Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.


Comentários do GEET

Jesus apresenta o sentido da sua ética. A finalidade da existência, inclusive da vida terrena é a perfeição. O ser humano não é perfeito, mas é perfectível. Porém não é possível alcançar a perfeição em apenas uma vida, daí a necessidade de retornar quantas vezes forem necessárias.
Não devemos entender a perfeição em termos absolutos, pois a perfeição absoluta é um atributo apenas de Deus. Jesus se refere à lei de Evolução, a lei que nos impulsiona da simplicidade para a complexidade, da ignorância a sabedoria. A perfeição absoluta, que Jesus é exemplo, é o objetivo que devemos buscar, cotidianamente.
O que é ser perfeito como entendia e exemplificava Jesus?
Jesus se referia sempre à essência e não a forma, a perfeição espiritual ligada às virtudes espirituais que ele ensinava. Para ele, o egoísmo e orgulho são as chagas que impedem a evolução do homem. As virtudes da humildade e o amor-caridade, são as que levam o homem a perfeição.
Veja o que Lázaro, citado por Kardec fala sobre o amor-caridade: “O amor resume a doutrina de Jesus toda inteira, visto que esse é o sentimento por excelência... não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior que condensa e reúne em seu ardente foco todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas. A lei de amor substitui a personalidade pela fusão dos seres; extingue as misérias sociais. Ditoso aquele que, ultrapassando a sua humanidade, ama com amplo amor os seus irmãos em sofrimento! ditoso aquele que ama, pois não conhece a miséria da alma, nem a do corpo. Tem ligeiros os pés e vive como que transportado, fora de si mesmo. Quando Jesus pronunciou a divina palavra -amor, os povos sobressaltaram-se e os mártires, ébrios de esperança, desceram ao circo” (Lázaro, citado por Kardec, ESSE, cap. XI- item 8)

Mensagem Espiritual
Que a paz do Mestre Jesus possa, neste momento, potencializar todas as virtudes e talentos que encontram-se enterrados dentro do nosso íntimo e que potencializados, estes talentos e virtudes possam crescer, florescer e frutificar com efeitos salutares, balsamizantes e confortadores da ação no bem.

Gostaríamos de lembrar complementado o fundamental estudo realizado na noite de hoje, da doutrina metafísica de Aristóteles sobre o ato e a potência, lembrando que cada ser tem dentro de si mesmo a potência, que em última análise foi definida na própria lei de Deus.

Podemos entender de uma forma mais simples, pensando que cada pequena semente contém em si mesma, em potência, a árvore que está ali contida. Desta forma está na semente da laranja ser laranjeira e na semente da palmeira ser palmeira. Poderemos dizer que a potência está escrita no próprio código genético armazenado na semente.

O que dizer do ser humano em sua completude? A onde está escrito a sua potência? Digo-vos: a potência do ser humano está inscrita na sua própria consciência e o homem se realiza potencializando-se conforme o inscrito na sua consciência.

O homem é feliz quando realiza o objetivo da sua existência. Daí a realização do ser mãe, do ser pai, do ser, quando esta potencialidade estava já definida antes do momento do nascimento.

“Sedes perfeito como vosso Pai” é seguir o sentido na trajetória infinita do progresso espiritual.

Sejamos fortes, ousados e perseverantes para conquistarmos em nós mesmos o potencial do bem, que desde o início das nossas existências, já estão planejados.

Que Jesus nos direcione sempre ao futuro que é, sem dúvida, a construção de cada um.

Um espírito amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário