Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

"Entrega"

Elzio Ferreira de Souza

Livro: Divina Presença: comentários mediúnicos a João da Cruz (1992)

Editora: Circulus

Capítulo 2



ENTREGA


“Sê tu o mensageiro e as mensagens.”
Cântico Espiritual - VI: 7.
João da Cruz



Alguém pode informá-lo sobre o sol, a chuva, o mar, o rio e os ventos, mas você só os conhecerá quando entrar em contato direto com cada um deles. Poderá travar algum conhecimento sobre eles com professores e livros, mas coisa alguma substituirá a experiência direta. Não pense que com o Divino possa ser diferente.

Não são os mensageiros que lhe podem transmitir a mensagem do Divino. Tudo quanto eles podem fazer é orientá-lo para que possa encurtar distâncias, diminuir desvios, ativar o discernimento. Mesmo quando eles já possuam algum conhecimento, nunca podem dizer-lhe o real sabor do fruto, nem fazer com que absorva o alimento que não digeriu. A experiência do Divino é única.

Não se engane, pois, com a fenomenologia. Os fênomenos podem ser sinais indicadores, todavia você não se deslocará para lugar algum, só por conhecer os sinais de trânsito, nem continuará paralisado, conquanto se desloque, só porque eles não existam. Muitos sinais geralmente significam a existência de múltiplos perigos. Não acredite que só os fenômenos podem ser sinais da presença divina ou de sua aproximação.

A vida encontra-se plena de maravilhosos fenômenos físicos-químicos, mas você não consegue ver a Deus, embora as leis que os regem indiquem a sabedoria de quem as formulou. Você deve ir além do fenômeno: vá para o silêncio de si mesmo na obra de transformação, se quer marcar o Encontro.

Ninguém pode conceber o Divino, se apenas recebe mensagens de intermediários. Os estafetas não são o Senhor, e as cartas nunca podem traduzir a Presença.

Se você quer o Encontro, não se contente com nada, respeite a tudo e a todos, agradeça todas as mensagens e mensageiros, mas não se dê por safisfeito. O Senhor aguarda apenas a sua perseverança. Você não deve contentar-se com menos. Não acredite em distâncias, quando falar de Deus. O longe pode estar perto. O caminho é não ter caminho.

Você não pode dizer - agora. Mas se você não se contentar com mensagens e mensageiros, se estiver pronto para aceitar todas as condições que são não ter qualquer condição, não fazer qualquer exigência, se você for capaz de entregar-se e confiar, então poderá ir além das notícias que lhe trazem, para viajar dentro do silêncio divino.

Você não deve contentar-se com simples notícias, por mais alta que seja a mensagem. Rogue ao Senhor que Ele seja o Mensageiro e a Mensagem, porque só assim conhecerá realmente quem a recebe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário