Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

TERRA,MUNDO DE PROVAS E EXPIAÇÕES


(Luiz Manoel Acioli Matos)



Os sofrimentos existentes no planeta Terra é devido às imperfeições morais dos seres que aí habitam.

Com a intelectualidade até certo ponto desenvolvida, as criaturas humanas que povoam o Orbe Terrestre encontram-se, em sua maioria, com a moral atrofiada pelas paixões inferiores que são alimentadas pelo orgulho, pelo egoísmo e pela vaidade. Sentimentos estes, precursores de todas as desgraças humanas.

A iniqüidade reinante no globo não pode ser ignorada pois, em todos os recantos do mundo ela é visível e concreta.

Não há dúvida de que a Lei do Progresso é uma Lei Natural e necessária para toda a criação. Emanada de Deus, por isso mesmo é imutável e atinge a tudo e a todos.

É certo também, que o progresso intelectual precede ao progresso moral e, assim sendo, possibilita ao Espírito saber diferenciar o bem do mal, o certo do errado, facultando-o desta forma, o verdadeiro merecimento das escolhas que fizer durante a sua vida evolutiva.

No entanto, a moral que deveria acompanhar, nas mesmas proporções, este crescimento intelectual, impulsionador do progresso científico e tecnológico do planeta, não está se desenvolvendo como deveria. Está, ainda, a passos lentos e vacilantes, e as evidências desta inferioridade moral entre os povos são patentes e podem ser observadas tanto na história quanto na atualidade do mundo.

Mais do que nunca os ensinamentos de Jesus devem ser praticados na sua totalidade, "orai e vigiai", disse Ele aos homens, e a Doutrina Espírita, acompanhando de perto estes ensinamentos, veio a seu tempo, mostrar aos Espíritos sinceros e de boa vontade, a forma de conseguir superar o mal e sobrepujar as imperfeições.

É necessário: DISCIPLINA, DISCIPLINA, DISCIPLINA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário