Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Algumas perguntas e respostas sobre as Obras Básicas

1)- Quais são as Obras Básicas?
    O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.

2)- Quando foram escritas? 
    A primeira edição do Livro dos Espíritos foi lançada em Paris em 18 de abril de 1857. O Livro dos Médiuns em janeiro de 1861, o Evangelho em abril de 1864, o Céu e o Inferno em agosto de 1865 e a Gênese em agosto de 1868.

3)- Qual é a Obra mais utilizada nos estudos da doutrina?
    Todas são utilizadas individual ou simultaneamente, dependendo do tema filosófico, científico ou de aspectos morais que esteja sendo estudado.

4)- Tem alguma que seja considerada "a mais importante" ?
É interessante notar que o Livro dos Espíritos, composto de 1.018 perguntas respondidas pelos Espíritos através de vários médiuns (alguns em cidades diferentes), foi dividido em 4 partes, cada uma tratada depois minuciosamente nas demais obras, a saber: a primeira parte - Das causas primárias - foi desenvolvida na Gênese; a parte segunda - Do mundo espírita ou mundo dos Espíritos - no Livro dos Médiuns; a parte terceira - Das leis morais - constituiu o Evangelho, e a parte quarta - Das esperanças e consolações - resultou no "O Céu e o Inferno".
Por resumir toda a filosofia espírita, penso que este livro pode ser considerado o mais importante.

5)- Fale um pouco sobre o assunto que cada um aborda.
- O Livro dos Espíritos: Conceitua Deus e suas sábias e imutáveis Leis, o Espírito, a matéria, a imortalidade da alma, a natureza dos Espíritos, suas relações com os humanos, as leis morais, o presente e o futuro da Humanidade;
- O Livro dos Médiuns - A teoria de todos os gêneros de manifestações, o desenvolvimento da mediunidade, suas dificuldades e tropeços;
- O Céu e o Inferno - Um comparativo entre as várias doutrinas sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual, as penas e recompensas futuras, o que são anjos e demônios. Na segunda parte, uma coletânea de evocações de Espíritos contando sua real situação durante e depois da morte do corpo.
- A Gênese - A causa primária: - Deus, a origem da matéria, as leis e as forças, a gênese do universo, a gênese orgânica e espiritual, os milagres de Jesus segundo a visão do Espiritismo, e, por último, predições dos Espíritos sobre o futuro da Humanidade.

6- O livro "Obras Póstumas" é considerado uma Obra Básica?
Entendo que deve ser considerada uma obra complementar, tanto que foi publicado 21 anos após o desencarne de Allan Kardec. Compõe-se de textos em que Kardec tratou de assuntos novos como a Teoria da Beleza, as Aristocracias, Fotografia do Pensamento, desenvolvendo também, sob novos ângulos, assuntos tratados na Codificação. Na segunda parte (Livro das Previsões concernentes ao Espiritismo ) Kardec conta, por exemplo, como foi seu primeiro contato com o fenômeno das mesas girantes, e como decidiu, pela observação dos fatos , dedicar-se ao estudo que resultou nas obras da Codificação.
7)- Deixe uma mensagem para as pessoas que estão iniciando os estudos da doutrina espírita.

Caro estudante,
Quando tomamos contato com as obras da codificação espírita, nosso interesse vai aumentando cada vez mais, pois finalmente nossas dúvidas sobre quem somos, de onde viemos e para onde vamos são respondidas de forma clara, lógica e objetiva, revelando-nos as Leis Sábias, Soberanas e Justas do Criador.
De posse desse conhecimento, estaremos em condições de avaliar com segurança as teorias professadas por outros grupos filosóficos a respeito de nossas origens e nosso futuro, como também da origem e futuro do universo, sem nos perdermos pelo caminho.
Por tudo isto, aproveite a tendência natural de todo estudante em aprofundar seus conhecimentos e dedique seu tempo disponível a este fascinante estudo.
Agradeço aos organizadores de nosso site a oportunidade de me dirigir a vocês.

Um abraço,
Joel Matias
Monitor do ESDE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário