Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

sábado, 7 de setembro de 2019

Qual a visão espírita da vaidade?

https://radioboanova.com.br/estudo_espirita/visao-espirita-da-vaidade/



Enviado em 30 de agosto de 2018 | Publicado por Rádio Boa Nova

visão espírita da vaidade

Qual a visão espírita da vaidade? Antes de falarmos deste tema tendo como base a doutrina espírita. Vamos relembrar que nas últimas semanas casos de mulheres que realizaram procedimentos estéticos e tiveram graves consequências, sendo alguns a morte, chamaram a atenção tanto nas redes sociais como na televisão.

A vaidade, que também pode ser chamada de orgulho ou soberba, é o desejo de atrair a atenção do outro. Ou seja, a pessoa cria uma imagem tendo como objetivo a admiração.

Hoje em dia, muitas pessoas realizam diversas cirurgias plásticas, tomam remédios, fazem lipoaspiração, para seguirem o chamado “padrão de beleza” que é imposto pela sociedade, ou até mesmo para elevarem a sua autoestima, já que se sentem inferiores. E este “padrão” está relacionado a ter seios grandes, barriga trincada, medidas de modelo, etc.

“Quando a pessoa tem um complexo de inferioridade, ela se acha inadequada. E as vezes, procura se identificar com uma imagem social que tenha aceitação, então, quando ela se identifica com aquela imagem, quando ela é aceita socialmente é como se passasse a ter valor”, Mario Mas.

No programa Mundo Maior Repórter da TV Mundo, o comunicador e psicólogo Maior Mas, disse que a esta beleza que é vendida na sociedade é fabricada e artificial.

“Qual a pessoa acha que essa beleza vai garantir sua felicidade, ela se desvencilhou do principal, que é a beleza interna. A pessoa busca também uma aparência bonita para atingir os interesses dos outros. Com isso, acaba não percebendo que ela está apresentando e valorizando somente o aspecto exterior, sem valorizar o interior”, Mario Mas.

Consequências da vaidade
A vaidade atinge também os aspectos morais e intelectuais do ser humano, já que aquele que é vaidoso demais acaba não tendo humildade. Com isso, esta falta de humildade faz com que a pessoa não aprenda com o próximo, não admita seus erros e não peça perdão.

Além disso, a vaidade faz com que a pessoa se sinta superior, por isso, acaba pensando somente na sua imagem e escolhendo quem deseja ajudar.

Visão espírita da vaidade
Ainda na programa Mundo Maior Repórter, o comunicador comentou o ponto de vista espiritual tendo como base a obsessão.

“Você pega uma pessoa muito bonita, mas ela se acha feia, inadequada. Ela vê uma imperfeição que ninguém está vendo. Com isso, ela vai fazer uma cirurgia que vai colocar a vida dela em risco. Então, o obsessor pode suscitar na cabeça dela, fantasias de inadequação, de ser feia, desagradável”.

Também no programa, a comunicadora Joely Pucci, citou a questão 719, de O Livro dos Espíritos:

“Merece censura o homem, por procurar o bem-estar?

É natural o desejo do bem-estar. Deus só proíbe o abuso, por ser contrário à conservação. Ele não condena a procura do bem-estar, desde que não seja conseguido à custa de outrem e não venha a diminuir-vos nem as forças físicas, nem as forças morais”.

Ou seja, a pessoa pode procurar o seu bem-estar desde que tenha um limite porque tudo o que é demais, exagerado não faz bem nem para o corpo físico, nem para o corpo espiritual.

“Não adianta você cuidar só da aparência física, é necessário o cuidado do espírito. O que eu estou pensando, o que eu estou vibrando, o que eu estou buscando. Porque isso vai movimentar moléculas, vai ajudar o nosso perispírito brilhar cada vez mais”, Guaraci Silveira.

Para finalizar, a doutrina espírita ensina que o vaidoso vive um personagem que escolheu. E em seu íntimo está toda a insegurança do indivíduo e a carência do afeto.

Segundo Allan Kardec, no livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo V: Bem-aventurados os aflitos – Causas atuais das aflições:

“O homem, pois, em grande número de casos,é o causador de seus próprios infortúnios; mas, em vez de reconhecê-lo, acha mais simples, menos humilhante para a sua vaidade, acusar a sorte, a Providência, a má fortuna, a má estrela, ao passo que a má estrela é apenas a sua incúria.”

A vaidade prejudica a saúde física e mental. Cuide de seu corpo de maneira saudável!

Saiba mais sobre a visão espírita da vaidade no programa Mundo Maior Repórter:

Siga o link

Nenhum comentário:

Postar um comentário