Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Relações Humanas


Relações Humanas

Devido ao seu orgulho e egoísmo, o homem faz da sua vida um verdadeiro naufrágio. Infelizmente, o orgulho e o egoísmo são as chagas da humanidade. São eles que dificultam a evolução, pois os sentidos ficam vendados para o processo de autocrítica. O orgulhoso não consegue perceber suas falhas. Ele sempre espera que seja compreendido o tempo todo, e não aceita ser contrariado. Entende o pedido de desculpa como uma situação de inferioridade. E na verdade, está sempre temendo perder algo que conquistou. Teme a humilhação porque se sente desprotegido de Deus ou não compreende Seus desígnios.
 
Para evoluir é preciso autocrítica e aceitação das críticas alheias. Se perceber orgulhoso: seu desejo de estar sempre em posição superior. Entender que fazemos parte de um todo e que só conseguirá atingir a felicidade estando em harmonia com as partes. Sendo necessário respeitar cada individualidade e laborar para o bem estar geral. Praticando a lei do amor.
Cada pessoa aprendeu com a vida de uma forma diferente. Estar aberto a novas experiências é bastante sábio. São as experiências que nos fazem evoluir. E fechar-se para não sofrer é padecer a alma. É estacionar o espírito.Acreditar que Deus sempre coloca pessoas com personalidades duras próximo a nós, para que elas tenham um novo referencial de aprendizado e se tornem melhores. E nós, através do difícil teste, nos aperfeiçoemos no serviço do Amor.
  Ser aquele que pede desculpas quando erra, é o primeiro estágio para acabar com o orgulho. E ser tolerante para acabar com o egoísmo. A prática da tolerância nos leva ao perdão. O perdão conduz a harmonia. A harmonia nos une. A união nos faz felizes.
Vitorioso é aquele que consegue acatar os desígnios de Deus que o colocou ao lado de determinada pessoa que julgava insuportável e superou. Aquele que entende que dialogar é falar e ouvir. Ouvindo se aprende, falando se dignifica. Passa a ouvir mais e falar só o que edifica. É indulgente com os erros alheios. Benevolente com os necessitados. Pratica a reforma íntima em base cristã para melhor se adaptar ao meio social. Anula suas tendências impuras através de uma nova filosofia: a caridade – “dar sem esperar receber nada em troca”. Entende as relações humanas como uma etapa de sua escalada espiritual. Um aprimoramento para unir-se a Deus.

Por Marta Leitão, reforma íntima para o crescimento e bem estar do ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário