Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Os Fenômenos: o que significam

Antes de tudo perguntamos: Por que estudarmos hoje fatos que aconteceram até mesmo antes da codificação? Qual a importância das mesas girantes e do caso das irmãs Fox? O que isso nos acrescenta nos dias de hoje? Por que temos que estudar isso, haja vista, que hoje as mesas não mais giram ?sozinhas?
Esses e mais outros questionamentos vamos esclarecer.
O Espiritismo é alicerçado pela tríplice: FILOSOFIA, CIÊNCIA E RELIGIÃO. A parte filosófica foi retratada por Socrátes e Platão muito antes da codificação; a religião é ângulo divino que a liga ao céu, a divindade, ao amparo, socorro, para a grandeza do nosso imenso futuro espiritual. A parte científica da Doutrina será sempre um campo de nobres investigações. Através dela faz-se demonstrações experimentais da existência da alma e sua imortalidade. A ciência espírita quebra a ideia de "milagres", pois explica o que até então era tido como maravilhoso e inexplicável.
O caso Hydesville (das irmãs Margareth e Kate Fox) alicerçou a parte científica que explica os fenômenos mediúnicos. Estudando o caso delas, com base na codificação kardequiana foi que Alexander Aksakof em 1871, juntamente com Sr. Home (médium de efeito físico), conseguiram chamar atenção da Sociedade de Física Russa, levando até eles o conhecimento da Doutrina. Se tivesse ficado apenas com a parte filosófica o Espiritismo seria como a Teosofia (ciência de Deus filosófica que objetiva alcançar o conhecimento de Deus pelo esforço espiritual), que bem poucos conhecem. Como explicar os fenômenos mediúnicos de levitação, incêndios, materialização de pedras, flores que hoje acontecem com frequência em lares que desconhecem a doutrina espirita?
Dr. Alberto Almeida, médico psiquiatra espírita paraense, conta o caso de uma professora que sofreu assédio de espíritos que lhe deixavam amarrada com barbantes não mais fabricados, dentro de seu guarda-roupa, na sala de aula, numa velocidade do pensamento.
No livro "Materializações luminosas" de Dante Labbate, retrata vários casos de fenômenos mediúnicos como materializações de espíritos como Emmanuel, Dr. Bezerra, José Grosso, Scheila e tantos outros em reuniões públicas, para cura de câncer, lepra, erisipela.... e tudo isso buscamos os fatos acontecidos com as irmãs fox em 1848. Não deixando de exemplificar o caso das mesas girantes. Ambos nos mostram a manipulação dos fluidos dos próprios médiuns em reuniões espíritas ou mesmo em locais a esmo, por isso Cristo já alertava para o orai e vigiai a todo instante. Orai pelos outros e por nós mesmos, mas vigiemos nossos pensamentos, desejos e sentimentos, porque com isso canalizamos e expandimos forças que vai além da nossa compreensão.
Quais as lições que tiramos com esses fenômenos?

* Que nada acontece sem o controle de Deus.
* Que todos os processos de fenômenos mediúnicos tem uma finalidade útil.
* Que os processos obsessivos por mais terríveis que sejam, cumprem uma ação benéfica.
* Que os espíritos não são maus; eles estão maus.
* Que os espíritos por mais inferiores que sejam estão a serviço de Deus, pois com suas tiranias nos despertam para DEUS e nos acorda para nossas imperfeições.
* A manipulação dos fluidos e energia que fornecemos aos espíritos em suas ações.
Aí surge uma pergunta a mais: quem são os espíritos conhecidos como inferiores? Nós! Leiamos a questão de número 102 do Livro dos Espíritos e nos encaixaremos perfeitamente. Hoje não incendiamos casas alheias, mas fazemos isso com a vida do próximo usando a maledicência, discórdia e tantas outras coisas que destroem-no. A questão é que lemos, estudamos os fatos distanciando de nossas ações atuais. Os fenômenos mediúnicos são de tal importância que Kardec teve o cuidado de fazer um revista mensal, durante 12 anos de estudos Psicológicos, comentando cada caso que chegava às suas mãos.
Regina Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário