Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

sábado, 20 de agosto de 2016

Quais são os benefícios da Corrente Magnética para a Casa Espírita e para os pacientes?

Quais são os benefícios da Corrente Magnética para a Casa Espírita e para os pacientes?
Disponível em: Português


Entrevista realizada na 56ª CONCAFRAS-PSE com o Instituto de Mediunidade

1- RAS: Onde e como surgiu a Corrente Magnética?

IM: A Corrente magnética é uma ação magnética multissecular.

Encontramos registros sobre a Corrente magnética, estudada e utilizada de forma terapêutica, com Mesmer (1734-1815), Deleuze (1753-1835), Du Potet (1796-1881), citando aqui alguns dos mais respeitados magnetizadores, dos séculos 18 e 19.

A Corrente magnética surge como um método de atendimento às multidões. A multidão sofredora impulsionou Mesmer a criar a “tina das convulsões, em redor da qual podiam se atender simultaneamente até 130 pessoas”, como nos afirma Manoel P. de Miranda, no livro Nos Bastidores da Obsessão. Esta também foi a motivação de Puysegur ao magnetizar uma árvore em Busancy “a fim de atender à grande massa de doentes” (Michaelus, Magnetismo espiritual).

Da necessidade de se atender ao maior número de sofredores com bons resultados surge a corrente magnética, método que, na experiência de Deleuze, “é o mais potente de todos para aumentar a força do magnetismo e para colocá-lo em circulação” (1825). Este também era um método empregado por Mesmer “para operar com muito sucesso” como comenta Cahagnet: “ao assim fazerem, dá-se o nome de corrente, de modo que vossa ação será extremamente potente.” (Cahagnet, Guide du magnétiseur ou procédés magnétiques d’après Mesmer, Puységur et Deleuze, mis à la portée de tout le monde..., 3.éd., p.11-12).

Notemos que Mesmer, espírito, teve 4 mensagens inseridas na Revista Espírita, editada por Allan Kardec, edições de Janeiro e outubro de 1864, maio de 1865 e março de 1867. Deleuze foi intitulado por Kardec como “sábio”, Revista Espírita, março 1858 e Du Potet “amigo dos espíritas”, Revista Espírita 1871. Todos eles utilizavam a corrente magnética e reconheciam-na como um método eficaz de tratamento.

“O magnetismo preparou o caminho do Espiritismo...” (Allan Kardec, Revista espírita, março 1858).

“O Espiritismo e o magnetismo nos dão a chave de uma imensidão de fenômenos”

... “As duas ciências que, a bem dizer, formam uma única” (Allan Kardec em O Livro dos Espíritos, perg. 555).

Com estas afirmações Kardec reconhece, de forma categórica, a união dessas duas ciências.

Enorme foi a contribuição dos magnetizadores para o Espiritismo.

Homens ilustres estudavam o magnetismo e as técnicas de utilização terapêuticas. O codificador chega a afirmar que não trataria com detalhes destas ações magnéticas pois já eram tratados com superioridade de talento:

“... entre nós o magnetismo já possui órgãos especiais justamente acreditados, seria supérfluo insistirmos sobre um assunto que é tratado com tanta superioridade de talento e de experiência; a ele, pois, não nos referiremos senão acessoriamente, mas de maneira suficiente para mostrar as relações íntimas entre essas duas ciências que, a bem da verdade, não passam de uma." (Allan Kardec, Revista espírita, março 1858).

Estes homens de “superioridade de talento e de experiência” utilizavam o passe, a água fluidificada, o sopro, a imposição de mãos e a Corrente magnética.



2- RAS: Allan Kardec conhecia a Corrente Magnética? O que ele pensava sobre a Corrente Magnética?

IM: Instituições Espíritas, ao tempo de Kardec, realizavam a Corrente Magnética.

Kardec noticia na Revista Espírita, setembro 1865 um caso de cura ocorrido em Montauban, em que a corrente magnética foi utilizada “a pedido dos bons espíritos”.



“Montauban, em 14 de julho de 1865.

“Caso de cura quase instantânea de uma entorse operada pelo Espírito Dr. Demeure [...].

Assim, reuniram-se novamente no dia 28 e, uma vez declarado o sonambulismo, foi formada a cadeia magnética, a pedido dos bons Espíritos [...].

No fim da sessão houve uma cena tocante, que merece ser relatada. Os bons Espíritos, em número de trinta, no começo formavam uma cadeia magnética paralela à que nós próprios formávamos. [...].

Quando se foi testemunha de tais fatos não se pode deixar de os proclamar em voz alta, pois merecem chamar a atenção das pessoas sérias.” (Allan Kardec, Revista espírita, setembro 1865, 2.ed., p.352-355).

Na Revista Espírita em junho de 1867, Allan Kardec divulga o relatório anual publicado pela Sociedade Espírita de Bordeaux. Nele o Sr. Peyranne relata a utilização da Corrente magnética com sucesso na cura de um processo obsessivo de uma jovem de 12 anos. Vejamos:

“Órfã, cuidada por parentes muito pobres, esta menina nos foi apresentada em estado lastimável. (...) A primeira vista compreendemos que aí também havia uma obsessão. Não detalharei aqui os inúmeros incidentes a que deu lugar esta cura (...). Direi apenas que, dois meses após nossa entrevista com o médico, (...) a menina (...) estava perfeitamente curada.”

Método de Tratamento - “Sabemos, ainda, que uma descarga fluídica feita sobre um obsedado por vários espíritas, por meio da corrente magnética, pode romper o laço fluídico que o liga ao obsessor e tornar-se para este último um remédio moral muito eficaz, provando-lhe sua impotência.”

Vejamos a opinião de Allan Kardec sobre o método de adotado pela Sociedade Espírita de Bordeaux.

“Não podemos senão aplaudir o programa da Sociedade Espírita de Bordeaux e cumprimentá-la por seu devotamento e pela inteligente direção dos seus trabalhos.”

“A maneira por que procede para o tratamento das obsessões é, ao mesmo tempo, notável e instrutiva, e a melhor prova de que esta maneira é boa, é que dá resultado.” (Revista Espírita, junho de 1867).

Allan Kardec era estudioso do magnetismo como ele mesmo afirma: “ciência magnética, que professamos há 35 anos” (Revista Espírita junho de 1858), vindo a ser “experimentado magnetizador” segundo escreveu Pierre-Gaetan Leymarie (Revista Espírita 1871).

Portanto, o codificador quando escreve aplaudindo e cumprimentando a direção da Sociedade Espírita de Bordeaux, quanto ao método utilizado, fazia-o com consciência, coerência e bom senso, características comprovadas do insigne Mestre Lionês.

Não resta dúvida que Kardec conhecia a Corrente Magnética.

Qual a sua opinião?

Observemos a lógica contundente de Kardec: “melhor prova de que esta maneira é boa, é que dá resultado.”



3- RAS: Podemos utilizar a Corrente Magnética na Casa espírita?

IM: As Sociedades Espíritas de Bordeaux e de Montauban citadas por Allan Kardec realizavam a Corrente Magnética conforme Revista Espírita de 1865 e 1867. Além desses grupos espíritas podemos citar outros exemplos da Corrente Magnética sendo utilizada com proveito por grupos espíritas:

Léon Denis no Grupo Espírita de Mans participa da Corrente Magnética.

No Grupo Espírita de Mans, Leon Denis participa de uma Corrente Magnética realizada por orientação de Volliat, guia espiritual do grupo.

“Folheando, um ano após a morte do Mestre, um livro de comunicações manuscritas que lhe pertencera, caiu entre nossas mãos, de maneira inesperada, o processo verbal de uma sessão. Ei-lo:

‘Tours, 1º de novembro de 1879.

Um espírito sofredor se manifesta, antes pela mesa, sob o nome de Louis Victor Savary. Após algumas frases incoerentes, ele se retira, cedendo lugar ao Espírito de Volliat, guia espiritual do grupo de Mans, que nos recomenda orar por aquele que acaba de nos deixar. Sob a ordem de Volliat nós apagamos todas as luzes e adotamos as disposições seguintes em torno da mesa: em frente do Sr. Lebreton se coloca Aguzolli tendo Pierre Hodèe à sua direita e Armand à sua esquerda, o Sr. Cornilleau à direita e Denis à esquerda do Sr. Lebreton. Assim está constituída a primeira corrente; a segunda se estabeleceu atrás, na ordem seguinte: Gratel tendo a mão direita na de Cornilleau, depois Brard, a Sra. Denis, a Sra. Gratel, o Sr. Théodet Fergsson em contato com Denis. [...] Após sinceros agradecimentos, aos bondosos guias, a assistência se dissolve à meia noite e meia, levando dessa sessão uma viva impressão, um sentimento de fé ardente de fraternidade.” (Claire Baumard, Léon Denis na intimidade, p.243-245).

Eurípedes Barsanulfo participa da Corrente Magnética no Centro Espírita Esperança e Caridade.

Outro exemplo histórico importante da Corrente magnética sendo utilizada em uma instituição Espírita é o de Eurípedes Barsanulfo (1880-1918) no Centro Espírita Esperança e Caridade em Sacramento, Minas Gerais.

“Após a leitura de trecho de uma obra da Doutrina, Eurípedes saía de sua mesinha e vinha ocupar o seu lugar na corrente de concentração e dos médiuns, que formavam círculo, no centro do salão. De pé, o mestre dirigia profunda e sentida prece, iniciada sempre pelo Pai-Nosso e rematada por oração improvisada de adoração e evocação. Terminada a oração, sentava-se de mãos dadas, formando a corrente. Do lado esquerdo, repousando sobre uma mesa muitas garrafas de água a serem fluidificadas.” (Corina Novelino. Eurípedes, o Homem e a Missão, 5. ed., p. 98).



Jeronymo Candinho e a Corrente Magnética no Centro Espírita Luz da Verdade.

Jeronymo Candinho (1889-1981), aluno e discípulo fiel de Eurípedes Barsanulfo também realizou a Corrente Magnética no Centro Espírita Luz da Verdade, Palmelo-Goiás.

“Através da Corrente Magnética que aprendi a fazer com Seu Eurípedes libertei muitos obsediados e amparei tantos outros.” (Acervo Historiográfico do Centro Espírita Luz da Verdade, Palmelo-GO).

“A um sinal feito por Candinho iniciou-se a entrada, no salão, dos pacientes que receberiam o tratamento. Podíamos observar que ali estavam reunidos obsediados dos tipos mais diversos: eram homens e mulheres desfigurados exteriorizando na face a angústia e o desespero que os dominavam. Alguns deles se encontravam sob o controle de auxiliares fortes e preparados, o que não impedia, entretanto, que algumas mulheres rasgassem suas vestes. Por todo o ambiente o vozerio das lamentações e a inquietação desconcertante dos doentes. [...].

Com o início da leitura o ambiente turbilhonado modificou-se surpreendentemente. Fez-se silêncio. [...].

Pudemos observar que os médiuns, então, deram-se as mãos formando, o que mais tarde viria compreender, a corrente mento-eletromagnética [...].

Jeronymo, após atender ao cumprimento desses detalhes preparatórios, passou a comandar a passagem dos espíritos sofredores pela corrente mediúnica...(Gilson de Mendonça Henriques, As correntes mento-eletromagnéticas na desobsessão coletiva, p.37-38).

“Sr. Jeronymo, onde o Senhor viu ou aprendeu o método da Corrente Magnética?

- Ah, meu filho, eu vi a corrente lá em Sacramento, no Colégio Allan Kardec, e aprendi com o professor Eurípedes Barsanulfo.” (Gilson de Medonça Henriques, As correntes mento-eletromagnéticas na desobsessão coletiva, p.36-38, 40)

Outros exemplos importantes de utilização da Corrente Magnética em instituições espíritas vieram pela psicografia de Chico Xavier e de Ivone A. Pereira, e constam no Cap. 3 do livro Corrente Magnética- O magnetismo aplicado à Desobsessão, Editora Auta deSouza.



4- RAS: Quais são os benefícios da Corrente Magnética para a Casa Espírita e para os pacientes?

IM: Conforme nos orienta Emmanuel “dispomos ...na Doutrina Espírita, ...de verdadeira ciência curativa da alma, com recursos próprios à solução de cada processo morboso da mente, removendo o obsessor do obsidiado...” (Livro, p.318).

“A ação magnética... tem por efeito introduzir no fluido do obsidiado um fluido melhor e eliminar o do mau Espírito” segundo Allan Kardec, em Obras Póstumas.(Livro, p.330).

Os benefícios da Corrente Magnética são inúmeros como:

- Atende Espíritos sofredores, atende Espíritos obsessores, desagrega clichês mentais, desagrega bacilos psíquicos, promove limpeza do ambiente, retira energias perturbadoras, retira e atende espíritos ovoides, rompe circuito de forças (obsessor X obsidiado), desagrega formas pensamentos, trata infecções fluídicas, retira fluidos tóxicos, desagrega sugestões pós-hipnóticas, desagrega matéria mental fulminatória, entre outros. (Livro, p.251).



5- RAS: Porque o tema especial da 56ª CONCAFRAS é Corrente Magnética?

IM: A CONCAFRAS- PSE é um encontro de trocas de experiências entre trabalhadores espíritas. É um programa que há 56 anos ininterruptos divulga o bem.

Anualmente, a cada CONCAFRAS, é escolhido um tema especial. O tema especial a ser estudado é selecionado por sua relevância no contexto dos trabalhos espíritas. Tem a finalidade de ampliar a divulgação sobre o assunto junto ao público espírita.

A Corrente Magnética como prática espírita eficiente é, há muitos anos, um dos temas específicos da CONCAFRAS-PSE. Este ano é o tema especial da 56ª CONCAFRAS – PSE.

A obsessão é lamentável processo epidêmico que se alastra sobre a Terra. Tem hoje, como ao tempo de Jesus, caráter epidêmico. Precisamos atender esta multidão de sofredores que vem buscando as Casas Espíritas.

Emmanuel no livro Vinha de Luz nos diz – “Os Espíritos verdadeiramente educados representam, em todos os tempos, grandes devedores à multidão”. Na CONCAFRAS temos a oportunidade de divulgar o método de desobsessão coletiva que pode ser implantado nas Casas Espíritas de todo o Brasil e do mundo, propiciando o atendimento de uma multidão de necessitados e sofredores.



6- RAS: Qual é o resultado esperado após o estudo do tema?

IM: Que as Casas Espíritas organizem os cursos para a preparação de médiuns e que aquelas que já têm os cursos funcionando possam implantar a Corrente Magnética e também onde já está funcionando, terão oportunidade de aprimorar a organização desta atividade mediúnica.

Este é o objetivo que nos move ao lançar este livro.

Com Kardec podemos afirmar “trazendo nossa pedra ao edifício, colocamo-nos nas fileiras”. (O Livro dos Médiuns, cap. 3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário