Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Imanência e Transcendência


Imanência e Transcendência
Sérgio Biagi Gregório
1) O que significa a palavra “imanência”?
De in-manere, deter-se em, lugar onde fica. Ficar aquém de um limite, perante uma vedação, numa fronteira. O que está no interior, dentro de limites.  
2) O que significa transcendência?
De transcendentiaÉ, antes de tudo, a ideia de um exceder, de um além referido a um aquém. Transcender é ultrapassar, subir além de, estar além de.
3) Onde podemos encontrar a transcendência absoluta?
Ela só pode ser encontrada em Deus, pois Ele transcende tudo o que podemos pensar e sentir. As outras transcendências são relativas, pois equivalem a ultrapassar o que é imanente em cada um de nós.
4) Como está posto o imanente e o transcendente no sábio?
A sabedoria é a busca de conhecimentos superiores. Estando no mundo, ele precisa do imanente, que é trabalhar, comer, vestir-se etc. O seu modo de ser, entretanto, deve transcender tudo isso, ou seja, à semelhança do cristão, deve estar no mundo sem ser do mundo. Em outras palavras, quer haja concordância, discordância ou arrogância, mantém a serenidade de espírito.
5) Como verificar a transcendência em nós mesmos?
Transcender não é suplantar o outro. Estamos sempre querendo vencer o mundo, planejando adquirir mais propriedades, mais poder. Pergunta-se: somos senhores de nós mesmos? Estamos nos esforçando por adquirir novos conhecimentos, nova maneira de viver a nossa própria vida?
6) Ver as mesmas com outros olhos. Comente.
Para o sábio não existe tempo perdido: o que para os outros é distração, para ele é ocupação. Está sempre ruminando novos pensamentos, novos valores. Nisso incluímos o ver as mesmas coisas com outros olhos. Significa observar melhor, parar um pouco o caminho apressado, meditar sobre um acontecimento com mais vagar etc.
7) O perdão é uma forma de transcendência?
Sim. No perdão, há uma lei científica que muitos de nós não percebe. A pessoa que perdoa e esquece abre-se para novos conhecimentos, pois não mantém a lembrança da ofensa por muito tempo em sua mente. 
8) Reforma íntima é transcendência?
Sim. Baseando-nos nos reflexos condicionados e nos automatismos adquiridos ao longo do tempo, podemos dizer que a mudança da resposta (Reforma Íntima) é uma forma de transcendência, pois começamos a pensar com mais frescor, numa dimensão mais elevada.
9) Como transformar o cérebro velho em cérebro novo?
A transformação para melhor é o fundamento da evolução do Espírito. Quando impomos desafio o ao cérebro, ele deixa de ser velho e se transforma em novo. É possível que no começo precisamos envidar muitos esforços. Depois, torna-se uma constante e, a cada passo, estamos o exercitando cada vez mais.  
10) Como ver a imanência e a transcendência em termos da horizontalidade e verticalidade da vida?
O horizontal é o trabalho, os serviços braçais, a alimentação etc. O vertical está assentado nas coisas da alma, do pensamento. Devemos nos valer do superficial, sem, contudo, nele nos chafurdarmos. Ele deve ser o meio para atingirmos o fim, que a evolução espiritual.  
11) Aprender a desaprender é transcender?
Sim. Aprender a aprender é uma das grandes questões posta pelo filósofo. Como ele trabalha com ela? Observando e refletindo sobre o conhecimento e a maneira como o está assimilando. Começa sempre com o "aprender a desaprender", ou seja, procura, primeiramente, libertar a sua mente dos erros, dos preconceitos e dos automatismos, a fim de que o seu espírito possa alcançar uma transcendência em toda a situação em que se defrontar.
12) A imanência está na transcendência?
À medida que vamos adquirindo novos conhecimentos, eles ficam imanentes em nós mesmos.
13) Como analisar a transcendência na ótica espírita?
A transcendência pode ser vista pelas mensagens que os Espíritos de luz nos passam através da mediunidade. Sem eles, não conseguiríamos penetrar em muitas informações que hoje veiculamos com a máxima tranquilidade. 
São Paulo, abril de 2012

Um comentário:

  1. Na questão sete não seria Espírito por se tratar do espírito do homem enquanto ser vivente.
    Embora não creio nos Espíritos, o material me leva a concordar com o autor, e o vejo como uma fonte a mais para conhecimento gerais.

    ResponderExcluir