Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

A vingança

A vingança


"A vingança é um sentimento tanto mais funesto, quanto à falsidade e a vileza são suas companheiras assíduas. Com efeito, aquele que se entrega a essa paixão cega e fatal quase nunca se vinga às claras. Quando é o mais forte, precipita-se como uma fera sobre o que considera seu inimigo, pois basta vê-lo para que se inflamem a sua paixão, a sua cólera e o seu ódio. No mais das vezes, porém, assume uma atitude hipócrita, dissimulando no mais profundo do seu coração os maus sentimentos que o animam. Toma, então, caminhos escusos, seguindo o inimigo na sombra, sem que este desconfie, e aguarda o momento propício para feri-lo sem perigo. Ocultando-se, vigia-o sem cessar, prepara-lhe cilada odiosa, e quando surge à ocasião, derrama-lhe o veneno na taça."

Fonte: https://evangelhoespirita.wordpress.com/capitulos-1-a-27/cap-12-amai-os-vossos-inimigos/instrucoes-dos-espiritos/i-a-vinganca/

Sexta-feira 13. Engraçado...sexta-feira 13...Para os supersticiosos, mais um motivo para ratificar as suas crenças de má sorte para esse dia. Para outros, um dia que poderia ter sido um dia qualquer. No entanto, recebemos com pesar mais uma das tantas notícias de horror que circulam pelo mundo.
De imediato, corre através das redes sociais e, como sempre, gera polêmicas. Muitos têm um sentimento de tristeza, outros...de vingança.
Alguns desses até ostentam em seus avatares bandeiras da França em menção ao pesar por aquele povo. Porém, ao lermos seus comentários, observamos a sede de vingança e ódio que escorre em suas falas.
No decálogo psicografado por Moisés, há um mandamento bem claro: Não matarás! No qual encontra-se na quinta posição.
Quando assim escreveu, não mencionou se esse mandamento se dirigia ao pobre apenas ou ao rico, ao homem ou a mulher das diversas etnias ou ao homem ou a mulher ditos brancos.
A espiritualidade maior disse apenas: não matarás!
A vingança é um ato insano e bárbaro que se apega ao hoje, ao imediatismo, a visão curta de um materialismo latente. Materialismo sob a ótica e definição vulgar que temos desse termo.
A vingança é uma ilusão. Porém de efeitos devastadores para aquele que o pratica, pois o mal que deseja, o mal que executou, nele ou nela permanece como energia destruidora que, normalmente no futuro, manifesta-se através de doenças, em discórdias domésticas, no trabalho, etc.
O vingador se coloca sempre como alguém acima do bem e do mal. Um ser que jamais cometeu erro na vida, uma pessoa incólume, mas mais uma vez, lembrando a passagem de Jesus quando interpelado sobre a mulher "adúltera" respondeu simplesmente: " - Atire a primeira pedra aquele que não tiver pecados!".
O cultivo, pelos meios de comunicação de nosso país, da política do ódio, do pessimismo, aos poucos vai minando a tão conhecida boa vontade, hospitalidade e amor de nosso povo. Porém, apenas nos corações que têm fertilidade para sentimentos negativos é que as sementes têm condições de brotar.
Por outro lado, pergunto: quem de nós pode ser visto como incólume? Infelizmente, ninguém.
Então, sabendo disso, Jesus disse: orai e vigiai! Para que os céus te livrem de maus atos, de maus pensamentos.
Portanto, nesse mar de lama, pelos nossos irmãos de MG, França, Síria, Colômbia, todos os países africanos, pelas nossas crianças que em Pernambuco sofrem com microcefalia, pelos pais dessas crianças, por todos que estão presos injustamente, pelos que passam fome, etc. oremos.
Que a nossa indignação não seja apenas com aqueles que nas mídias invade os noticiários, mas também com eles e com todos que nos bastidores das notícias não emergem à luz do conhecimento da sociedade e têm a oportunidade de pedir ajuda, socorro.
Que em nossos corações haja o desenvolvimento do sentimento de caridade e amor por TODOS sem exceção.
Pelo respeito à vida! Pelo fim da campanha que poderá trazer as armas de volta! Por que a justiça real não é seletiva, nem sectarista. É una!

Que o Senhor esteja convosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário