Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

domingo, 8 de setembro de 2019

Personalismo - Guia HEU

http://www.guia.heu.nom.br/personalismo.htm

A tarefa que encetamos na Doutrina pertence ao Senhor e, para executá-la com a devida fidelidade, carecemos de colocar de lado o personalismo e não tomarmos o caminho da polêmica inútil.

[ 70 - página 12 ] - Chico Xavier

O personalismo é o nosso maior adversário, em todas as nossas aspirações de natureza espiritual. O excessivo apego a nós mesmos, aos nossos pontos de vista, nos subtrai o discernimento e não nos permite enxergar a Verdade fora de nós.

[ 70 - página 16 ] - Chico Xavier

Para o espírito excessivamente personalista, o exercício da mediunidade é um exercício de esquecimento de si. Pelo menos, segundo creio, é este o propósito da Lei.

[ 70 - página 46 ] - Chico Xavier

O verdadeiro espírita não procura promover-se às custas da Doutrina.

[ 70 -página 49 ] - Chico Xavier

____O personalismo de caráter religioso é um dos entraves mais sérios à evolução do espírito, O Espiritismo não prega sectarismo de qualquer espécie. Não nos esqueçamos das palavras que o Senhor dirigiu aos apóstolos, quando se havia estabelecido discussão acerca de quem, dentre eles, no Reino dos Céus se sentaria à sua direita e à sua esquerda:

“Sabeis que os príncipes das nações dominam os seus vassalos e que os maiores exercitam sobre eles o seu poder. Não será assim entre vós; mas aquele que quiser ser o maior, esse seja o vosso servidor ...”
[ 70 - página 62 ] - Chico Xavier

A mediunidade, quando aflora, faz aflorar com ela o personalismo de muita gente.

[ 70 - página 76 ] - Chico Xavier

Aos homens, tudo sempre servirá de pretexto à polêmica, principalmente a nós, os espíritas, que nos habituamos a considerar o nosso ponto de vista como a única expressão da verdade.

[ 70 - página 104 ] - Chico Xavier

____Espíritos desencarnados intelectualizados fomentam discussões entre os espíritas, com o propósito de impedir o avanço da Doutrina, provocando cisões no Movimento e uma certa animosidade entre os companheiros esquecidos de que o seu melhor contributo à divulgação dos princípios que abraçamos é o do exemplo.

[ 70 -página 61 ] - Chico Xavier

____Resistam, meus irmãos,

resistam ao desânimo,
à descrença,
ao assédio contumaz da tentação,
às sugestões do personalismo deprimente,
às ideias pessimistas com que as trevas intentam envolvê-los, em relação ao cumprimento do dever espiritual na rotina em que a luta diária se transforma.
____Os nossos desafetos desencarnados concentram esforços sobre os pontos frágeis de nossa personalidade. For este motivo, precisamos nos fortalecer justamente onde conseguimos detectar a nossa fragilidade.

[ 70 - página 105 ] - Chico Xavier

Quanto mais impessoal a obra de um homem, mais ela se aproximará da luz da Verdade; quanto mais pessoal, mais restrita, limitada e sujeita a equívocos.

[ 70 - página 115 ] - Chico Xavier

____Quem me conhece sabe que eu jamais haveria de me posicionar contra um companheiro de Doutrina ou de me insurgir, publicamente, contra qualquer órgão representativo do nosso Movimento. Não que eu não tenha, como qualquer pessoa que sou, opinião formada sobre este ou aquele assunto de caráter doutrinário, mas muito cedo aprendi que sempre que a minha palavra for motivo de dissensão ou de discórdia entre os irmãos de ideal, é melhor que eu me cale.

[ 70 - página 115 ] - Chico Xavier

Somos todos iguais, mas não cópias uns dos outros. Por este motivo, não é de se estranhar que, às vezes, sobre o mesmo assunto, tenhamos opiniões diferentes.

[ 70 - página 115 ] - Chico Xavier

____Quem sabe valorizar o ponto de vista do outro enriquece o seu conhecimento das coisas, porque, em tudo, sempre haverá um ângulo que nos escapa à apreciação; e, não raro, o ângulo que nos escapa à apreciação das coisas pode ser aquele que nos falta para que tenhamos uma visão menos distorcida da realidade.

[ 70 - página 117 ] - Chico Xavier

Os espíritas não se colocam uns contra os outros, no interesse da Doutrina, mas, sim, dos interesses que lhes são próprios; se fosse pela Doutrina, eles sempre haveriam de procurar o caminho do entendimento.

[ 70 -página 144 ] - Chico Xavier

A quem se preocupe com unanimidade de opiniões a respeito de seu trabalho, eis o único conselho possível de se dar: mantenha-se de braços cruzados.

[ 70 - página 145 ] - Chico Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário