ENERGIA ORGÔNICA E FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL
SÃO SINÔNIMOS?
(matéria publicada na Folha Espírita em agosto de 2006, no Espaço do Leitor)
SÃO SINÔNIMOS?
(matéria publicada na Folha Espírita em agosto de 2006, no Espaço do Leitor)
AMEBRASIL
Gostaria de saber o que pensam sobre a veracidade do trabalho de William Reich e dos seus seguidores, e também se conhecem resultados científicos experimentais que apontem para a evidência da existência da energia orgônica. A curiosidade sobre Reich surgiu por conta de uma mensagem do espírito Joanna de Ângelis, psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco. Nessa psicografia o espírito fala da terapia Reich como possibilidade para curar a depressão. O que acham disso? Além do efeito possível de cura, a energia orgônica, tal como definida por Charles R. Kelley, tem características que se assemelham de forma muito interessante ao fluido cósmico universal anunciado pelos espíritos a Kardec. O que acham disso? (Vitor Alves dos Santos, S. João do Estoril, Portugal)
Vitor, Reich realizou várias pesquisas tentando identificar uma bioenergia que estava presente nos seres vivos. Criou a teoria elétrica da sexualidade até chegar a uma “nova” forma de energia à qual chamou de energia vital ou orgônio, através de uma descoberta casual, observando cultura de bions. Mais tarde, ele chegou à conclusão de que essa energia também estava presente na atmosfera. De acordo com Reich, a Energia Orgônica flui naturalmente por todo o corpo, de cima a baixo, paralela à espinha, muito semelhante ao conceito de prana no Yoga. Para o Yoga, o prana circula por canais chamados de nadis, sendo os principais e mais importantes o ida, pingala e o susumna, que estão relacionados com a coluna vertebral, que para os yogis é o eixo do corpo.
Na verdade, dentro do Yoga existem cinco tipos de prana: um deles é o prana universal, que seria para nós o Fluido Cósmico Universal (Ver O Livro dos Espíritos, Q. 27 e seguintes, e todo o cap. IV), e se divide em quatro outros tipos no corpo humano, que assumem várias funções na manutenção da vida e no funcionamento dos órgãos, sendo regulados pelos chakras.
O trabalho de Reich visa, através de diversas técnicas e exercícios, desbloquear as couraças musculares e fazer circular a energia orgônica. No nosso modo de entender, a energia orgônica ou bioenergia de Reich, seria o mesmo Fluido Cósmico Universal, do ensinamento espírita, nas suas inúmeras modificações no organismo humano, bem como corresponderia ao prana dos hindus. Assim, ela estaria ligada à energia vital e às diversas denominações pelas quais é conhecida: energia nervosa, magnetismo animal, etc. Ao estudar as idéias de Reich, sob a ótica espírita, você constatará que algumas coisas são bem interessantes e outras equivocadas.
Leia mais no livro Teorias da Personalidade – J. Fadiman, R. Frager – Harbra – 1980. Quanto à vida de Reich, veja no sitehttp://www.centroreichiano.com.br/artigos/artigo13.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário