Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Progresso Moral e Intelectual

Progresso Moral e Intelectual

Palestra Virtual
Promovida pelo Canal #Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
em conjunto com o Centro Espírita Léon Denis http://www.celd.org.br

Palestrante: Eneida Caruso
Rio de Janeiro
19/02/1999

Organizadores da palestra:

Moderador: "Luno" (nick: [Moderador])
"médium digitador": Helena (nick: Eneida_Caruso)

Oração Inicial:

<jaja> Senhor Jesus, é com muita alegria que aqui nos encontramos, reunidos em Teu nome, para mais esta oportunidade de estudo que se renova. Possamos nós, Mestre amigo, aproveitar o manancial de luz que é a Doutrina Espírita para que possamos ampliar nosso entendimento acerca das Leis Divinas, em nosso próprio benefício e que possamos retransmitir os conhecimentos que receberemos nesta noite aos demais companheiros de nosso convívio. Que a nossa amiga Eneida possa receber as melhores vibrações da espiritualidade superior, que conduzem esta tarefa, de modo a trazer a todos nós tudo aquilo que já foi programado pelo Alto. Fica conosco, Senhor, agora e sempre! Que assim seja!

Apresentação do palestrante:

<Eneida_Caruso> Aos amigos que esta noite participam da Palestra Virtual, o nosso Boa Noite! Participamos das atividades da Casa de Léon Denis já há algum tempo, e hoje temos o prazer de pela primeira vez fazer uma palestra virtual. Ao longo desses anos aqui na casa, o que temos mais aprendido é a valorizar os estudos que enobrecem a nossa alma. Junto com os estudos, o trabalho no bem, por isso aqui estamos para conversar sobre o tema "Progresso Moral e Intelectual."(t)

Considerações iniciais do palestrante:

<Eneida_Caruso> Progredir incessantemente, tal é a lei que rege a vida dos Espíritos, podemos começar citando Léon Dennis no livro "O Progresso": "O Progresso é a aspiração pelo melhor, pelo bem; é a prova da existência em nós de um princípio superior, de alguma coisa grandiosa, quase divina, que nos encaminha para destinos mais altos, que nos lança sempre para sempre para frente, nos domínios do pensamento e da consciência". (t)

Perguntas/Respostas:

<[Moderador]> [1] <Mei/PB> Teríamos na verdade apenas dois aspectos evolutivos (Intelectual e moral) a se medir ou haveria uma escala muito mais abrangente?

<Eneida_Caruso> Devemos saber como consta em "O Livro dos Espíritos", na questão 780, que o progresso intelectual precede o moral. Do ponto de vista intelectual progredimos sempre com relação ao moral, dependerá do nosso livre arbítrio, do nosso entendimento a cerca do bem e do mal. Você não acha que apenas esses dois aspectos traduzidos dessa forma já não traz uma abrangência? Falando somente progresso intelectual e moral dá a primeira impressão de ser algo simples, mas se analisarmos com vistas ao Espírito milenar e todas as suas conquistas, esses dois aspectos se tornam muito abrangentes. (t)

<[Moderador]> [2] <Caminheiro> Querida irmã Eneida, boa noite! Na ordem natural das coisas, o que deve vir primeiro: o progresso moral ou o progresso intelectual? A Regra é sempre a mesma?

<Eneida_Caruso> A regra é sempre a mesma: primeiro o entendimento das coisas, o crescimento intelectual depois decorre deste o crescimento moral. Voltamos a citar a questão 780 de "O Livro dos Espíritos" (t)

<[Moderador]> [3] <Caminheiro> Que relação pode-se estabelecer entre "nível de evolução intelectual/moral" e obsessão?

<Eneida_Caruso> Querido amigo, temos que entender que progredir intelectualmente não significa o imediato progresso moral. Existem Espíritos extremamente inteligentes mas que, por falta do entendimento da Lei maior que é a Lei de Amor agem sobre outros Espíritos de forma a induzi-los não necessariamente no mal, mas, às vezes por força de seu desequilíbrio fazem acreditar-se os donos da verdade. O problema maior não está nesses Espíritos que agem ainda desta forma, mas certamente em nós que também por invigilância nos deixamos levar por tais idéias. A grande dificuldade nos processos obsessivos não está no Espírito Obsessor, que só é mais um irmão precisando do auxílio, mas sim em nós que nos deixamos ser obsediados.(t)

<[Moderador]> [4] <ito_> Cara irmã Eneida, quando Kardec colocou os espíritos pseudo-sábios entre os impuros e os benévolos entre os bons, não significou que o progresso moral é mais importante que o intelectual?

<Eneida_Caruso> Devemos prestar atenção na apresentação de Kardec na questão número 100 de "O Livro dos Espíritos", com relação à escala Espírita.vamos encontrá-lo dizendo assim: "A classificação dos Espíritos se baseia no grau de adiantamento deles, nas qualidades que já adquiriram e nas imperfeições de que ainda terão de despojar-se." Com isso a classificação feita por Kardec foi uma forma didática, se assim pudermos falar que nosso Mestre encontrou de nos mostrar as categorias de Espíritos existentes no nosso dia-a-dia que fazem parte do nosso convívio terreno. Na realidade somos o somatório da inteligência e moralidade.(t)

<[Moderador]> [5] <Luno> Se o progresso intelectual precede o moral, seria uma incoerência alguém possuir uma capacidade de amar ao próximo, de estar sempre praticando a caridade, e ter seu intelecto pouco desenvolvido?

<Eneida_Caruso> Não! Não seria incoerência. Isso depende da forma de caminhar do Espírito, mas seja lá qual for esse caminhar, o nosso "destino" será sempre o mesmo. O equilíbrio das duas "asas": de um lado o intelectual do outro o moral.(t)

<[Moderador]> [6] <Caminheiro> Qual a relação entre progresso pessoal - reforma íntima - e equilíbrio?

<Eneida_Caruso> Você me fez lembrar Léon Denis, no livro "O Problema do Ser, do Destino e da Dor". Em determinado momento ele nos escreve um item que tem como título: "Disciplina do Pensamento - Reforma do Caráter". Você concorda comigo que se a Reforma íntima acontece, isso colabora para o equilíbrio do ser integral, que é o Espírito, e, como conseqüência, tudo isso se traduz no progresso pessoal?(t)

<[Moderador]> [7] <Caminheiro> No meio espírita fala-se muito de temas polêmicos e complicados! O que nos diz a respeito da relação entre progresso pessoal (moral/intelectual) e alimentação? Estaríamos errados em comer carnes, em comer exageradamente, em comer gorduras?

<Eneida_Caruso> Tudo tende ao equilíbrio. Comer exageradamente faz com que desequilibremos o nosso aparelho digestivo. Para tudo existe uma medida. Agora com relação ao tipo de alimentação, a carne por exemplo, isso vai mais da necessidade do mundo em que vivemos. Quanto mais nós formos materializados o nosso corpo físico necessitará também de alimentos que verdadeiramente o sustentem. Não é errado alimentação carnívora desde que para o Espírito encarnado isso ainda signifique uma necessidade.(t)

<[Moderador]> [8] <Naema> Qual a relação entre progresso moral, intelectual e mediunidade?

<Eneida_Caruso> Sabendo que ser Médium é ser um intermediário entre o mundo invisível e o mundo visível a medida que progredirmos moral e intelectualmente estaremos sendo veículo de Espíritos também. Moral e intelectualmente evoluídos. Quanto melhor o instrumento - Médium - melhor a comunicação.(t)

Considerações finais do palestrante:

<Eneida_Caruso> Novamente vou me reportar a Léon Denis quando nos diz que o homem é um ser progressita, perfectível por natureza. Sua missão na Terra é progredir e isso é o seu maior dever, porém antes de tudo ele é livre para escolher o que quiser e conseqüentemente responsável pelos seus atos. Dizíamos no início progredir incessantemente é lei da natureza e por mais que possamos achar "Alguma alma" perdida tenhamos a certeza de que o Pai e também o nosso Mestre Jesus não deixarão que nenhum de nós, respectivamente, seus filhos e irmãos se percam no caminho da felicidade. Ser feliz, ser perfeito é o grande alvo de nossa vida. Tenhamos a certeza de que não fazemos isso sozinhos, de que acima de nós estarão outros tantos Espíritos que já alcançaram um estado evolutivo melhor. Contemos com eles para nos auxiliar em nosso progresso. Comecemos por estudar "O Livro dos Espíritos", O "Evangelho Segundo O Espiritismo", que são obras consideradas básicas do Estudo da Doutrina Espírita, e com elas todas as outras que enobreçam a nossa alma e nos auxilie na construção de uma vida melhor, de um mundo melhor.(t)

Oração Final:

<[Moderador]> Elevemos nossos pensamentos aos nossos queridos amigos espirituais, a Jesus, nosso Mestre e Irmão e a Deus, nosso Pai, para agradecermos mais esta oportunidade de estarmos estudando as Leis Divinas que regem o Universo. Pedimos, Pai, que ilumine os espíritos que guiam este trabalho para que possam continuar a nos apoiar na divulgação destra Doutrina maravilhosa que tanta Paz nos traz. Ilumine também nossa querida Eneida Caruso para que possa sempre estar presente, nos trazendo estas palavras esclarecedores. Permanece conosco, agora e sempre. Que assim seja!

Um comentário: