Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

A LEI DE JUSTIÇA, AMOR E CARIDADE E A POLÍTICA

A LEI DE JUSTIÇA, AMOR E CARIDADE E A POLÍTICA
Albino A. C. de Novaes

 


"Como se pode definir a justiça?
- A justiça consiste em cada um respeitar os direitos dos demais".
(Questão nº. 875 de O Livro dos Espíritos).


Para o Espiritismo, justiça é: cada um respeitar os direitos dos demais.  Também para ele, duas coisas determinam tais direitos: A lei humana e a lei natural.  Esclarece, no entanto, que as leis humanas são formuladas de conformidade com os costumes e caracteres de uma determinada época e sociedade, por isso são mutáveis.  Essas leis regulam algumas relações sociais, ao passo que a lei natural rege até mesmo o que ocorre no foro da consciência de cada um.  Dentre os direitos de que o ser humano dispõe destaca o Espiritismo que o primeiro de todos é o direito de viver.  Isto está fundamentado na resposta à Questão nº 880 de O Livro dos Espíritos:

"Por isso é que ninguém tem o direito de atentar contra a vida de seu semelhante, nem fazer o que quer que possa comprometer-lhe a existência corporal".  Compreende-se que as afirmações "atentar contra a vida" e "comprometer-lhe a existência" são muito amplas, envolvendo tudo aquilo que seja prejudicial à vida humana física e espiritual.  Toda ação que atente contra a vida não deve ser praticada pelo espírita, bem como a esse tipo de ação ele deverá se opor, onde observe sua manifestação.  O Espiritismo nos diz que o amor e a caridade completam a lei de justiça, pois quando amamos o próximo desejamos fazer-lhe todo o bem que nos seja possível, da mesma forma como gostaríamos que nos fosse feito.  Sob tal enfoque, afirmou Jesus:

"Amai-vos uns aos outros".  Segundo Jesus, a caridade não se restringe à esmola, ela abrange todo o relacionamento humano.  É de se ver a amplitude que, assim, assume a caridade, impondo para seu aparecimento o exercício da lei de justiça.  Depreende-se, pois, que sem justiça não há caridade.  Na Questão nº 888 de O Livro dos Espíritos encontramos: "Condenando-se a pedir esmola, o homem se degrada física e moralmente: embrutece-se.  Uma sociedade que se baseie na Lei de Deus e na justiça deve prover à vida do fraco, sem que haja para ele humilhação.  Deve assegurar a existência dos que não podem trabalhar, sem lhes deixar a vida à mercê do acaso e da boa vontade de alguns".  Ressalta, assim, aos espíritas, a imperiosidade de trabalhar para que a sociedade se baseie, cada vez mais na lei de Deus e na justiça, a fim de que o direito à vida, à dignidade e ao respeito humano sejam reconhecidos a todos indistintamente.  É indispensável que, embasados nos princípios espíritas, trabalhe-se para remover as causas geradoras da miséria, da ignorância e dos vícios.  A Renovação do Ser humano e da política "Poderia sempre o homem, pelos seus esforços, vencer as suas más inclinações?  - Sim, e, freqüentemente, fazendo esforços muito insignificantes.  O que lhe falta é a vontade.  Ah!  quão poucos dentre vós fazem esforços!".  (Questão nº 909 de O Livro dos Espíritos).  O egoísmo expressando-se através de uma pessoa, ou de grupos de pessoas, é o sentimento centralizador do interesse próprio em detrimento dos outros.  Preocupado com seu enquistamento no ser humano, perquiriu Allan Kardec:

"Fundando-se o egoísmo no sentimento do interesse pessoal, bem difícil parece extirpá-lo no coração humano.  Chegar-se-á a consegui-lo?
- À medida que os homens se instruem acerca das coisas espirituais, menos valor dão às coisas materiais.  Depois, necessário é que se reformem as instituições humanas que o entretêm e excitam.  Isso depende da educação".  (Questão nº 914 de O Livro dos Espíritos).

A orientação é no sentido de que a compreensão da vida espiritual liberta o homem da escravização às coisas materiais, isto é, elas deixam de ser um fim em si mesmas para se tornarem instrumentos do seu progresso espiritual.  Por outro lado denunciam claramente a necessidade de se transformarem as instituições humanas que geram, motivam e estimulam o egoísmo.  O procedimento adequado a se intentar essa transformação é a educação no sentido amplo, ou seja, a conscientização e prática individual e coletiva dos princípios da justiça, da igualdade, da liberdade, do amor e da caridade.  É imperioso, pois, que se combata o egoísmo, indo às causas que o geram no homem e nas instituições.

Nessa linha de raciocínio, comenta Allan Kardec: "Louváveis esforços indubitavelmente se empregam para fazer que a humanidade progrida.  Os bons sentimentos são animados, estimulados e honrados mais do que em qualquer outra época.  Entretanto, o egoísmo, verme roedor, continua a ser a chaga social.  É um mal real, que se alastra por todo mundo e do qual cada homem é mais ou menos vítima.  Cumpre pois, combatê-lo, como se combate uma enfermidade epidêmica".  (Comentário à Questão nº. 917 de O Livro dos Espíritos).  É evidente que nesse combate torna-se imperiosa a análise das "chagas da sociedade", ou seja, de órgãos, de instituições, organizações, sistemas econômicos e políticos que entretecem e excitam o egoísmo de forma individual ou coletiva.  Mais uma vez fica claro que o aprimoramento do ser humano não pode ser feito apenas com a auto-educação como processo de isolamento e não participação consciente dentro da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário