Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Fluidos, Ectoplasma


- O que é o princípio vital? 

Fluido vital é um fluido mais ou menos grosseiro, encontrado apenas nos seres orgânicos. É o responsável pela animalização da matéria nos seres vivos. Forma-se, como todos os fluidos espirituais, de transformações do Fluido Cósmico Universal. Durante o processo gestacional, o Espírito reencarnante irá se impregnando de determinada quantidade deste fluido, quantidade esta proporcional ao tempo médio de vida que terá na Terra. Esta carga de fluido vital, no entanto, poderá sofrer modificações durante a existência (para mais ou para menos). O perfeito funcionamento dos órgãos poderia renová-lo; assim como também poderia sofrer um processo de deterioração em consequência de uma vida atormentada moral e emocionalmente.

São três as principais condições onde o fluido vital terá uma participação ativa:

a) Animalização da Matéria: o fluido vital é a força motriz dos seres orgânicos; o elemento que dá impulsão aos órgãos, movimento e atividade à matéria organizada;

b) Mediunidade de Efeitos Físicos: o fluido vital é um dos constituintes do ectoplasma, material de que se utilizam os Espíritos nas manifestações mediúnicas de efeitos físicos. Os médiuns aptos à produção de tais fenômenos libertam essas energias com mais facilidade;

c) Curas Espirituais: nos processos de cura espiritual onde são utilizados energias dos encarnados, o fluido vital será o principal elemento a ser transfundido para o enfermo. Quem o possui em melhor condição pode doá-lo àquele que necessita dele e fazer retornar à saúde uma criatura doente. Nos processos de “moratória espiritual”, onde o encarnado recebe permissão para continuar na Terra por mais alguns anos, estará ele recebendo determinada carga de fluido vital, para renovar as suas reservas já combalidas.

O fluido vital no seu conjunto vai constituir o que se denomina de “duplo etérico”, “corpo vital” ou “corpo bioplásmico”.

Acredita Jorge Andréa que o fluido vital constituiria uma zona de energias bastantes densificadas, dispostas entre o perispírito e o corpo físico.

Por ocasião da morte, o corpo vital sofrerá um processo de desintegração, qual ocorre ao corpo físico.

Para maiores esclarecimentos voce poderá ler o Capitulo IV do Livro Primeiro de “O Livro dos Espiritos”.


- Qual a diferença entre princípio vital e fluido vital?

De forma mais superficial, nenhuma. De forma mais específica, podemos dizer que o principio vital é o agente do fluido vital. Numa analogia, podemos dizer que o principio vital está para a carga elétrica de um elétron assim como o fluido vital está para a eletricidade. Ou seja, no principio vital existe a energia em potencial e no fluido vital esta energia está em ação (movimento).


- É correto dizermos que o espírito ao reencarnar “possui” uma certa cota de fluido vital para realizar seu programa reencarnatório e que essa cota pode ser diminuída ou aumentada dependendo da vida que levar?

Esta é a interpretação de muitos espíritas, levando em consideração as colocações que André Luiz faz em suas obras, acrescentado com os relatos que Ivonne Pereira também faz, quando fala sobre o suicídio.

A energia vital é necessária a todos os encarnados e é através dela que o corpo físico é “animalizado”, ou seja, que possui vida orgânica. De acordo com Kardec, no Livro dos Espiritos, questões 60 a 70, os orgãos necessitam da energia vital, ao mesmo tempo em que, pelo metabolismo orgânico, a atividade dos órgãos também produz componentes desta energia.

Uma ilustração que geralmente fazemos é a comparação com a bateria do carro: ela precisa de uma carga inicial para entrar em funcionamento, e a partir daí, o movimento do carro faz com que a bateria se mantenha carregada. Se o carro fica parado por muito tempo ela pode se descarregar. Assim, na nossa vida, nossas atividades, alimentação, vícios etc. influenciam sim na quantidade e qualidade do fluido vital. Podemos inclusive antecipar nossa desencarnação dependendo da vida que levamos.

Esta energia pode ser transferida de espírito para espírito também, através de cirurgias espirituais e também através do passe.

- A absorção dos fluidos são propriedades da matéria ou dos espíritos? Por que algumas pessoas absorveram fluidos mais do que outras ? Existe relação com a evolução espirital?

A absorção de fluidos está relacionada à matéria, mas sofre influência do estado espiritual, pois é sempre o espírito o condutor de todos os fenômenos. O estado mental do espírito modifica a atmosfera espiritual e o torna passível de absorver fluidos semelhantes. Em contrapartida, os médiuns normalmente são mais sensíveis aos fluidos espirituais e podem ser influenciados fluidicamente de forma mais fácil do que aqueles que não tem componente mediúnico.

- Qual a diferença entre Ectoplasma e Fluido?

À época de Kardec, o termo “fluido” era utilizado pela ciência apenas quando se queria fazer referência à matéria que não fosse ponderável, ou seja, aquela que não pudesse ser pesada. Assim, a energia cósmica primitiva e todas as formas que ela assumisse em razão de algum processo de transformação e desde que não se transformasse em matéria ponderável - e apenas nesta hipótese - era denominada “fluido”.

Atualmente, a ciência adota uma outra concepção para o termo “fluido”, mais ampla, passando a ser assim consideradas todas as substâncias líquidas ou gasosas. Deste modo, do ponto de vista da ciência atual, toda matéria líquida ou gasosa é considerada matéria fluídica.

No livro Nos Domínios da Mediunidade, André Luiz descreve o ectoplasma como “uma pasta flexível, à maneira de uma geléia viscosa e semi-líquida”. Prossegue explicando que “está situado entre a matéria densa e a matéria perispirítica, assim como um produto de emanações da alma pelo filtro do corpo, e é recurso peculiar não somente ao homem, mas a todas as formas da Natureza”.

Ainda no mesmo livro, Áulus, seu instrutor naquela ocasião, explica que podemos dividir o ectoplasma “... em três elementos essenciais,” ... a saber: 1) fluidos A, representando as forças superiores e sutis de nossa esfera; 2) fluidos B, definindo os recursos do médium e dos companheiros que o assistem e 3) fluidos C, constituindo energias tomadas à Natureza terrestre.”

Hernani Guimarães Andrade, no livro Espírito, Perispírito e Alma, entende que o ectoplasma, “ ... em parte, deriva, materialmente falando, dos tecidos do corpo físico.” Acrescenta que W. J. Crawford, cientista que também pesquisou o assunto, fez experiências com o ectoplasma e percebeu que os médiuns que doam energias para a sua composição perdem volume corporal, o que comprova que foi extraída matéria dos tecidos do seu organismo físico.

Portanto, de acordo com as explicações dos mencionados autores, podemos concluir que o ectoplasma é uma substância formada por uma combinação de fluidos emanados do plano espiritual, do médium e das demais forças da natureza, como outras pessoas, animais e vegetais que se encontrem próximos ao local onde se produzirá o fenômeno de ectoplasmia. O modo como os espíritos operam essa subtração de energias, entretanto, bem como a forma como são por ele manipuladas, são informações que ainda não possuímos.


Sugestão de livros que tratam sobre ectoplasma:
A alma é imortal- Gabriel Delane
Analise das coisas - Paul Gibier
Curso Dinâmico de Espiritismo - J. Herculano Pires
Espirito, Perispirito e Alma - Hernani Guimarães Andrade
Evolução em Dois Mundos - André Luiz (Espirito), psicografia de Chico Xavier
Mediunidade - J. Herculano Pires
Parapsicologia Hoje e Amanhã - J. Herculano Pires
Pensamento e Vontade - Ernesto Bozzano


Retirado do site CVDEE – Categoria: Fluidos e Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário