Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Hydesville - Esde antigo.

Os memoráveis acontecimentos que, pela sua freqüência e intensidade, indicaram as manifestações de forças inteligentes intervindo no plano físico, determinaram o nascimento do Espiritismo através da fenomenologia mediúnica ainda incipiente e elementar, ocorrido exatamente no ano de 1848 nos Estados Unidos da América do Norte, segundo autoriza dos pesquisadores (4, 8). Eram as pancadas ou ruídos (rappings ou noises) que se iniciaram na aldeia de Hydesville, condado de Wayne, Estado de Nova York.
Foi a 31 de março de 1848 que esses ruídos insólitos surgiram de maneira mais ostensiva, de modo a atraírem a atenção publica, inclusive da imprensa, e a tornarem-se objeto de constatação por numerosos observadores, a ponto de marcarem na América do Norte a data do nascimento do que intitularam de Moderno Espiritualismo.
Tais fenômenos ocorreram numa tosca cabana, residência da família Fox. Os acontecimentos, a partir do primeiro diálogo com o Espirito em 31 de marco de 1848, empolgaram a população do vilarejo, surgindo depois as primeiras demonstrações publicas no maior salão de Rochester, o Corinthian Hall, o que resultou na formação do primeiro núcleo de estudos. (8)
Descobriu-se que as revelações ruidosas partiam do Espirito de um mascate, de nome Charles Rosma, que fora assassinado e sepultado no porão da casa da família dos Fox, adeptos da igreja Metodista, cujas filhas, Margareth e Katherine, eram excelentes médiuns Na celebre noite de 31 de março, registrou-se o primeiro diálogo entre as irmãs Fox e o Espirito do vendedor ambulante, tendo um dos presentes, o Sr. Isaac Post, usado, pela primeira vez, letras do alfabeto para formação de palavras mediante convenção de que as letras corresponderia determinado numero de pancadas. Estava, pois, descoberta a "telegrafia espiritual que foi o processo adotado na utilização das "mesas girantes". (6)
Em 1850, "tamanha foi a repercussão dos fenômenos, tal a afluência dos curiosos, (...) que a família Fox transladou-se para Nova York continuando as sessões publicas no Hotel Barrum. Nessa época já somava vários milhares o numero dos espiritas norte americanos, apesar das cerradas investidas da imprensa, onde qualquer cronista arvorava-se em critico para condenar os fenômenos." (5)
A relevância do acontecimento pode ser assinalada ainda pela ressonância na esfera cientifica, motivando as várias investigações por pesquisadores de alto nível cultural como Dale Owen, William :Crookes, o Juiz Edmonds, etc.
O acontecimento de Hydesville repercutiu na Europa, despertando as consciências e ao lado dos fenômenos das "mesas girantes" preparou o advento do Espiritismo. (6)
As mesas girantes não se limitavam a levantar-se sobre um pê para responder as perguntas feitas, moviam-se em todos os sentidos, giravam sob os dedos dos pesquisadores elevando-se no ar às vezes. Entre os anos de 1853 a 1855, os fenômenos das mesas girantes constituíam verdadeiro passatempo, sendo diversão quase obrigatória nas reuniões sociais.(3) Segundo o padre Ventura de Raulica, este fenômeno foi considerado como "o maior acontecimento do século". (9)
A divulgação dessas experiências e "a seguir a conversão do Juiz Edmonds, materialista que rira da crença dos Espíritos, pasmaram to dos os norte-americanos, aumentando ainda mais o interesse pelas manifestações inteligentes". (10)
Paris inteira assistia, atônita e estarrecida, a esse turbilhão feérico de fenômenos imprevistos que, para a maioria , só alucinadas imaginações poderiam criar, mas que a realidade impunha aos mais céticos e frívolos (1)
A posição de Kardec diante dos fatos motivou o advento da Doutrina Espirita. O Codificador não os contestou, reconhecendo a sua primeira ocorrência como verídica, mas constituindo apenas uma fase inicial, em que tais fatos incipientes e rudimentares serviriam de alicerces do que mais tarde seria o edifício da Doutrina Consoladora. Refere-se aos fenômenos físicos como manifestações de forças inteligentes (1) que utilizaram, de inicio, as mesas segundo os sinais previamente convencionados, mas proclama que este meio ainda grosseiro "era demorado e incômodo". (1)
"Reconheceu-se mais tarde que a cesta e a prancheta não eram realmente, mais do que um apêndice da mão; e o médium, tomando diretamente do lápis, se pôs a escrever por um impulso involuntário e quase febril. Dessa maneira as comunicações se tornaram mais rápidas mais fáceis e mais complexas(1)
"O efeito mais simples, e um dos primeiros que foram observados, consiste no movimento circular impresso a uma mesa. Este efeito igualmente se produz com qualquer outro objeto, mas sendo a mesa o móvel com que, pela sua comodidade, mais se tem procedido a tais experiências, a designação de mesas girantes para indicar esta espécie de fenômenos.(.,.)
Como quer que seJa, as mesas girantes representarão sempre o ponto de partida da Doutrina Espirita e, por essa razão, algumas explicações lhe devemos, tanto mais que, mostrando os fenômenos na sua maior simplicidade, o estudo das causas que os produzem ficará facilitado e, .uma vez firmada, a teoria nos fornecerá a chave para a decifração dos efeitos mais complexos· (2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário