Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Realmente, temos fé?


WALDENIR APARECIDO CUIN
wacuin@ig.com.br
Votuporanga, SP (Brasil)


Realmente, temos fé?

“Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível”. (Jesus – Mateus, 17,20.)


Tem fé quem tem convicção absoluta de que tudo o que lhe ocorre está sob o comando sábio e direção segura da Providência Divina.

Isso, obviamente, não significa que a criatura tenha que permanecer acomodada e indiferente, no contexto das situações em que está mergulhada, tendo o dever de procurar sempre a sua melhoria, mas com a clareza de raciocínio para refletir que tudo obedece ao código divino.

Isso não impede o nosso sofrimento, as nossas decepções e insatisfações diante da vida, mas permite que evitemos o desespero e o inconformismo, essas chagas deletérias que têm causado tantos prejuízos e dissabores a muita gente.

Saber é muito diferente de ter convicção. Em oportunidades múltiplas dizemos possuir muita fé, mas bastam pequenos vendavais, algumas contrariedades e obstáculos desafiando as nossas pretensões, e logo vamos demonstrando que conhecemos a fé, mas ainda não estamos convictos dela, pois que caímos na revolta.

Quando afirmamos que não merecíamos passar por esse ou aquele momento doloroso, quando dizemos que um familiar ou um amigo nosso não merecia vivenciar situações de sofrimento ou de profundas aflições, estamos afirmando que Deus é injusto e que suas leis são falhas, pois que permitem a presença do infortúnio junto de quem não deveria experimentá-los.

Na verdade, a fé é uma conquista interior e só conseguimos obtê-la mediante muitos esforços e grande força de vontade, utilizando o valioso conselho de Jesus “orai e vigiai para não cairdes em tentação”.

Estudemos profundamente o Evangelho de Jesus, extraindo o seu precioso conteúdo de informações, meditemos sobre a lógica das suas sábias informações e procuremos, mesmo com sacrifícios, entendê-las, para incorporá-las em nosso quotidiano, com isso sublimando os nossos sentimentos, para a valorização de cada atitude que tomamos.

A vida, aqui na Terra, não é nada fácil, mas, apoiados nos exemplos do Cristo e nas suas advertências oportunas, será possível, mesmo nesse torrão, usufruirmos um pouco de paz e serenidade que nos assegurarão as condições necessárias às conquistas dos valores reais de que temos necessidades.

Estamos no lugar certo, na hora certa, com as condições certas para realizarmos o progresso que proporcionará a felicidade que avidamente buscamos. Convictos disso, nenhuma barreira, por mais forte que seja, impedirá a realização dos nossos sonhos de paz.

 Busquemos pela fé que remove montanhas, que vence obstáculos, que supera dificuldades, e lancemo-nos, firmemente, ao bom combate, conforme nos ensinou Paulo de Tarso e, destemidos e corajosos, lograremos o êxito esperado.

A verdadeira vitória, dentro da vida, só a alcançaremos munidos de muita determinação e perseverança.

Fé é sinônimo de compreensão e de certeza de que o Pai Celestial tudo faz para que tenhamos a gama necessária de recursos à disposição, objetivando que adquiramos a perfeição.

Reflitamos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário