Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

PERSONALISMO


 Quanto mais impessoal a obra de um homem, mais ela se aproximará da luz da Verdade; quanto mais pessoal, mais restrita, limitada e sujeita a equívocos. (Do Livro “O Espírito de Chico Xavier, por Carlos A. Baccelli).
      O culto ao personalismo existe de forma abundante no seio da Humanidade.  As pessoas gostam de “aparecer” e fazem de tudo para que isso aconteça. É o orgulho e a vaidade, agindo na alma das pessoas, que ainda não entenderam que esses dois defeitos do ser humano, são provas de inferioridade espiritual.
      O certo mesmo é seguirmos em frente, fazendo todo o bem possível, sem ficar preocupado em“aparecer” para o Mundo. Como disse Chico Xavier no início dessa mensagem, “quanto mais impessoal a obra, mais ela se aprovima da luz da Verdade”. O culto à personalidade é prejudicial a nossa própria evolução aqui na Terra.
      Muito pior é o personalismo no seio das religiões. Hoje em dia tem proprietário de igreja protestante oferecendo até a ressurreição de pessoas que já morreram. Alguns preocupam-se em construir templos gigantescos e suntuosos, exigindo grande sacrifício dos seus seguidores, para efetivarem suas ansias de personalismo. Graças a Deus esse tipo de coisa não chegou no meio do Espiritismo, embora haja alguns irmãos que parecem verdadeiras “estrelas”, sempre aparecendo na mídia televisiva pelo Brasil a fora, o que demonstra vaidade.
      Sobre esse personalismo de caráter religioso, nos fala Carlos A. Baccelli, no Livro “O Espírito de Chico Xavier”:
      O personalismo de caráter religioso é um dos entraves mais sérios à evolução do espírito. O Espiritismo não prega sectarismo de qualquer espécie. Não nos esqueçamos das palavras que o Senhor dirigiu aos apóstolos, quando se havia estabelecido discussão acerca de quem, dentre eles, no Reino dos Céus se sentaria à sua direita e à sua esquerda: “Sabeis que os príncipes das nações dominam os seus vassalos e que os maiores exercitam sobre eles o seu poder. Não será assim entre vós; mas aquele que quiser ser o maior, esse seja o vosso servidor...” (Site de Marcos Andrade:www.guia.heu.nom.br). (Romeu Wagner, Belém, Pará).

Nenhum comentário:

Postar um comentário