Depressão, por Lourdes Possatto |
A depressão é como se fosse uma morte existencial, quando toda a vitalidade e o entusiasmo pela vida parecem inexistentes. Sente-se um vazio sem explicação, angústia, ansiedade e medo; tudo é muito confuso e conflitante. Problemas físicos podem ocorrer: alguns não conseguem dormir, outros dormem o tempo todo, perda ou excesso de apetite, perda de interesse pelo sexo. Com relação ao físico, a medicina explica que existem, em nosso cérebro, mensageiros químicos chamados neurotransmissores. Eles nos ajudam a controlar as emoções. Os principais são a serotonina e a norepinefrina. Quando uma pessoa está deprimida, isso significa que os mensageiros estão em desequilíbrio. Emocionalmente, no estado de depressão, a alma clama por atenção pelo fato de o indivíduo ter se afastado totalmente de seu Eu verdadeiro, da Vida, de Deus ou da Natureza dentro de si. E a depressão surge para “puxar” a pessoa para dentro, forçando-a a encarar-se e perceber-se. Assim ela obriga um contato interno, a fim de propiciar uma percepção diferente e realista de si mesmo. Os principais aspectos emocionais que podem levar a um processo depressivo são: dependência emocional, dificuldade para aceitar a realidade, mágoa e raiva acumulada, longo histórico de autonegação e sentimentos de culpa e remorso. Concluindo, podemos perceber como o processo de depressão é uma auto-agressão e uma constante revolta da pessoa contra si mesma e contra sua própria natureza. O depressivo acha que as causas de sua condição são externas, o fato das coisas serem com são, mas sabemos que ele fica assim por não lidar adequadamente com o que lhe acontece. Dicas:
Lembre-se: A depressão é o resultado de posturas e atitudes inadequadas. Curar a depressão envolve a mudança dessas atitudes e posturas. |
O mesmo tema, vários artigos, para ajudar a alguém que está preparando uma exposição ou estudando um assunto
Estudando o Espiritismo
Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.
sexta-feira, 29 de junho de 2012
Depressão, por Lourdes Possatto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Como faço para sair da Depressão se não consigo ter nada para fazer..tem varios anos passando por esse processo e vivendo dentro de uma concha.
ResponderExcluir