Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O Bem e o Mal - Parte 1




"O Livro dos Espíritos" - Questões 629 a 637

Estudo Espírita
Promovido pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br

Expositora: Andréia Azevedo
São Paulo
06/10/2001

Dirigente do Estudo:

Andréia Azevedo

Oração Inicial:

<leirston> Neste instante, vamos colocarmo-nos em silêncio e elevar nossos mais simples pensamentos à Divina Providencia, agradecendo pela semana que passamos, pelos aprendizados e possíveis obstáculos, que nos fazem crescer. Pelo trabalho que nos mantém, e pela oportunidade de servir na seara de infinito amor . Que nossa fé seja imensa, e nossa compreensão sempre presente. Que tenhamos no nosso dia - a - dia a disposição de sempre levar a luz e o ânimo a todos. Que o amor cubra o ódio, a paciência desfaça a intolerância. Que os mentores amigos possam nos auxiliar nesta tarefa iluminada, e , que cada qual saia daqui com sua fagulha necessária de aprendizado em seu coração. Que assim seja!

Exposição:

<Safiri> O Estudo da Noite de Hoje é sobre O Bem e o Mal.

Não há como abordar a questão do bem e do mal sem enfatizar a moral, que é a regra da boa conduta e, portanto, da distinção entre o bem e o mal. Por sua vez, a moral funda-se na observação da lei de Deus. O homem se conduz bem quando faz tudo tendo em vista o bem e para o bem de todos. O bem e o mal sempre estiveram presentes em nossas vidas. Durante nosso curso na terra rotulamos coisas , pessoas e situações, dizendo uns para os outros ou para nos mesmos se aquilo é ou não bom. São raras as pessoas que param e se perguntam o que é o bem e o mal. E como fazer para distingui-los? O bem é tudo aquilo que está de acordo com a lei de Deus e o mal é tudo aquilo o que dela se afasta. Deus nos deu inteligência para discernimos as várias situações pelas quais passamos e fazemos outros passarem. Esse discernimento , é o nosso termômetro de identificação entre o bem e o mal. Jesus nos disse :"Vede o que quereríeis que vos fizessem ou não."; tudo se resume nisso. "Parece simples, então, a partir do que nos disse Jesus conduzirmo-nos nos caminhos do bem. E realmente é, se treinarmos sempre , dia-a-dia, os ensinamentos que Ele nos trouxe há 2000 anos. As circunstâncias dão ao bem e ao mal uma gravidade relativa. O homem comete, freqüentemente, faltas que, mesmo decorrentes da posição em que a sociedade o colocou, não são menos repreensíveis; mas que o responsabilizam na razão e nos meios que ele tiver para compreender o bem e o mal. É assim que o homem esclarecido que comete uma simples injustiça é mais culpável aos olhos de Deus que o selvagem que se entrega aos instintos. "Por que o mal se encontra na natureza das coisas? ", pergunta Kardec . E eles respodem : " Já te dissemos: os espíritos foram criados simples e ignorantes. Deus deixa ao homem a escolha do caminho: tanto pior para ele se seguir o mal; sua peregrinação será mais longa. Se não existissem montanhas, não poderia o homem compreender que se pode subir e descer; e se não existissem rochas, não compreenderia que há corpos duros. O mal depende , sobretudo, da vontade que se tenha em fazê-lo e que o homem é tanto mais culpado quanto melhor sabe o que faz. Não é suficiente apenas deixarmos de fazer o mal para nos mostrarmos agradáveis a Deus, tentando assegurar uma situação futura. É preciso fazer o bem, no limite das próprias forças, pois cada um responderá por todo o mal que tiver ocorrido por causa do bem que deixou de fazer. " Não há ninguém que não possa fazer o bem; somente o egoísta não encontra jamais ocasião de praticá-lo.

Perguntas/Respostas:

[01] <tEoBaLdO_21> Qual a definição de Mal Safiri?

<Safiri> Olá Teobaldo! Como nos diz no próprio LE : " O mal é tudo o que se afasta das leis de Deus ou ações que sejam contrárias as vontades Dele.

[02]<Mei_PB> Atribui-se ao mal a condição de inferioridade da consciência do Ser ou é uma condição de eterna infração contra as leis divinas ?

<Safiri> Olá Mei! Quanto mais distante estiver o espirito da evolução, menos consciência ele tem .Menos pode ele verificar a presença de Deus no dia a dia. E por isso, age conforme seu estado de consciência. Há porém, que haver a busca pelo despertamento de consciência, e isso se dará no momento em que esse espirito iniciar sua busca pela evolução seja através da dor ou do amor. Logo, respondendo sua questão, o mal está ligado à condição de inferioridade da consciência do Ser.

[03]<tEoBaLdO_21> o mal é necessário para a evolução? "O escândalo se faz necessário e ai por quem vier o escândalo"

<Safiri> Teobaldo, o Mal acaba trazendo à tona, o que estamos destinados.

Oração Final:

<Safiri> Que Deus, nosso amado Pai, nos ajude e ilumine para que os ensinamentos dessa noite façam morada em nossos corações. Que possamos refletir sempre com mais discernimento sobre tudo que estamos aprendendo. Que Deus nos permita aplicar no dia a dia Seu amor e que a fé inabalável nos acompanhe sempre. Que assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário