Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

JULGAR É FÁCIL,ENTENDER E PERDOAR PORÉM...... por Maria Luci Sales Marques

"Não julgueis a fim de não serdes julgados".


Sabemos o quanto é difícil evitarmos comentários maldosos,infantis ou até mesmo levianos a respeito do comportamento de alguém ou diante de algumas situações que ao nosso ver consideramos completamente erradas.Acostumados a esse vício,vamos precipitadamente condenando e criticando como absolutos donos da verdade.
Ser mais prudente em nossos comentários é condição para se viver bem.
Diz-se até que,conosco também será empregado a mesma medida que usamos para medir o outro.
Bom mesmo seria o exercício diário da prudência ,visto que,é impossível muitas vezes entendermos as razões do outro.
Estamos sempre às voltas com o julgamento precipitado.Parece inevitável ou vício mesmo.Condenamos e julgamos às vezes pessoas que nem bem conhecemos.Apressados,muitas vezes nem percebemos como cruéis estamos sendo.
Quem somos nós para julgarmos com tanta maldade e convicção?Nem mesmo Jesus nos aponta o dedo criticamente.Como pai bondoso e amoroso que é,nos deixa livres.Se erramos,ele sabe depois nos ensinar com bondade infinita,mostra onde erramos,onde estamos faltando com a nossa parte.E ainda nos permite sempre recomeçar.... Costuma-se dizer que para entender o outro é aconselhável nos colocarmos no seu lugar.Pode ser.Mas por que não irmos mais além?
Além de nos colocarmos no seu lugar,aceitemos que somos imperfeitos,com histórias de vida passadas,não nascemos prontos.
Se antes dos julgamentos e das condenações antecipadas,refletíssemos,tivéssemos mais piedade,com certeza evitaríamos desgostos,raivas e arrependimentos que só nos maltratam.
O amor e o perdão.Mais uma vez é inevitável que em se tratando de nossa reforma íntima,eles não venham a contribuir conosco,serem citados.
Podemos até achar que já sabemos ou lemos tudo ou quase tudo a respeito dos mesmos.Que o assunto já foi por demais falado.
Ler e saber o que o amor e o perdão são e representam na nossa vida é uma coisa,termos aprendido a praticá-los é outra.E termos certeza que eles podem fazer muito por nós é outra maior ainda.
Somos estudantes da Universidade da Vida.E temos tarefas difíceis a cumprir.Nos colocarmos no lugar do outro é aconselhável,mas usarmos o amor e o perdão como ferramentas para o entendimento,é sem dúvida,remédio milagroso.
Somos seres humanos únicos.Cada um com seu grau de elevação moral,compreensão, discernimento e amadurecimento próprios.Há sentimentos aprisionados dentro de cada um,que somente a própria pessoa sabe porque age de tal maneira.E sabemos também que cada um ser tem o seu tempo de aperfeiçoamento próprio.É extremamente importante que compreendamos que se já recebemos,que nos foi dado o dom maior de entendimento sobre as coisas,ao outro pode não ter sido dado ainda.Esperemos.Que o seu tempo é diferente do tempo do outro.Portanto,ter paciência e conter julgamentos é mais prudente.
Somente seres humanos mais evoluídos e amadurecidos espiritualmente conseguem enxergar na pessoa que está sendo alvo de críticas e condenações,um ser necessitado de ajuda,e não um ser menor,leviano,ou inrresponsável nas ações praticados em desacordo com as leis divinas.
Fala-se nos meios espíritas que a semeadura é livre,mas a colheita obrigatória.Então,deixemos que cada um colha aquilo que plantou.
Podemos achar muito complicado para nossa cabeça,entender como uma falta como um estupro,um crime,um roubo,um político que viola as leis,não possa ser censurado com veemência.Não se trata disso,e sim deixar que Divina Providência tome conta.
São práticas terríveis,mas é também igualmente terrível querermos "apontar o dedo para o outro"abominando seu comportamento.Jesus vem nos ensinar que não devemos odiar e muito menos sermos juízes de ninguém.E o espiritismo,vem mais uma vez nos trazer luz,entendimento para este tipo de conduta humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário