Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Encarnação nos Diferentes Mundos


Encarnação nos Diferentes Mundos

Palestra Virtual
Promovida pelo Canal #Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Palestrante: Iole de Freitas
Rio de Janeiro
18/09/1998

Organizadores da palestra:

Moderador: "Dejavu" (nick: Moderador)
"Médium digitador": "jaja" (nick: Iole_de_Freitas)

Oração Inicial:

<Macroz> Senhor Jesus, querido e amado mestre. Mais uma vez reunidos estamos com o objetivo do aprendizado e da confraternização e mais uma vez Te agradecendo, Mestre amigo, por esta maravilhosa oportunidade, pois conhecemos muitos irmãos que não podem desfrutar desta oportunidade. Te pedimos que ampare a nossa querida amiga Iole de Freitas na palestra da noite de hoje. E que possamos, também, estarmos receptivos aos seus esclarecimentos de modo a aprendermos mais um pouco desta Doutrina maravilhosa. Graças a Deus!

Apresentação do palestrante:

<Iole_de_Freitas> Meu nome é Iole, eu trabalho na Escola Espírita Cristã Maria de Nazaré. Gostaria de dar boa noite a todos os companheiros. (t)

Considerações iniciais do palestrante:

<Iole_de_Freitas> O tema do nosso estudo desta noite é a "Encarnação nos Diferentes Mundos" e, para iniciarmos a nossa reflexão, retomamos a colocação doutrinária referente a pergunta 132 de "O Livro dos Espíritos", que nos fala que o objetivo da encarnação é levar-nos à perfeição. Sabendo que estamos encarnados num mundo de provas e expiações, podemos entender que várias encarnações serão realizadas pelos espíritos ora aqui encarnados também em outros mundos: mundos de regeneração, mundos felizes, quando a nossa possibilidade intelecto-moral assim o permitir. (t)

Perguntas/Respostas:

<Moderador_> [1] <Mei/PB> Como seriam os mundos superiores e inferiores, digo, são apenas planetas ou mundos invisíveis?
<Iole_de_Freitas> Os mundos têm sempre uma materialidade coerente com seu grau de evolução e abrigam espíritos com graus evolutivos equivalentes. Sabemos, segundo nos diz Náufel, que a evolução dos mundos, por razões óbvias, se realiza de modo extremamente mais lento do que a individual. Assim, pode ocorrer que um determinado espírito, após algumas experiências num planeta como o nosso, de provas e expiações, passe a encarnar em mundos mais evoluídos como um mundo de regeneração. No entanto, a evolução de cada orbe se processa de tal maneira que, de mundo primitivo, ele se torne mundo de provas e expiações, para depois tornar-se de regeneração e, em seguida, de mundo que abrigará espíritos já felizes. Todos estes estágios, deste mesmo orbe, correspondem a densidades materiais diferentes: quanto mais evoluído e também quanto mais evoluídos forem os espíritos que o abrigam, a constituição material destes mundos será mais etérea, mais fluida, menos densa. É o que nos traz Kardec, na "Revista Espírita", ao se referir ao planeta Júpiter que tem uma organização física mais fluídica do que material, por ser um planeta gasoso, sem solidez, onde seus habitantes flutuam, quer na crosta, quer na atmosfera. O mesmo em Saturno onde, segundo Náufel, a densidade é sete vezes e meia menor que a da Terra e onde os corpos físicos dos seus habitantes hão de ser extremamente eterizados e quintessenciados. No entanto, todos, desde mundos primitivos até os mundos felizes são compostos da substância primordial ou fluido cósmico, ou fluido universal, como está na pergunta 94 de "O Livro dos Espíritos". O que muda é a estruturação atômica e celular da substância, segundo o grau de concentração e expansão que responde ao grau evolutivo do planeta e dos espíritos. O que muda é a estruturação atômica e celular da substância, segundo o grau de concentração e expansão que responde ao grau evolutivo do planeta e dos espíritos que ali habitam. (t)
<Moderador__> [2] <neeg1> Amiga Iole de Freitas, os espíritos encarnados em diferentes mundos possuem a mesma natureza humana que a nossa?
<Iole_de_Freitas> Todos os espíritos foram criados simples e ignorantes e se instruem nas lutas e tribulações da vida corporal, nos diz a pergunta 133 de "O Livro dos Espíritos". Quando nós adentramos o estado de Humanidade, isto é, temos consciência da nossa individualidade(o que os animais não têm), temos a Lei de Deus gravada na nossa consciência e o arbítrio sobre questões morais, além das materiais, nós iniciamos a nossa jornada em direção ao estado de perfeição, isto é, estado de felicidade que espera todos nós. Desde o início da nossa escalada evolutiva até o instante em que atingiremos este estado de perfeição, existem milhares de etapas intermediárias. Porém o estado de Humanidade se instala no momento em que o princípio inteligente individualizado toma consciência de Deus e do seu destino. (t)
<Moderador__> [3] <CNumiers> No livro "Obreiros da Vida Eterna", de Chico e André Luiz, Cornélio cita como morada futura do ser Júpiter e Saturno, fala-nos também sobre a Constelação de Hércules, e que, na Via Láctea, existem milhões de mundos, e que isso é somente um detalhe da Criação Divina. O que a Sra. nos diria a respeito dessas colocações do referido Diretor?
<Iole_de_Freitas> Eu diria que adoraria, com a maior rapidez possível, chegar neste estado. (t)
<Moderador__> [4] <XLoyola> Olá, gostaria de saber qual ou quais são as provas mais evidentes sobre a vida após morte e a vida em outros mundos e quais seriam esses mundos.
<Iole_de_Freitas> Primeiro: sobre a vida após a morte, encontramos na codificação todas as referências necessárias para nos assegurarmos desta evidência: em "O Livro dos Espíritos", em "O Livro dos Médiuns", em "O Céu e o Inferno". Quanto a vida em outros mundos, já nos referimos à "Revista Espírita", editada por Allan Kardec nos primórdios do Espiritismo, quando nos fala de espíritos que tiveram notoriedade quando estiveram encarnados na Terra, como Mozart, que reencarna em Júpiter e Alexandre Humboldt, o grande naturalista, que informou que está reencarnado num planeta desconhecido do Sistema Solar superior ao nosso e que viveu na Terra em missão. Estas informações são muito bem analisadas por José Náufel, no livro "Do ABC ao Infinito". (t)
<Moderador__> [5] <dilma> Deixamos o perispírito quando mudamos de mundo ou continua o mesmo? O que ocorre com o perispírito ?
<Iole_de_Freitas> O nosso perispírito evolui de acordo com o nosso progresso intelecto-moral, mesmo quando nós estamos reencarnando há algum tempo no mesmo orbe, isto é, mesmo quando, apesar de ainda estarmos jungidos ao mesmo tipo de necessidade evolutiva - expiatória, provacional - já apresentamos progresso espiritual. Sabemos que cada mundo elabora a substância primordial, fluido cósmico universal, de acordo com as características e necessidades deste mundo. Da mesma maneira, o perispírito de cada individualidade espiritual que ali irá encarnar também retirará do fluido cósmico específico daquele planeta as substâncias necessárias à sua constituição. Assim, quando o espírito passa para um mundo mais adiantado, ele reveste-se de um corpo espiritual, isto é, de um perispírito mais fluídico. Se a migração se faz para um mundo inferior, o perispírito se tornará mais grosseiro porque mais denso será o fluido universal do respectivo orbe. (t)
<Moderador__> [6] <damago> Poderia um médium, num processo sonambúlico, se desprender até um outro mundo?
<Iole_de_Freitas> Como nós sabemos que, dentro de cada faixa evolutiva, isto é, mundo de provas e expiações, mundos de regeneração, etc, existem milhares de mundos da mesma categoria adequados a um grau de progresso relativo. Sabemos que existe uma certa equivalência do ponto de vista intelecto-moral nos espíritos que encarnam numa grande diversidade de planetas. A possibilidade de deslocamento me parece que dependeria da potência mediúnica da criatura e da finalidade, da utilidade desta atuação. (t)
<Moderador__> [7] <damago> Qual seria a média de reencarnações em um mesmo mundo até a sua troca na próxima vez?
<Iole_de_Freitas> Pelo que a Doutrina nos traz, a velocidade do processo evolutivo de cada espírito dependerá da sua vontade de atuar segundo a Lei de Deus. O uso que fará do seu livre-arbítrio lhe possibilitará uma evolução mais rápida, ou mais lenta. Não conheço nenhuma citação doutrinária que mencione estatísticas do gênero. (t)
<Moderador__> [8] <NanaNY> Podemos reencarnar, então, num mundo inferior? Mas não é verdade que sempre estamos evoluindo?
<Iole_de_Freitas> O espírito jamais retrograda, mas ele pode não conseguir acompanhar o movimento de evolução de um determinado planeta e, para seu próprio benefício, necessitar ingressar numa comunidade de espíritos que lhe sejam mais afins do ponto de vista intelecto-moral. Pode também ocorrer que um espírito opte por uma encarnação missionária, junto a espíritos ainda iniciando sua trajetória espiritual. (t)
<Moderador__> [9] <damago> Durante um projeto reencarnatório, teria um Espírito o livre-arbítrio de escolher em que mundo gostaria de reencarnar?
<Iole_de_Freitas> Nem sempre é facultado ao espírito escolher o mundo onde vá reencarnar. Poderá obter a permissão se o merecer e é interessante observar que, na grande maioria das vezes, é a afetividade em relação a outros espíritos e o desejo de estar com eles em mais estreito contato, ou até de ajudá-los a progredir, que motiva a preferência dos espíritos em relação ao planeta onde esperam reencarnar. Qualquer pedido depende do merecimento do espírito e, quando ele não pedir, ele reencarnará de acordo com o grau de evolução. (t)
<Moderador__> [10] <Ioio> Pergunta: Em que condições os espíritos que já não têm mais condições de permanecer em nosso orbe se encontram na erraticidade? Há algum local específico na espiritualidade? Como são tratados? Como são auxiliados?
<Iole_de_Freitas> São inúmeras as condições espirituais de espíritos que se encontram na erraticidade. O grau de atendimento que a Lei de Deus promove é sempre o necessário e adequado à possibilidade daquele espírito. (t)
<Moderador__> [11] <Semente> Como se processa a encarnação nos diversos planos terrestres? Como seria a encarnação após se "encarnar" no "Sétimo Céu", último plano terrestre?
<Iole_de_Freitas> Na pergunta 182 de "O Livro dos Espíritos", quando Kardec pergunta se é possível conhecer exatamente o estado físico e moral dos diferentes mundos, os espíritos esclarecem que só podem responder de acordo com o grau de adiantamento, em que nos encontramos. Por isso, eles não estão autorizados a revelar estas coisas a todos, pois nem todos estão em estado de compreendê-las e semelhante revelação os perturbaria. Novamente, encontramos em Náufel um estudo preciso sobre essa questão. (t)
<Moderador__> [12] <CNumiers> No livro "A Caminho da Luz", Emmanuel cita que os Capelinos formaram quatro grandes civilizações na Terra: o grupo dos Árias; a civilização do Egito; o povo de Israel e as castas da Índia. Onde, dentre esses grupos, se encaixa a China Milenária?
<Iole_de_Freitas> Não tenho a menor idéia e não arriscaria uma múltipla escolha. (t)
<Moderador__> [13] <neeg1> Cara Iole, existe alguma evidência científica atual que prove a existência de seres materiais noutros mundos?
<Iole_de_Freitas> Quanto à evidências científicas não me sinto gabaritada para responder. Mas volto a chamar nossa atenção sobre os depoimentos mediúnicos contidos na "Revista Espírita". (t)
<Moderador__> [14] <happy> Li certa vez, que espíritos atrasados vão a planetas mais inferiores que a Terra a procura de sexo e coisas mais bizarras. E se este espírito resolver ficar no mundo e não quiser mais voltar? O que vai acontecer?
<Iole_de_Freitas> Sabemos que, pela sintonia vibratória, mesmo durante o sono, espíritos encarnados na Terra se congregam temporariamente com os espíritos que compartilham de seus pensamentos e sentimentos. Não há, nos parece, necessidade de haver um deslocamento planetário para que estes encontros ocorram. Estão dentro da Lei de afinidade vibratória. (t)
<Moderador__> [15] <Semente> Como é a encarnação em Marte? E em Júpiter?
<Iole_de_Freitas> Voltamos à resposta dos espíritos na questão 182 de "O Livro dos Espíritos": semelhante revelação os perturbaria. Os espíritos nos esclarecem na medida do nosso entendimento das questões espirituais. (t)
<Moderador__> [16] <damago> Os exilados de Capela vieram para a Terra para depurarem-se na moral Cristã?
<Iole_de_Freitas> Vieram para evoluir. (t)
<Moderador__> [17] <Semente> Podemos reencarnar em qualquer orbe do universo ou existe uma ordem a seguir? <damago> Quando este orbe passar de provas e expiações para a regeneração, qual seria o Planeta que nos substituiria nos processos evolutivos dos mundos?
<Iole_de_Freitas> Obviamente existe uma ordem a seguir. Ordem que refletirá a progressão dos espíritos, partindo de simples e ignorantes até a perfeição. Não tenho notícias de qual seria o planeta que nos substituiria nos processos evolutivos do mundo, como não saberia dizer quais os planetas de provas e expiações para onde vão os espíritos que atingem este grau evolutivo após sua última encarnação na Terra. (t)
<Moderador__> [18] <neeg1> Cara Iole, você poderia indicar algum livro, dentre os complementares de nossa Doutrina, que relate a vida nestes outros planetas?
<Iole_de_Freitas> Especificamente a vida nesses outros planetas, não. Mas acho que a leitura de "Evolução em Dois Mundos" e de "Mecanismos da Mediunidade", ambos de André Luiz, poderiam nos ajudar a entendermos melhor a estrutura física e espiritual do orbe onde estamos, o que já é muito, não é? (t)
<Moderador__> [19] <CNumiers> Sobre "A Vida no Planeta Marte", de Ramatis, pisicografado por Hercílio Maes, alguns estudiosos espíritas dizem que essa obra é apócrifa, que não é merecedora de crédito. Qual é a posição real da comunidade espírita a respeito?
<Iole_de_Freitas> Não posso fazer uma consideração sobre esta obra, pois não a li, porém, como coloquei na resposta anterior, considero que na codificação e em André Luiz encontramos material suficiente para desenvolvermos a nossa reflexão sobre a natureza da vida que se instala no nosso planeta, a qual desconhecemos do ponto de vista material e espiritual até hoje. (t)
<Moderador__> [20] <CNumiers> Existem muitos autores que dizem psicografar mensagens de outras civilizações situadas em outros planetas, orbes, etc, com relatos um tanto fantásticos (as obras são pobres pelo conteúdo), uns dizem até que psicografam espíritos que escreveram verdadeiras obras primas através de Chico Xavier. Não seriam esses pseudoautores os falsos profetas do século XX, ou nem isso?
<Iole_de_Freitas> Eu não conheço e assim não posso comentar. (t)
<Moderador__> [21] <damago> Sendo Jesus Cristo um Espírito extremamente evoluído, poderia Ele ter vindo de um planeta evoluído com a missão de nos regenerar?
<Iole_de_Freitas> O que me parece ser o mais importante para todos nós é nos lembrarmos da resposta dos espíritos a pergunta 625 de "O Livro dos Espíritos", quando Kardec pergunta qual o tipo mais perfeito que Deus ofereceu ao homem para lhe servir de guia e modelo e os espíritos responderam: Jesus. Kardec no seu comentário acrescenta que, para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral que a Humanidade pode aspirar na Terra, sendo Ele a expressão mais pura da Lei de Deus e o mais puro de quantos têm aparecido na Terra. Reconhecendo a alta envergadura do Senhor Jesus e todos os ensinamentos que Ele nos legou, me parece claro que devemos nos dedicar mais a segui-lo do que buscarmos conhecer algum local de sua proveniência, pois reconhecemos, antes de tudo, sua natureza divina expandida em benefício de todos nós. (t)
<Moderador__> [22] <Lorenna-> Como será a Terra regenerada? Que tipo de Espíritos aqui estarão? Como será no aspecto material?
<Iole_de_Freitas> Sabendo que a Terra só evoluirá para um planeta de regeneração quando a sua destinação assim indicar e que então os espíritos nela reencarnantes já terão atingido um grau superior de entendimento, amorosidade e justiça, ponderamos que espíritos mais amenos, fraternos, pacíficos aqui estarão e, conseqüentemente, a organização material irá, pouco a pouco, se tornando menos densa. (t)
<Moderador__> [23] <Semente> Diz Emmanuel que: reza a tradição que Jesus participa do governo de nossa galáxia. Ele está ainda encarnando ou já é um espirito puro?
<Iole_de_Freitas> O Senhor Jesus é um espírito puro, logo, não necessita do processo reencarnatório. (t)
<Moderador__> [24] <neeg1> Cara Iole, dentre as muitas moradas da casa do Pai, pode-se enquadrar também, como fazendo parte destas, os mundos espirituais como o "Nosso Lar" citado no livro do Chico Xavier, por exemplo?
<Iole_de_Freitas> Sim, como uma das moradas, chamando atenção de que trata-se de um mundo espiritual. (t)
<Moderador__> [25] <Dejavu> Há vida em todos os orbes do Universo?
<Iole_de_Freitas> Existem mundos sendo constantemente criados e que passam pelas mais diversas etapas evolutivas. Assim, antes mesmo da formação dos primeiros seres orgânicos, existe, na massa informe, elementos ainda em confusão e não havia ausência de vida. Kardec, no seu comentário à pergunta 236-e, de "O Livro dos Espíritos", ao nos falar de mundos transitórios, nos faz esta colocação sobre os estados iniciais de evolução da Terra. (t)

Considerações finais do palestrante:

<Iole_de_Freitas> Gostaria de agradecer a todos a oportunidade e um até breve. (t)

Oração Final:

<Dejavu> Senhor Pai, agradecemos pelas palavras aqui recebidas que trouxeram seus esclarecimentos e nos farão refletir sobre a nossa caminhada rumo a Ti. Abençoa esse nosso esforço de progresso e proteja-nos em nossa caminhada, agora e sempre! Que assim seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário