Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

As Leis Morais



A liberdade de ação que a Doutrina Espírita permite, é uma forma de educar o espírito para o destino de evolução estabelecido pelas Leis Divinas.

O livre arbítrio que nos acompanha desde a individualização espiritual, constitui o início de um longo caminho de aprendizado moral.

Visto sermos herdeiros de nós mesmos, devemos pensar nas nossas ações, pois, o resultado delas é o fruto que um dia colheremos. A simplicidade deste mecanismo prova mais uma vez a grande sabedoria de Deus, que estabelece suas leis de forma clara a fim de que todos possam compreendê-las. Mas, o homem não entende, ou não se esforça para entender a justiça Divina. Como resultado desta postura, temos o nosso mundo habitado por uma maioria de espíritos em débito com as contas divinas. E, mais uma vez o contexto de vida com que nos defrontamos é a resultante da nossa postura frente à própria vida, muitas vezes vivenciando culpas e resgates dolorosos.

Lembramos que a pedra basilar do Espiritismo é o Livro dos Espíritos, o primeiro da codificação que Kardec estruturou de forma tão grandiosa. A disposição didática que encontramos nesta publicação é exatamente para facilitar a compreensão dos ensinamentos dos espíritos que traduzem as Leis Divinas. O Livro dos Espíritos está dividido em quatro partes, abordando assuntos como: As Causas Primárias – Mundo Espírita ou dos Espíritos – As Leis Morais – Esperanças e Consolações.

Especificamente, abordaremos aqui o livro terceiro que trata das Leis Morais. As orientações contidas nesta parte do livro são um roteiro seguro para o procedimento humano. Kardec não se preocupou apenas em transmitir conhecimentos a respeito da Natureza e do Mundo que nos envolve. Aprofundou-se nas questões morais, sabendo da necessidade que temos de melhorar nossos pensamentos e atitudes. O caminho do aprendizado moral é árduo porque o homem tem de lutar ao mesmo tempo contra a sua natureza íntima ainda imperfeita e aprender a conviver com os recursos naturais imprescindíveis à própria vida.

A maioria das pessoas quer e fala de liberdade, seja de forma individual ou coletiva. Mas, o estado de liberdade implica em assumir responsabilidades, o que nem sempre é entendido. Quando o ser humano se depara com certas limitações que lhe tolhem desejos ou anseios, isto muitas vezes é conseqüência das Leis Divinas que o impedem de cometer ações que seriam motivo de comprometimento para o seu evoluir. A liberdade que detemos é proporcional ao nosso grau de evolução e isto traduz a bondade e sabedoria do Pai, que através de suas leis nos impõe restrições para que não venhamos a sofrer em demasia, pois, no estágio que nos encontramos atualmente, pensamos primeiro em liberdade e só mais tarde nos lembramos da responsabilidade.

Mas, sabemos que não pode haver liberdade sem responsabilidade...Sempre que praticamos um ato, estamos inscritos na lei de causa e efeito e isto quer dizer assumir a responsabilidade da própria ação. Evoluir é tarefa difícil e demorada, dependendo de fatores como: aprimoramento da consciência, compreensão da lei de causa e efeito, vontade própria e outros mais. Kardec teve a capacidade de analisar estas circunstâncias e ofereceu à humanidade um código de preceitos embasados nas necessidades do próprio existir. As Leis Morais apresentadas no Livro dos Espíritos, são um poderoso auxiliar na conquista deste objetivo superior.

Atualmente, com o homem em estado de avançada tecnologia, é muito deprimente verificar que muitas das ações praticadas não dignificam o comportamento humano. Necessário, portanto, que as Leis Morais sejam lembradas e respeitadas, ajudando as criaturas a repensar os próprios atos.

Para que possamos evoluir e nos preparar na direção das esferas mais elevadas, é imprescindível a moralização do comportamento humano, a fim de que o futuro não fique comprometido e lutas dolorosas não aconteçam. O estudo das Leis Morais, é um poderoso auxiliar, ajudando-nos a compreender a maneira mais sadia de atuar no palco da vida, onde todos nos encontramos em busca da melhoria espiritual.

Mais uma vez, o nosso agradecimento ao trabalho humanitário de Kardec, que através de uma dedicação impar nos legou a Codificação, onde podemos encontrar os melhores conselhos e advertências no sentido de nos poupar de sofrimentos.

Ana Gaspar

Nenhum comentário:

Postar um comentário