Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A SEARA É GRANDE




A SEARA É GRANDE

"A seara é grande, mas os obreiros são poucos." (Lucas, 10.2)
Disse Jesus Cristo que a seara é grande, mas poucos são os obreiros, tendo então recomendado a todos que rogassem ao Senhor da messe, no sentido de enviar novos trabalhadores para a colheita.
Que gênero de obreiros o Mestre desejava que fossem enviados para a seara?
É indubitável que deveriam ser obreiros animosos e dotados do desejo de cooperar para maior desenvoltura das coisas de Deus. O Mestre não qualificou de qual religião, ou de qual setor esses trabalhadores deveriam vir, e onde deveriam ser enquadrados.
Os novos obreiros para a imensa seara poderiam vir do Espiritismo, do Catolicismo, do Protestantismo, ou do Judaísmo. Também poderiam ser os muçulmanos, os adventistas, os batistas ou os membros de qualquer religião, pois o objetivo básico de todas as religiões é o de conduzir para Deus as almas de todos os homens e mulheres que habitam este mundo.
O mais importante para poder trabalhar na messe é ser portador de boa vontade, de tolerância e, sobretudo, de amor.
Quando o Mestre asseverou que viera à Terra não para destruir as Leis, mas sim para dar-lhes cumprimento. Ele, obviamente, referiu-se às Leis morais e eternas, não dando muito apreço às Leis transitórias emanadas dos homens. Dessas últimas, Jesus destruiu grande parte, dentre elas as que se referiam às mulheres adúlteras, aos filhos rebeldes, para os quais eram recomendados os apedrejamentos, bem como a Lei que prescrevia a morte para os prisioneiros de guerra, e muitas outras.
As religiões também não foram criadas na Terra, para se destruírem, umas às outras, ou para exercerem supremacia. O sentido das religiões é de se entrelaçarem, silenciarem as suas rivalidades e não se sobrepujarem mutuamente. Pelo contrário, elas devem procurar irmanar-se, mesmo que suas estruturas doutrinárias sejam diversas.
Somente através do congraçamento e da tolerância mútua, as religiões poderão engrandecer-se na grande seara e assim corresponder às expectativas do Cristo, que queria, ardentemente, que o Pai enviasse novos trabalhadores para a messe.
Todas as religiões contam, entre os seus militantes, com elementos que se destacam em bondade e amor ao próximo. Basta que se perlustre as páginas das histórias de todas as religiões, para ver exemplos vivos de caridade, demonstrados por indivíduos a elas incorporados, os quais constituem verdadeiros Apóstolos sempre animados do propósito de disseminar o bem, os quais são portadores dos sentimentos de caridade e solidariedade cristãs.
Supliquemos ao nosso Pai Celestial que faça com que, do meio de todas as religiões, ressaltem criaturas de boa vontade que venham a transformar-se em autênticos trabalhadores da grande seara, propugnando pela finalidade superior de fazer com que sejam abreviados os dias, tão ambicionados por Jesus, quando haverá um só rebanho e um único Pastor.
Deduz-se das palavras de Jesus, contidas no capítulo 10, do Evangelho de Lucas, que o Mestre espera que o Pai Celestial atenda ao imperativo sublime de aumentar, cada vez mais, o número dos obreiros de boa vontade, integrando-os na Grande Seara que abarca todo o mundo.
Paulo A. Godoy

Nenhum comentário:

Postar um comentário