Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

domingo, 9 de dezembro de 2012

SERVIR A DEUS E A MAMON


O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

CAP. XVI

SERVIR A DEUS E A MAMON

SALVAÇÃO DOS RICOS



“Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque ou há de aborrecer a um e amar ao outro, ou há de entregar-se a um e não fazer caso do outro; vós não podeis servir a Deus e às riquezas”. (1)

O conceito de riqueza como fonte de perdição é uma daquelas idéias que permanecem cristalizadas no espírito do homem.

A passagem bíblica acima parece colocar a posse de bens materiais como algo que inexoravelmente arrasta o seu possuidor a atitudes egoísticas, contrárias ao bem, tornando-o, assim, candidato a sofrimento eterno, diante do dogma da unicidade da existência.

Porém, à luz da Doutrina Espírita, e sabendo que “a letra mata, mas o espírito vivifica” (2), podemos considerar que o apego aos imediatismos da vida física realmente podem obnubilar o raciocínio do homem e desviá-lo de sua tarefa principal na encarnação, que é o seu aprimoramento pessoal, intelectual e moral.

O Mestre Jesus adverte desse modo que a influência da matéria sobre o espírito é natural em decorrência mesmo das necessidades de sobrevivência e adaptação ao cosmo celular (3) que instiga comportamentos instintivos, resquícios do reino animal, do qual o homem muito recentemente emancipou-se.

“É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus” reflete bem a necessidade constante que o homem tem de exercitar-se no desenvolvimento de sua capacidade de sintonia com as coisas da sua real essência, ou seja, da sua espiritualidade. Sintonia essa que o respaldará quanto ao gerenciamento adequado de suas possibilidades materiais, transformando-as em objeto de seu crescimento e evolução espiritual.


(1)   Lucas – XVI: 13
(2)   2º Corintios – III: 6
(3)   Livro dos Espíritos – pergs. 367 a 370

Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/o-evangelho-segundo-o-espiritismo/cap-16-servir-a-deus-e-a-mamon/#ixzz2EZW0F8sk

Nenhum comentário:

Postar um comentário