Amai-vos e Instruí-vos
1) O que se entende por amor?
Palavra polissêmica que nos leva a diversos significados. Entre eles, encontramos a seguinte definição: é uma força tendente a aproximar e a unir, numa relação particular, dois ou mais seres.
2) Quais são os tipos de amor?
Grosso modo, podemos dizer que há três tipos de amor: amor egoísta (posse do bem amado), amor racional (amor pelo uso da razão) e amor doação ou incondicional (aquele ensinado por Jesus, no sentido de dar sem querer nada em troca).
3) Qual o significado de instrução?
Ação de transmitir conhecimento ou ensinar alguma habilidade. Conjunto dos conhecimentos que se adquirem. Esclarecimento de como agir ou fazer a quem está incumbido de realizar um trabalho ou missão.
4) Quais são os tipos de instrução?
Poder-se-ia arrolar três tipos de instrução: a instrução “bancária”, em que o aluno é um ser passivo que só recebe informações, a instrução “problematizadora”, em que o instrutor cria condições para o aluno pensar também e a instrução evangélica, baseada na pedagogia do Cristo, aquela exemplificada na candeia e o alqueire.
5) Onde está posta a frase: “Amai-vos e instrui-vos”?
Essa frase encontra-se no capítulo VI (“O Cristo Consolador”) de O Evangelho Segundo o Espiritismo e, mais especificamente, nas instruções dos Espíritos, com o subtítulo “Advento do Espírito de Verdade”. No quinto parágrafo dessas instruções, há os seguintes dizeres: “Espíritas! amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo. Todas as verdades se encontram no Cristianismo; os erros que nele se enraizaram são de origem humana, e eis que, além do túmulo, que julgáveis o nada, vozes vos clamam: Irmãos! nada perece. Jesus Cristo é o vencedor do mal, sede os vencedores da impiedade" (O Espírito de Verdade, Paris, 1860).
6) O que se deve fazer antes de começar a instruir?
Definir os objetivos. O objetivo da instrução é divulgar os princípios doutrinários do Espiritismo, para que mais pessoas possam entrar em contato com esses ensinamentos de libertação de consciência.
7) Em que deve assentar a instrução espírita?
A instrução espírita deve assentar-se, principalmente, nas obras básicas do Espiritismo, ou seja: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.
8) Qual a razão de se ter cuidado com as obras básicas?
Sem o pleno conhecimento desse conteúdo doutrinal, todo o nosso esforço de divulgação do Espiritismo cai por terra, pois estaremos nos assemelhando aos falsos profetas da erraticidade, mais preocupados com a forma do que com a essência dos ensinamentos de Cristo.
9) Em que se resume a doutrina de Cristo?
O amor resume inteiramente a doutrina de Jesus. "No início o homem não tem senão instintos; mais elevado e corrompido, só tem sensações; mais instruído e purificado tem sentimentos; e o ponto delicado do sentimento é o amor, não o amor no sentido vulgar do termo, mas esse sol interior que condensa e reúne em seu foco ardente todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas". (Kardec, 1984, p. 146)
10) Como deve agir o verdadeiro discípulo do Evangelho?
Deve instruir amorosamente os seus adeptos na preciosa doutrina que dissipa o erro das revoltas.
Mais questões:
Qual a relação entre amor e instrução?
Em se tratando do ensino espírita, o que vem em primeiro lugar: amor ou instrução?
Como Jesus instruía os seus discípulos?
Como anda a instrução espírita?
Colocamos em prática o que pregamos em público?
KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 39. ed. São Paulo: IDE, 1984.
São Paulo, julho de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário