Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

JOÃO - REENCARNAÇÃO DE ELIAS - Pastorino

Mat. 11:2-19
2. Como João, no cárcere, tivesse ouvido falar
das obras de cristo, mandou dois de seus
discípulos perguntar-lhe:
3. "És tu o que vem, ou devemos esperar outro"?
4. Respondeu-lhes Jesus: "Ide contar a João o
que estais ouvindo e observando:
5. os cegos vêem de novo; os coxos andam; os
leprosos ficam limpos; os surdos estão ouvindo;
os mortos se levantam e aos mendigos
é dirigida a boa-nova;
6. e feliz aquele que não tropeça em mim".
7. Ao partirem eles, começou Jesus a falar ao
povo a respeito de João: "Que saístes a ver
no deserto? Uma cana sacudida pelo vento?
8. Mas que saístes a ver? Um homem vestido
de roupas finas? Os que vestem roupas finas
residem nos palácios dos reis.
9. Mas que saístes a ver? Um profeta? Sim,
digo-vos, e muito mais que um profeta.
10. É dele que está escrito: 'Eis que envio ante
tua face meu mensageiro, que preparará teu
caminho diante de ti'.
11. Em verdade vos digo que não apareceu entre
os nascidos de mulher outro maior que
João, o Batista (o que mergulha); mas o reino
dos céus é maior que ele.
12. Desde os dias de João, o Batista, até agora,
o reino dos céus é assaltado, e os assaltantes
o conquistam,
13. porque todos os profetas e a lei profetizaram
até João.
14. E se quereis aceitar (isto), ele mesmo é Elias
que estava destinado a vir.
15. O que tem ouvidos, ouça.
16. Mas a que hei de comparar esta geração? É
semelhante a meninos sentados nas praças, que gritam aos companheiros:
17. 'nós vos tocamos flauta, e não dançastes;
entoamos lamentações e não chorastes'.
18. Porque veio João não comendo nem bebendo,
e dizem: 'ele recebeu um espírito desencarnado'.
19. Veio o filho do homem comendo e bebendo,
e dizem: 'eis um homem glutão e bebedor
de vinho, amigo de cobradores de impostos
e pecadores'! E contudo, a sabedoria é justificada
por seus filhos".


Luc.: 7: 19-35
19. Chamando dois deles (de seus discípulos),
João enviou-os a Jesus, para perguntar: "És
tu o que deve vir, ou esperaremos outro"?
20. Quando esses homens chegaram a ele, disseram:
"João, o Batista, enviou-nos para te
perguntar: 'és tu o que vem, ou esperaremos
outro'?
21. Na mesma hora curou Jesus a muitos de
moléstias, de flagelos, e de obsessores, e
concedeu vista a muitos cegos.
22. Então respondeu-lhes: "Indo embora, relatai
a João o que vistes e ouvistes: os cegos
vêem de novo, os coxos andam, os leprosos
ficam limpos, os surdos estão ouvindo, os
mortos se levantam, e aos mendigos é dirigida
a boa-nova.
23. E feliz é o que não tropeça em mim".
24. Tendo ido os mensageiros de João, começou
a falar ao povo a respeito de João: "Que
saístes a ver no deserto? Uma cana sacudida
pelo vento?
25. Mas que saístes a ver? Um homem vestido
com roupas finas? Os que se vestem ricamente
e vivem no luxo, estão nos palácios
dos reis.
26. Mas que saístes a ver? Um profeta? Sim,
digo-vos, e muito mais que profeta.
27. É dele que está escrito: 'eis que envio ante
tua face meu mensageiro, que preparará teu
caminho diante de ti'.
28. Eu vos digo: entre os nascidos de mulher,
não há nenhum maior que João; mas o menor
no reino de Deus, é maior que ele".
29. Ao ouvir isto, todo o povo e até os cobradores
de impostos reconheceram a justiça de
Deus, sendo mergulhados com o mergulho
de João;
30. mas os fariseus e 0s doutores da lei desprezaram a vontade de Deus quanto a eles, não tendo sido mergulhados por ele.
31. "A que, pois, compararei os homens desta
geração, e a que são eles semelhantes?
32. São semelhantes a meninos que se sentam
na praça e gritam uns para os outros: 'nós
tocamos flauta e não dançastes; entoamos
lamentações e não chorastes'.
33. Pois veio João, o Batista, não comendo pão
nem bebendo vinho e dizeis: “ele recebeu
um espírito desencarnado".
34. Veio o filho do homem comendo e bebendo,
e dizeis: "eis um homem glutão e bebedor
de vinho, amigo de cobradores de impostos
e pecadores!'
35. Entretanto, a sabedoria é justificada por
todos os seus filhos.

João estava na prisão de Maquérus (veja vol. 2). Daí acompanhava com grande interesse todo o desenvolvimento do ministério de Jesus, sobre o qual é constantemente informado por seus discípulos, que o visitam com frequência. O que mais lhe contam são os prodígios operados pelo novo taumaturgo de Nazaré. João jamais perdeu de vista sua tarefa de precursor e todos os seus atos destinam-se a "preparar o caminho diante dele" (vol. 1).
Que Jesus era o Messias, não havia dúvida para João, que O reconhecera desde o ventre materno (Luc.
1.41. vol. 1); era consciente de ser ele o precursor (Mat. 3:1-6; vol. 1); declarou mesmo que não era
digno de desatar-lhe as correias das sandálias (Mat. 3: 11-12; vol 1); declarou até peremptoriamente
ser o precursor predito (João, 1:19-28; vol. 1); não queria ,mergulhar Jesus, porque se julgava indigno
(Mat. 3:13-15; vol. 1); durante o ato do mergulho viu o sinal do Espírito (Mat. 3:16-17; vol 1); designou
Jesus como o “cordeiro que resgata o carma do mundo" (João 1: 29-33) e taxativamente declara
"eu vi e testifiquei que Ele é o escolhido de Deus" (João, 1:34; vol. 1); além de tudo isso, influi nos
discípulos que sigam Jesus, declarando-o "o messias" (João, 1:35-37; vol. 1); e quando seus discípulos
se queixam de que Jesus está atraindo multidões, João lhes dá a entender que Jesus é o Messias e
acrescenta "é necessário que ele cresça e que EU diminua" (João 3:25-30; vol. 2).
No entanto, apesar de tudo isso, os discípulos de João não viam Jesus com bons olhos e, por ciúmes,
"escandalizavam-se dele". Observe-se que o verbo grego skandalízô en significa literalmente "tropeçar
em". Assim o substantivo skándalon era, na armadilha, a peça-chave (o alçapão ou trava), que a fazia
detonar. Então, escandalizar era tropeçar na trava, ficando preso na armadilha.
Mas, dizíamos, os discípulos de João tinham ciúmes do êxito crescente de Jesus (coisa tão comum entre
espiritualistas!), especialmente quando viram seu próprio mestre na prisão. Observamos que eles
criticaram Jesus na questão do jejum (Mat. 9:14) unindo-se aos piores inimigos de Jesus; vimos que
eles foram queixar-se de Jesus ao próprio João, quando então o Batista se limita a recordar-lhes o que
lhes havia afirmado a respeito de Jesus (vol. 2).
Na prisão, João percebia que seu fim estava próximo e preocupava-se, em primeiro lugar, em conseguir
mais uma oportunidade de exercer oficialmente sua tarefa de precursor; mas além disso, queria
aproximar de Jesus seus discípulos, a fim de que estes não prosseguissem, após seu desencarne, no
culto de um precursor, ao invés de seguir o verdadeiro Mestre. Para isso, era indispensável uma definição pública de Jesus. E João resolve provocá-la, mas com delicadeza, deixando-lhe o caminho aberto para que Jesus respondesse como julgasse mais oportuno.

Daí a pergunta confiada aos dois mensageiros : "és tu o que vem (ho erchómenos, no particípio presente)
ou deverá ser esperado outro"? Anote-se, para fixar o sentido em que era usada a palavra "anjo" naquela época, que Lucas dá, aos dois discípulos de João que foram mandados a Jesus, o título de "anjos", isto é, mensageiros. Jesus responde-lhes com fatos, e, na presença deles, realiza as obras preditas pelos antigos profetas de Israel como típicas "daquele que viria"; e depois de fazer, passa a citar as realizações por eles antevistas: quanto aos mortos, Isaías, 26: 19; quanto aos surdos e mendigos, Isaías, 29: 18; quanto aos cegos e surdos, Isaías, 35:5 e quanto aos infelizes, Isaías, 61:1.
Após as obras e citações, Jesus conclui "feliz o que não tropeça em mim" (makários hoi eàn mé skandaIisth êi), ou seja, o que não se recusar a aceitá-lo, por não compreender Sua missão. A advertência dirige-se abertamente aos discípulos de João que criticavam Jesus. Eles, de mentalidade estreita, fazendo questão fechada de ser vegetarianos e abstêmios de vinho e sexo, "tropeçaram" num Missionário verdadeiro (Jesus), e não no quiseram aceitar, por ser Ele "comilão e beberrão de vinho" (cfr. Mat. 11:18-19 e Luc. 7 :33-34). Quanto a Jesus, sempre preferiu confirmar Sua missão por meio de Suas obras e de Seus exemplos. Jesus espera que os discípulos de João se retirem, e então tece o panegírico do precursor, talvez para que os apóstolos e outros seguidores Seus não viessem a pensar que a pergunta de João fora provoca da por alguma dúvida real do precursor. Tanto que a primeira pergunta se refere à falta de fé, à vacilação nas atitudes: a cana sacudida pelo vento. João não é um homem qualquer sem convicções, não é um “grande do mundo", rico e poderoso; e nessa série de perguntas repetidas, a eloquência se exalta: um profeta? sim, diz Jesus, e muito mais do que profeta: o precursor do Messias. Isso é afirmado através da citação de Malaquias (3:11). Subindo mais ainda, Jesus chega ao clímax, afirmando categoricamente com solenidade: "em verdade vos digo, entre os nascidos de mulher ninguém é maior que João". Já explicamos (vol. 1) o sentido da expressão "filho do homem". Recordemos.
Os gnósticos distinguiam dois graus de evolução: os "nascidos de mulher" ou "filhos de mulher" e os
"filhos do homem". Os "filhos de mulher" são os que ainda estão sujeitos à reencarnação cármica, obrigados a renascer através da mulher, sejam eles involuídos ou evoluídos. Neste passo declara Jesus que dentre todos os que estão ainda sujeitos inevitavelmente ao kyklos anánke (ciclo fatal) da reencarnação, o Batista é o maior de todos.
Já os "filhos do homem" (dos quais Jesus se cita como exemplo logo abaixo, versículo 19) são os que
não estão mais sujeitos à reencarnação, só reencarnando quando o querem para determinada missão; e
são assim chamados como significando aqueles que já superaram o estágio hominal, sendo, o resultado
ou "filho" da evolução humana. Na realidade, Jesus era um dos "filhos do homem", como também outros
avatares que vieram à Terra espontaneamente para ajudar à humanidade (tais Krishna, Buda, etc.).
João, o Batista, cujo Espírito animara, na encarnação anterior a personalidade de Elias o Tesbita, estava
sujeito à reencarnação para resgatar o assassinato dos sacerdotes de Baal, junto à torrente de Kishon
(cfr. 1 Reis, 18:40 e 19: 1), mortos à espada por ordem dele; e por isso a personalidade de João também
teve a cabeça decepada à espada (cfr. Mat. 14:10-11). A Lei de Causa e Efeito é inapelável.
João, portanto, ainda pertencia ao grau evolutivo dos "nascidos de mulher", embora fosse o maior de
todos naquela época.
Entretanto, todos aqueles que tenham conquistado o "reino dos céus", isto é, que hajam obtido a união
hipostática com o Cristo Interno, são maiores do que ele, no sentido de terem superado essa fase do
ciclo reencarnatório: e portanto de haverem atingido o grau de "filhos do homem". Tão importante se
revela essa união definitiva com a Divindade!
Surgem depois dois versículos que os comentadores ansiosamente buscam penetrar quanto ao sentido
profundo, mas, de modo geral, permanecem na periferia, dizendo que "só os que se esforçam violentamente conseguem o reino dos céus"; e, na segunda parte, que Jesus colocou aqui João como "marco divisório a encerrar o Antigo Testamento ("toda a Lei e os Profetas até João", como diz Agostinho: videtur Joannes interjectus quidam limes Testamentorum duorum, Patrol. Lat. vol. 38, col. 1328). E finalmente a grande revelação, irrecusável sob qualquer aspecto: "se quereis aceitar isso (se fordes capazes de compreendê-lo) ele mesmo é Elias, o que devia vir ... quem tem ouvidos, ouça (quem puder, compreenda!).
A tradução do vers. 14 não coincide com as comuns. Mas o grego é bem claro: kai (e) ei (se) thélete
(quereis) decsásthai (aceitar, inf. pres. ) autós (ele mesmo) estin (é) Hêlías (Elias) ho méllôn (part .
presente de mellô, destinado", "o que estava destinado") érchesthai (inf. pres.: a vir).
A Vulgata traduziu: "et si vultis recipere, ipse est Elias qui venturus est", em que o particípio futuro na
conjunção perifrástica dá o sentido de obrigação ou destino do presente do particípio méllôn; acontece
que o latim ligou num só tempo de verbo (venturus est) o sentido dos dois verbos gregos (ho méllôn
érchesthai). Com essa tradução, porém, o sentido preciso do original ficou algo "arranhado". Se a tradução
fora literal, deveríamos ler, na Vulgata (embora com um latim menos ortodoxo): "ipse est Elias
debens venire", o que corresponde exatamente à nossa tradução: "ele mesmo é Elias que devia (estava
destinado) a vir". Levados pela tradução da Vulgata, os tradutores colocam o futuro do presente (que
deverá vir), quando a ação é nitidamente construída no futuro do pretérito.
A previsão do regresso de Elias à Terra (cfr. Mat. 3:23-24) "eis que vos envio Elias, o profeta, antes
que chegue o dia de YHWH grande e terrível: ele reconduzirá o coração dos pais para os filhos e dos
filhos para os pais" ... é confirmada no Eclesiástico (48:10) ao elogiar Elias "tu, que foste designado
para os tempos futuros como apaziguador da cólera, antes que ela se inflame, conduzindo o coração do
pai para o filho".
Alguns pensam tratar-se "do último dia do juízo final", mas Jesus mesmo dá a interpretação autêntica,
quando diz: "eu vos declaro que Elias já veio mas não foi reconhecido" ... "e os discípulos entenderam
que Ele lhes falava de João Batista" (Mat. 17:12-13).
Então, não pode restar a mínima dúvida de que Jesus confirma, autoritária e inapelavelmente, que João
Batista é a reencarnação de Elias. Embora sejam duas personalidades diferentes, o Espírito (ou individualidade) é o mesmo. Gregório Magno compreendeu bem o mecanismo quando, ao comentar o passo em que João nega ser Elias (João, 1:21) escreveu: "em outro passo o Senhor, interrogado pelos discípulos sobre a vinda de Elias, respondeu: Elias já veio (Mat. 17:12) e, se quereis aceitá-lo, é João que é Elias (Mat.11:14). João, interrogado, diz o contrário: eu não sou Elias ... É que João era Elias pelo Espírito (individualidade) que o animava, mas não era Elias em pessoa (na personalidade). O que o Senhor diz do Espírito de Elias, João o nega da pessoa" (Greg. Magno, Hom. 7 in Evang., Patrol. Lat.
vol. 76, col. 1100).
Jesus não precisava entrar em pormenores sobre a reencarnação, pois era essa uma crença aceita normalmente entre os israelitas dessa época, sobretudo pelos fariseus, só sendo recusada pelos saduceus. Em Lucas há dois versículos próprios a ele, distinguindo amassa e os publicanos, que aceitaram o mergulho de João, e os fariseus e doutores da lei, que não aceitaram a oportunidade da mudança de vida, que Deus lhes oferecia por intermédio de João.
E Jesus prossegue propondo uma parábola, na qual ilustra a contradição de Seus contemporâneos
("desta geração"), que não aceitam a austeridade da pregação de João nem a bondade alegre dos ensinos
de Jesus. Ao verem a penitência e abstinência do Batista, ,disseram que "estava obsidiado", que
"tinha espírito desencarnado"; e ao observarem a leveza de atitudes do Nazareno, taxaram-no de comilão
e beberão.
Cabe notar en passant que a obsessão é sempre atribuída em o Novo Testamento a um daímon (espírito
desencarnado), em hebraico dibbuck, e jamais ao diábolos (cfr. vol. 1).

Definida a posição de dúvidas e hesitações da humanidade daquela época, (da qual pouco difere a
atual) o Mestre conclui com um aforismo: a sabedoria é justificada por seus filhos, ou seja, por seus
resultados. Com efeito, o que é produzido pelo sábio é que lhe justifica a sabedoria.
Há fatos que trazem lições preciosas. Aqui temos um.
O intelecto (João) no "cárcere" da carne, ouve as teorias a respeito da individualidade (Jesus) mas,
como é de seu feitio raciocinador, quer provas. Não se contenta em ouvir afirmativas de outrem: exige
confirmação do próprio. E o meio mais rápido é pedir à própria individualidade que se defina, que
apareça, que se declare de origem divina.
Evidentemente, de nada adiantaria mais uma assertiva, embora proveniente da própria individualidade:
o intelecto continuaria na dúvida. Inteligentemente a individualidade não responde com palavras,
mas com fatos. O intelecto manda dois de seus discípulos, (faculdades de percepção e de observação)
para apurar. E a resposta consiste em fatos: "veja, diz a individualidade, como se te modificam as
coisas: a cegueira intelectual se abriu para a luz; os ouvidos da compreensão, antes surdos, estão
atentos à voz interior; os passos incertos na caminhada evolutiva se tornaram firmes; os resgates
cármicos que enfeavam a personalidade vão sendo limpos; a morte da indiferença às coisas espirituais
se torna vida entusiástica e, apesar de toda a pobreza dos veículos físicos e do "espírito" é a ele
que se dirige a ótima notícia do "reino" ... mas, coitado daquele que, apesar de todas as evidências,
não crê e tropeça no conhecimento da individualidade ... feliz, porém, aquele que compreende e aceita".
O intelecto recebe as lições e os testemunhos, que lhe comprovam a realidade dos fatos, e retira-se
para meditação.
Entretanto, além da lição extraída dos fatos, temos outra, surgida com a Palavra: o Verbo de Deus
que se manifesta dentro de nós (Jo. 1:14).
Em primeiro lugar, com as perguntas insistentes, temos avisos repetidos do que procura o Espírito:
nem coisas fúteis (uma cana sacudida pelo vento), nem luxo (homem vestido de roupa, finas) nem
mesmo um profeta (médiuns e videntes), mas algo maior que isso: o Espírito quer descobrir o caminho
para encontrar seu único Mestre, o Cristo Interno. Para isso, está sempre alerta, a fim de entrar em
contato com o "mensageiro" (pequeno mestre) que vem mostrar o caminho e aplainá-lo, para facilitar
a busca e o Encontro. A tarefa desse "precursor" e mestre humano (intelecto = ,João) é "aplainar as
veredas", abaixar os outeiros e elevar os vales e levar o coração dos pais aos filhos e vice-versa (ou
seja, harmonizar a mente com todos os veículos que a carregam na jornada evolutiva). O intelecto,
portanto, PREPARA o caminho da personalidade, para que ela possa encontrar o Cristo Interno. Ent
ão, o intelecto iluminado é o precursor do Cristo Interno, seja esse intelecto o da própria criatura,
seja o de criaturas outras que se disponham a “servir” à humanidade. E esses precursores tem vindo
várias vezes à Terra, sendo alguns reconhecidos como avatares de lídima estirpe.
Ocorre, entretanto, que muitos dos discípulos desses precursores do Cristo Interno tomam a si, tamb
ém, a tarefa de indicar a senda, quer falando, quer escrevendo, quer sobretudo exemplificando.
E aqui temos o exemplo que Jesus dá, de João, o intelecto que preparou realmente o caminho para o
Cristo, e que, por isso, foi destacado como "o maior" dentre os que vivem ainda na personalidade.
Não obstante, aquele que tiver dado o Mergulho em profundidade na Consciência Cósmica, dentro de
si mesmo, esse será, em sua individualidade, como "filho do homem", maior que qualquer das maiores
personalidades. E por isso João é apresentado como "o mergulhador" (o Batista), "o que mergulha",
isto é, "o que prepara, através" do mergulho que ele ensina, o caminho para o Encontro com o Cristo
Interno".
Jesus, a individualidade, não podia deixar de elogiar esse intelecto iluminado, a fim de chamar nossa
atenção a respeito de como processar a aproximação da meta gloriosa. E o evangelista, que aprendera
o mergulho de João e por isso encontrara Jesus (a individualidade), comenta que os humildes
(povo e publicanos) haviam correspondido ao ensino de João e haviam mergulhado, descobrindo o
Cristo em si, mas os orgulhosos (fariseus e doutores) haviam rejeitado esse ensino, desprezando a
oportunidade que a Vida (Deus) lhes oferecera, e não tinham aceito o mergulho.
Jesus confirma ainda que a representação do intelecto iluminado (Buddha) em o Novo Testamento é a
mesma que fora apresentada, como protótipo no Antigo: Elias.
Depois, numa parábola, avisa a quem possa compreender, que jamais haja decepção, porque a gera-
ção que está na Terra ainda não sabe o que quer, por imaturidade mental. Se um dirigente vem com
penitências, é rejeitado; e se vem com alegria, também o é. Desde que não concordem com seus pontos-
de-vista terrenos, os "profetas" ou "precursores" são recusados e levados ao ridículo por qualquer
das facções já existentes.
Todavia, são os resultados obtidos que justificam a sabedoria, e não as palavras proferidas, nem as
aparências, nem o êxito entre as criaturas, nem o poder, nem a força, nem a santificação externa, proveniente
dos outros. O que vale é o resultado íntimo, ou seja, o Encontro Místico, oculto, que se dá no
"quarto a portas fechadas", atuando assim "nos céus que estão no secreto, onde habita o Pai”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário