estão aqui entre nós também as suas irmãs? (Marcos, 6:3)
Depois disto desceu a Cafarnaum, ele e sua mãe, e seus irmãos e discípulos. (João, 2:12) Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui e vai para a judéia, a fim de que também os teus discípulos vejam as obras que fazes.., porque mesmo os seus irmãos criam nele. (João, 7:3-5) Todos estes perseveraram, unânimes, em oração com as piedosas mulheres, entre elas Maria, Mãe de Jesus e com os irmãos dele, (Atos, 1:14). E quando os seus parentes ouviram isto, saíram para o prender; diziam: Ele está fora de si. (Marcos, 3:21). Portanto, os Evangelhos são pródigos na afirmação de que Jesus teve irmãos e irmãs.
No entanto, alguns exegetas, no propósito de comprovar que o Mestre não teve irmãos e irmãs como filhos de Maria, sustentam que, quando ela desposou José, este era viúvo e pai de vários filhos. Independentemente de ter tido irmãos ou não, devemos ter sempre em mente o Cristo vitorioso que venceu o príncipe deste mundo, que viveu na maior humildade, na maior singeleza, que não pactuava com a mentira e com os preconceitos, tampouco com os poderes transitórios do mundo.
Paulo A. Godoy

Nenhum comentário:

Postar um comentário