Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 25 de março de 2013

LEI DE ADORAÇÃO - Sacrifícios - Calligaris




Compulsando-se a história das religiões, verifica-se que o oferecimento de sacrifícios à Divindade remonta a um passado remotíssimo, a perder-se na noite das idades.
                As oferendas, que a princípio consistiam em frutos da terra, passaram, depois, a constituir-se de animais, cujas carnes eram queimadas nos altares, transformando-se, mais tarde, em sacrifícios humanos.
                Não era por maldade que os homens da antiguidade procediam dessa forma, mas sim por mera ignorância.
                Em nossos dias, quando nos dispomos a oferecer um presente a alguém, não o escolhemos de tanto maior valor quanto mais estima queiramos testemunhar a esse alguém, ou quanto mais interesse tenhamos em conquistar-lhe as boas graças a fim de solicitar-lhe certos favores?
                Daí porque nos ofícios sacrificatórios os produtos agrícolas foram, com o tempo, preteridos pelos animais, que, por sua vez, foram substituídos por seres humanos: estrangeiros ou inimigos, e, posteriormente, em lugar destes, os pais passaram a sacrificar os próprios filhos!
                É que, com estas oblatas, os deuses haveriam de sentir-se muito mais honrados.
                As pessoas esclarecidas compreendem, agora, que, conquanto praticados com piedosa intenção, tais sacrifícios nunca foram agradáveis a Deus, como não podem agradar-Lhe, tão pouco, as macerações e as penitências que certos religiosos continuam a impor-se, sem que aproveitem a ninguém.
                O único sacrifício abençoado por Deus é aquele que se faça por amor e em benefício do próximo, e que o melhor meio de honrá-Lo consiste em minorar os sofrimentos dos pobres e dos aflitos.

Do Livro: As Leis Morais – Rodolfo Calligaris

Nenhum comentário:

Postar um comentário