Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ENCARANDO o sofrimento…



Costumamos tentar evitar o sofrimento, no entanto não é possível fazê-lo realmente sem antes encará-lo. E para isso é preciso refletir um pouco a respeito.
EVITAR significa desviar, fugir, impedir. Mas ENCARAR significa olhar de frente com atenção, analisar, estudar, considerar. Só evitamos aquilo que entendemos, sabemos do que se trata e para que serve, qual o fim, objetivo de existir. Como evitar algo que nem queremos ouvir falar?
A Doutrina Espírita nos fala da JUSTIÇA das Aflições. Assustamo-nos com isso, mas, considerando que Deus é perfeito em todos os seus atributos (eterno, infinito, imutável, imaterial, único, todo-poderoso, soberanamente justo e bom), não agiria contrariando suas próprias virtudes, de modo caprichoso ou parcial.
Sendo BOM e JUSTO, Deus não nos puniria por algo que não fizemos. Assim, todo sofrimento tem uma causa, e seguindo o raciocínio da justiça divina, esta causa deve ser tão justa quanto justo é o efeito (sofrimento).
Sem dúvida podemos encontrar muitas CAUSAS ATUAIS, na vida em curso, que nos trouxeram dores, angústias, doenças, problemas. Analisando, veremos que muitas vezes somos os construtores de um hoje iniciado com decisões do ontem. Sofremos com um câncer de pulmão, mas fumamos 30 anos… Adoecemos com úlcera, mas odiamos até a morte… Adquirimos Aids ao preço do prazer desregrado e da traição…
Mas e quando nada poderíamos ter feito para impedir o que nos fere? O companheiro cego, o filho que tem doença degenerativa, a cor que gera racismo, preconceito? Sendo justos todos os sofrimentos, e não tendo eles causas na vida atual, a lógica nos diz que só podem ter CAUSAS ANTERIORES a esta existência. (Ou teríamos que negar Deus…).
O sofrimento muitas vezes é EXPIAÇÃO, em outras tantas é PROVA. Expiar significa vivenciar situação parecida à daquele que ofendemos no passado, para sentir o que ele sentiu quando o ferimos. E provar é demonstrar se aprendemos aquilo que acreditamos ter aprendido em teoria.
Entendemos assim, ainda que resumidamente, que podemos EVITAR o sofrimento trabalhando por melhorar moralmente, tanto quanto intelectualmente. E para isso é preciso antes ENCARAR o sofrimento, para entender porque ele se fez necessário em nossa vida.
Para completar este raciocínio, no PRÓXIMO POST falaremos um pouco sobre os motivos para o ESQUECIMENTO DO PASSADO.
Deixem suas opiniões, comentários e dúvidas.
Abraços! 
Muita LUZ!
By…
Vania Loir@ Vasconcelos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário