Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Diferentes Mundos Habitados


Diferentes Mundos Habitados

"O Livro dos Espíritos" - Questões 179 a 188

Estudo Espírita
Promovido pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.brCentro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br
Expositor: Deise Bianchini - Naema
Mato Grosso do Sul
29/07/2000

Dirigente do Estudo da Noite:

Deise Bianchini - Naema

Oração Inicial:

<claralice> Boa noite amigos!!!!!Que a paz de Nosso Mestre Jesus possa nos envolver o coração neste instante em que buscamos fortalecer nossos propósitos com o bem e dessa forma necessitamos das bênçãos necessárias Rogamos nestes momentos iniciais das atividades que serão aqui desenvolvidas aos espíritos que nos acompanham na busca de luz, esclarecimento, fé, orientação, conhecimento e evolução que uma vez mais nos dediquem toda a assistência espiritual de que necessitamos Rogamos aos nossos espíritos protetores que nos favoreçam disposições interiores para o aprendizado que aqui nos é disponibilizado Rogamos também a todos os amigos espirituais do Mundo Maior que auxiliam os prepostos de Jesus nas tarefas de Educação dos Espíritos encarnados e desencarnados que habitam nosso Planeta que eles possam auxiliar na disseminação dos sentimentos nobres nos corações humanos Rogamos também ao nosso querido amigo Cairbar Schutel que dedica grande carinho e auxílio a todas as atividades do canal espiritismo e a todas as tarefas dele derivadas Que nesta hora Deus, nosso Pai Criador
e Nosso Querido Mestre Jesus abençoem-nos com a luz do conhecimento do AMOR e da fraternidade Que estas bênçãos nos enriqueçam a alma de entendimento e desejo sincero de trabalhar na tarefa de orientação aos que buscam estas atividades Que Jesus possa inspirar os amigos que nesta noite aqui estarão coordenando e desenvolvendo os temas e reflexões. Muitas paz aos nossos corações, rogamos a Deus e a Jesus Assim seja!!!!

Mensagem Introdutória:

Exposição:

<Naema> Queridos amigos, é muito bom estarmos novamente juntos, para podermos estudar um pouco nessa noite.
As nossas diferentes existências corporais não se passam todas sobre a Terra.
A que se passa aqui não é a primeira nem a última, e é uma das mais materiais e das mais distanciadas da perfeição.
Os seres que habitam cada mundo não tem o mesmo grau de perfeição. É como ocorre sobre a Terra, existem os mais e os menos avançados.
Nas nossas diversas encarnações, em diferentes mundos ou épocas, conservamos a inteligência que tínhamos, mas dependendo da superioridade moral e das condições do corpo que tomamos podemos não dispor dos meios de manifestá-la.
Segundo os Espíritos, os corpos que tomamos nos diferentes mundos é mais ou menos material, de acordo com o grau de pureza a que chegaram os Espíritos.
Todos terão um envoltório porque é preciso que o Espírito esteja revestido de matéria para poder agir sobre a matéria.
" Há várias moradas na casa de nosso Pai e muitos graus, portanto. Alguns sabem disso e estão conscientes aqui na Terra; outros nada sabem."
Pelo nosso grau de adiantamento ainda não temos condições de compreender com exatidão o estado físico e moral dos diferentes mundos.
Os Espíritos não nos podem revelar o que não estamos em condições de compreender, podendo até ser causa de perturbação certas revelações.
O que pode nos ser dito é que , à medida que o Espírito se purifica o corpo que o reveste se aproxima da natureza espírita, quando nossas necessidades serão menos grosseiras.
As paixões animais enfraquecem e o egoísmo cede lugar ao sentimento de fraternidade.
Quando passamos de um mundo para outro sofremos as transições de vida necessárias ( nascimento, infância, juventude, madureza e morte ), embora para cada nível de evolução planetária o tempo não seja compatível com o nosso.
As condições de longevidade não são em toda parte as mesmas. O Espírito nem sempre poderá escolher o mundo que vai habitar, mas pode pedir e, se tiver méritos, pode ser atendido.
Os mundos são acessíveis aos Espíritos de acordo com o seu grau de elevação, o que também determina o mundo que deve reencarnar.
Em cada mundo temos diferentes níveis de condições físicas e morais dos seres vivos e os mundos também são submetidos à lei do progresso. Todos os mundos começaram como o nosso, em estado inferior. Em evoluindo, o próprio mundo, tornar-se-á um paraíso terrestre, quando os homens se tornarem bons.
Há mundos onde os Espíritos tem por envoltório apenas o perispírito, e esse envoltório vai-se tornando tão etéreo que é como se não existisse; é o estado dos Espíritos puros. Esse aprimoramento ocorre aos poucos, de maneira imperceptível.
A substância que compõe o perispírito não é a mesma nos diferentes mundos, revestindo-se os Espíritos da matéria própria de cada um.
Os Espíritos puros não estão confinados ao mundo específico que habitam, podem estar em toda parte cumprindo suas missões.
Ainda sobre os diferentes mundos habitados, vamos citar alguns trechos da Revista Espírita, 1858, março:
" O mundo dos Espíritos se compõe de almas de todos os humanos desta Terra e de outras esferas, desligados dos laços corporais; do mesmo modo, todos os humanos são animados por Espíritos neles encarnados.....
Como os atos dos homens são o produto do seu livre arbítrio, levam a marca da perfeição ou da imperfeição dos Espíritos que os provocam. Ser-nos-á, pois, muito fácil fazermos uma idéia do estado moral de um mundo qualquer, segundo a natureza dos Espíritos que os habitem....."

Perguntas/Respostas:

01<sharpzzz> Já se sabe qual os mundos habitados do nosso sistema?(t)
<Naema> Segundo vimos todos os mundos são habitados, não necessariamente com as mesmas situações ou nível evolutivo que temos na Terra (t)
02<Bela^^> Mas os espíritos encarnados hoje são de diferentes níveis espirituais. Bom As pessoas são diferentes. Umas são boas outras não, com os espíritos também ???
<Naema> Sim Bela, temos diferentes níveis evolutivos encarnados em nosso planeta na mesma época
Temos pessoas que já são moralmente muito mais evoluídas, e que vem até nós como missão E os diferentes níveis evolutivos também se prestam a que nos auxiliemos uns aos outros, os mais evoluídos amparam aqueles que ainda estão retardatários no caminho
03<Bela^^> eu iniciei na doutrina faz pouco tempo , mas sinto como se sempre estivesse nela.
<Naema> sim?
<Bela^^> eu entendo e a vivencio, mas quando ajo fora dela me sinto muito mal entristecida demais, as pessoas que me conhecem dizem que sou um espírito de muita luz, adoro ajudar as pessoas, me prejudicaria pelo irmão menos favorecido Sou assim. Poderia me explicar porque ???(t)
<Naema> Bela, nossas aquisições morais e intelectuais somam-se através das encarnações, tudo que aprendemos não é perdido, essa é a única bagagem que podemos carregar Portanto aproveitemos bem nosso tempo, para acumular cada vez mais "carga" em nossa bagagem espiritual Para que numa próxima encarnação tenhamos mais adiantamento Isso que você sente, com certeza são conhecimentos acumulados Podemos, em alguma encarnação, vir privados da exteriorização de nossos conhecimentos, mas eles nunca são perdidos (t)
04<HideEd> O que é Perispírito?
<Naema> O espírito está revestido de uma substância vaporosa, substância que reveste o espírito é o que chamamos de perispírito. Seria o envoltório do espírito, é o elo de ligação do espírito com o corpo, e o conservamos após a morte, quando nos despojamos do corpo físico (t)
05<Bela^^> Como saber se ainda terei outra encarnação?(t)
<Naema> Imagino Bela, que todos nós ainda teremos, ainda estamos muito distantes do modelo que foi colocado ao nosso alcance Ainda temos uma longa caminhada para nos aproximarmos de nosso querido Mestre :))) Mas com certeza chegaremos lá.
Penso que nossa preocupação deve ser de nos prepararmos, de aprimorarmos nossos espíritos. Alguns levarão mais tempo, outros serão mais rápidos, mas é inevitável que alcancemos nossa evolução máxima e cheguemos a espíritos puros Mais do que isso eu não saberia lhe dizer (t)
06<Bela^^> acredito que existam entre nós , pessoas que já são modelos como você disse , e que estão ao nosso lado apenas para que aprendamos com elas. Você concorda?(t)
<Naema> Sim Bela, concordo, pois há entre nós aqueles que vieram em missão e não em resgate :)))
07 <HideEd> Queria perguntar sobre a vida dos animais? Se eles evoluem ou dizem ate que se tornam humanos...
<Naema> Os animais em si não se tornam humanos, mas o princípio espiritual que os anima pode evoluir a espíritos; como toda criação, nosso papel é evoluir Sobre os animais Hide, recomendo que você leia o Livro dos Espíritos, questões 592 a 610, tenho certeza que você esclarecerá suas dúvidas :)))
<Naema> Amigos, nesse momento o canal fica aberto para o atendimento fraterno que pode ser feito com os operadores, e também fica aberto para aqueles que queiram colocar seus comentários ou opiniões
<Naema> Vou colar um trecho do Evangelho Segundo o Espiritismo para nós :))
<Naema> A casa do Pai é o Universo. As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito e oferecem, aos Espíritos que neles encarnam, moradas correspondentes ao adiantamento dos mesmos Espíritos. Independente da diversidade dos mundos, essas palavras de Jesus também podem referir-se ao estado venturoso ou desgraçado do Espírito na erraticidade. Conforme se ache este mais ou menos depurado e desprendido dos laços materiais, variarão ao infinito o meio em que ele se encontre, o aspecto das coisas, as sensações que experimente, as percepções que tenha. Enquanto uns não se podem afastar da esfera onde viveram, outros se elevam e percorrem o espaço e os mundos; enquanto alguns Espíritos culpados erram nas trevas, os bem-aventurados gozam de resplendente claridade e do espetáculo sublime do Infinito; finalmente, enquanto o mau, atormentado de remorsos e pesares, muitas vezes insulado, sem consolação, separado dos que constituíam objeto de suas afeições, pena sob o guante dos sofrimentos morais, o justo, em convívio com aqueles a quem ama, frui as delícias de uma felicidade indizível. Também nisso, portanto, há muitas moradas, embora não circunscritas, nem localizadas.

Oração Final:

<Safiri> Senhor , nosso amado Deus,
Como é doce sua linda presença entre nos Quão lindo é o brilho da noite,
Quão lindo é podermos sentir Seu Amor!
Muitas vezes
Na correria do dia a dia
Dormimos e acordamos
Repetindo as mesmas frases feitas ao nosso Deus E não nos damos de q as coisas mais lindas E as mais belas orações
Estão nas simples coisas
Que pertencem ao nosso lindo planeta.
A água que nos limpa e nos mata a sede O ar que respiramos
A linda brisa que nos acaricia quando estamos tristes E que nem percebemos que é o abraço de nossos amado Pai! Vamos , então, nesse momento
Agradecer a Deus por Seus lindos presentes. Agradecemos , nosso amado Pai,
Pela vida que nos deste
Pelo amor que nos abençoa
Pelas graças que recebemos dia a dia!
Faça-nos sempre o instrumento de vossa Paz! Obrigada mais uma vez
Por estarmos aqui presente
Nos dando a oportunidade de aprender
De evoluir.
Obrigada , querida Naema , pela exposição da noite de hoje . Amigos , boa semana a todos e que Deus nosso Pai, Ilumine nossos corações, nos mostrando sempre Que a vida é muito mais linda do que podemos imaginar. Que Assim Seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário