Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Lei Moral e livre arbítrio - CE Ramatis


O Livre-arbítrio é a certidão de maioridade dada pelo Pai ao filho, quando ele atinge a fase hominal.

O Espírito criado simples e ignorante, traz o mais importante dom que o Criador lhe concedeu: o livre-arbítrio. Usando-o, o espírito cria a sua evolução, através dos erros, dos acertos, caindo, levantando e aprendendo.

O Livre-arbítrio: liberdade de ação com responsabilidade dos erros e acertos. “A semeadura é livre mas a colheita é obrigatória.”

Não se conhece a evolução da alma nos Reinos inferiores da Natureza, antes de atingir a fase hominal. Só o instinto e a fatalidade o conduz.

Quando atinge a fase hominal – fase da razão, do raciocínio passa a possuir o livre-arbítrio. A Assistência Divina, através dos Emissários, está sempre à disposição da Alma, não para fazer o que compete a ela realizar, mas sustentando-a no caminho correto do Progresso Espiritual, desde que ela aceite.

Nenhuma entidade espiritual pode ultrapassar o limite do respeito ao livre-arbítrio individual.

A Lei Moral – Mandamentos da Lei de Deus

Na sua evolução, o espírito necessita desenvolver-se em todos os ramos de conhecimento, especialmente no intelecto e na moral.

A Lei de Trabalho, uma das leis morais cósmicas, leva o espírito ao desenvolvimento da inteligência.

A Lei Moral, outra dessas leis, o leva a incorporar o conhecimento do seu aspecto espiritual / moral em todos os sentidos. Essa Lei Moral é perfeitamente sintetizada no Evangelho Crístico trazida por Jesus. A Moral é a regra de bem proceder, isto é, distinguir o bem do mal, o certo do errado.

Três causas que levam à queda moral:

fraqueza moral - indolência – maledicência
ignorância (falta da busca do conhecimento)
orgulho (falta de humildade)
Remédio – Orai e Vigiai

Essa Lei de Deus (Lei Moral) está sintetizada nos Evangelhos (canônicos) – A Lei Cósmica - É para todos os mundos habitados. “Há muitas moradas na Casa de Meu Pai”. Quando aprendemos a usá-la, começamos a amar o nosso próximo.

De Rohden: “Deus fez o homem o menos possível, para que o homem se faça o máximo possível.” Fazendo a aprendizagem através dos percalços do caminho.

O Evangelho

Evangelho – é a síntese das Leis Cósmicas trazidas por Jesus de Nazaré.

Os cristãos são separados pos seitas diferentes devido ao nível diferente de evolução de cada uma, nível que determina o grau de compreensão da Mensagem Evangélica.

Antes e depois de Jesus muitos outros enviados nos trouxeram ensinamentos espirituais importantes – Crisna, Zoroastro, Hermes Trismegisto, Buda, Moisés, Maomé, Jesus (o maior de todos), atualmente Sai Baba (na Índia).

O Médium é um ser humano passível de erro

Ex.: Jerônimo – com a tradução dos Evangelhos, muito tem ali dele, pois com o passar dos tempos, muitas palavras e expressões estavam danificadas e ele precisava completar o texto, usando conclusões suas.

As religiões são caminhos mais curtos ou mais longos; quanto mais verdades espirituais ensinam, mais libertam seus seguidores da ignorância e do primarismo espiritual. A maioria ainda está presa apenas às exterioridades e às liturgias.

O Evangelho Cristão foi relatado pelos quatro evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João.

Existem colocações de inverdades e erros no Evangelho aceitas como verdades, e equívocos na percepção da mensagem pelos médiuns, erros de tradutores e copistas. Intensionais ou não (Lucas nem conheceu Jesus).

O Evangelho de Tomé – 1945 – descoberta casual – encontrou-se uma urna de barro no Alto Egito. Nessa urna, junto com o Evangelho de Tomé outros 52 textos gnósticos.

O Evangelho Segundo o Espiritismo cuida tão somente dos ensinamentos das Leis Morais contidos nos 4 Evangelhos Cristãos.

É necessário conhecer o verdadeiro Evangelho, sem o pieguismo infantil religioso. O Evangelho não é propriedade de nenhuma religião, pertence à humanidade.

“O Evangelho Crístico é o mais perfeito código de conduta moral da humanidade.” (Ramatis)

Conclusão:
O grande objetivo a ser alcançado pelo espírito é a libertação do Deus em nós – e é através do conhecimento e da vivência do verdadeiro Evangelho que o espírito chega lá.

Sem dúvida, o Evangelho bem entendido e vivenciado é a bússola que indica o caminho real, correto, da redenção espiritual.

“A única hora que é lícito a um homem olhar o outro por cima, é aquela em que um cai e o outro lhe dá a mão para que ele possa se levantar.”

Grabriel Garcia Marques (escritor).

Nenhum comentário:

Postar um comentário