Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

CARIDADE E AMOR AO PRÓXIMO

CARIDADE E AMOR AO PRÓXIMO


Para um bom estudo interpretativo, em especial por ser resumido, há que se deter, já ao início, na palavra CARIDADE, sem o que, assim penso, não se poderá explicar à relação existente entre a CARIDADE E A DO AMOR AO PRÓXIMO, tendo presente os ensinamentos advindos da Doutrina Espírita.
Necessário realçar que Jesus Cristo ao se reportar a caridade por sua forma parabólica de falar, não sentenciou, propondo tão somente a prática da caridade material, ao que muitos até mesmo em nossos dias têm como certo. Aliás, esta forma de caridade, nos ensinam os Excelsos Espíritos, é a mais fácil de praticar. O Mestre; dotado de Espírito Divino, (MAIOR EXEMPLO DE PERFEIÇÃO QUE DEUS NOS OFERECEU), sentenciou a partir do maior mandamento: “... amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” que nos leva a este entendimento: “...fazer ao próximo o que desejamos que este nos fizesse.” Logo não oportuniza se dê o entendimento somente e estreito das coisas da matéria, e forma este triângulo, composto de: MORALIDADE, MATERIALIDADE e de ESPIRITUALIDADE.
A sublimidade que envolve a palavra caridade é a essência desta máxima cristã: “FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO.” É por assim dizer, quase tudo o que o homem deve aprender na Terra, tal a sua amplitude.
Determina ao homem desde a Terra, como sendo a única forma de se direcionar rumo ao viver em paz.
Caridade; célula contida dentro da Lei do Amor, que por sua vez se sobrepõe as demais Leis Naturais. É a base da Doutrina Espírita,  sintetizada por Kardec: "FORA DA CARIDADE NÃO SALVAÇÃO", eis aqui a evidência da relação entre A CARIDADE E O AMOR AO PRÓXIMO, sob a luz do Espiritismo.
A caridade detém portanto, o poder de seleção na escolha de quem ficará a direita ou a esquerda do Pai, “... Permite ao homem em a exercitando com espontaneidade, isto é, sem estabelecer condições para que disto lhe advenham benefícios em troca, como também estará recebendo à riqueza de não só estar praticando o bem, mas como também evitando a prática do mal. Ou ainda, inviabilizando a instalação e/ou prolongação em nossos espíritos das piores imperfeições humana, qual seja: a do orgulho e do egoísmo, mazelas antagônicas a justiça, ao amor e a caridade.
Para finalizar, não me posso furtar em evocar a instrução do dulcíssimo Espírito Meimei, em sua narrativa QUANDO VOLTARES, contida no livro ESPÍRITO DA VERDADE, quando vai mais além, nos ensinando ser desejável, a caridade, onde o indivíduo se antecipa a súplica do irmão, seja ela de que natureza for, desde que o faça de maneira tão sóbria, de modo a não expô-lo a qualquer gênero de comprometimento ou de constrangimento.



FONTES DE PESQUISA E DE APOIO:

ESDE - MÓDULO XVI (SÍNTESE) – ROTEIRO “2” ESDE – EXERCÍCIO-SUIE-SOCIEDADE UNIÃO E INSTRUÇÃO ESPÍRITA/PELOTAS-RS
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – CAP. XI – ITEM 4 – CAP. XV – ITEM 1 e 10.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS - QUESTÕES: 625, 648, 886 e 913.


Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/outros-temas/a-caridade-e-o-amor-ao-proximo/?PHPSESSID=0981d6efd2f75d32e63ea6111bf56469#ixzz3vkrrTTap

Nenhum comentário:

Postar um comentário