Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Práticas – Autoimagem


Práticas – Autoimagem

11072010
(Referente a 7ª palestra)
Lembre-se que a nossa auto-imagem foi construída como pseudo solução para garantirmos a aceitação do meio. O problema é que acabamos acreditando que somos nossa auto-imagem. Buscamos corresponder a essa imagem idealizada o tempo todo. Para podermos fazer escolhas conscientes, precisamos nos colocar num lugar de auto observadores para reconhecer e nomear nossa auto imagem.
  1. Escolha nas idealizações genéricas e arquetípicas, qual a sua auto-imagem idealizada. O santo(a) (Mártir, renunciante, profeta)( o bom espírita, o bondoso, o caridoso, o abnegado) , o(a) guerreiro(a) (Justiceiro(a), herói, bem sucedido/vencedor) (O correto, o disciplinador, o zelador dos princípios) ou o anjo (iluminado(a), guru, sábio(a))(o evoluído, o orador, o imperturbável)
  2. Após a definição compare com sua máscara principal e secundária e veja se corresponde. É comum que nossa auto-imagem tenha correspondência com nossa máscara principal e secundária.
  3. Perceba se consegue ser mais especifico, se consegue caracterizar melhor sua auto-imagem. Ex. Guerreiro, justiceiro, disciplinador ou santo, mártir, caridoso ou anjo, sábio, evoluído.
  4. Encontre o “prazer” e às aparentes “vantagens” que tem em ficar nesta auto-imagem.
  5. Identifique quais as crenças envolvidas com esta idealização.
  6. Identifique em sua vida as conseqüências do uso desta auto-imagem. Identifique a dor que ela gera, as perdas que tem. Identifique o que você exige de você e como fica quando não consegue.
Autoimagem idealizada


Ligado a defesa daamorosidade
Ligado a defesa do
poder
Ligado a defesa  da serenidade
Santo
Herói
Iluminado
Mártir
Guerreiro
Guru
Bom
Mago
Anjo
Renunciante
Justiceiro
Pacificador
O bom espírita
O correto
O evoluído
O bondoso/caridoso
O disciplinador
O orador/orientador
O abnegado
O zelador dos princípios
O imperturbável

Nenhum comentário:

Postar um comentário