Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Fluido universal - Gotas de luz


Gotas de Luz: "Fluido Cósmico Universal"



“Imagine um universo sem estrelas, sem galáxias e sem luz: apenas uma mistura negra de gases primordiais imersa em um oceano de matéria invisível. Centenas de milhares de anos depois da ofuscante explosão do Big Bang, o Universo foi lentamente mergulhando em trevas durante quase meio bilhão de anos. Foi então que ocorreu algo que mudou tudo, algo que levou ao surgimento não só de estrelas e galáxias, mas também à criação de planetas, pessoas, begônias e lagartos. O que aconteceu?”

(Revista National Geographic Brasil - FEV/2003)



Com base na doutrina espírita, em “A Gênese”, podemos definir o fluído cósmico universal como a matéria elementar primitiva, da qual as modificações e transformações constituem a inumerável variedade de corpos da natureza e por assim dizer do universo. Quanto ao princípio elementar universal ele oferece dois estados distintos:
- O da eterização ou de imponderabilidade, que é o seu estado normal ou primitivo, fazendo parte do mundo invisível.
- O da materialização ou de ponderabilidade, que é seu consecutivo e compreende ao mundo visível.
O ponto intermediário entre esses dois estados é exatamente o da transformação do fluído em matéria tangível, não havendo portanto, uma transição brusca.
No estado de eterização o fluído cósmico não é uniforme, sem perder a sua propriedade ele sofre modificações variadas e constantes e muito mais numerosas que no estado de matéria tangível, dando origem a diferentes fluidos que determinam os fenômenos particulares do mundo invisível, ou seja, dos que fazem parte do universo espiritual.
Quando encarnados os homens só podem perceber os fenômenos psíquicos relativos a vida corpórea, os do mundo espiritual fogem aos sentidos materiais e só podem ser observados no estado de espírito.
O perispírito, ou corpo fluídico dos espíritos, é um dos produtos mais importantes do fluido cósmico, ele é uma condensação desse fluido ao redor de um foco de inteligência ou alma. O corpo físico, ou carnal também tem a sua origem neste mesmo fluido, transformado em matéria tangível.
Os espíritos haurem o seu perispírito no meio onde se encontrem, quer dizer que este envoltório é formado de fluidos ambientes; disso resulta que os elementos que constituem o perispírito variam de acordo com os mundos. Onde conclui-se que, quanto mais adiantado for o mundo, mais quintessenciada serão a natureza desses envoltórios perispirituais.
As matérias oriundas do fluido cósmico universal apresentam-se nos estados sólido, líquido e gasoso e no estado fluídico propriamente dito, sendo que os três primeiros podem ser manipulados pela mão do homem, o último é sensível ao poder do pensamento e da vontade dos espíritos.

Vejamos aqui algumas definições de fluido cósmico, apresentadas pelo espírito André Luiz no livro Evolução em Dois Mundos, dos médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira:

“O fluido cósmico é o plasma divino, hausto do Criador ou força nervosa do Todo-Sábio. Nesse elemento primordial constelações e sóis, mundos e seres, como peixes no oceano”.

“Compete-nos, pois, anotar que o fluido cósmico ou plasma divino é a força em que todos vivemos, nos ângulos variados da natureza, motivo pelo qual já se afirmou, e com toda a razão, que "em Deus nos movemos e existimos".

Recomendo para um maior aprofundamento do assunto a leitura completa do capítulo XIV do livro “A Gênese” de Allan Kardec, o qual foi a fonte para esse resumo aqui apresentado.

Carlos Pereira


Fontes: "A Gênese", Cap. XIV, Allan Kardeck
www.guia.heu.nom.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário