Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

sábado, 12 de janeiro de 2019

Visão espírita do egoísmo – Programa A Caminho da Luz

Visão espírita do egoísmo. A doutrina espírita nos ensina que o egoísmo é a matriz de todos os males do homem. O ser egoísta coloca sempre seus interesses, opiniões, desejos em primeiro lugar, além de ser ciumento, invejoso e insatisfeito.

Qual a visão espírita do egoísmo?
Em O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, por meio de espíritos superiores diz que o egoísmo é o que existe de pior no homem.

“Dentre os vícios, qual o que se pode considerar radical?

Temo-lo dito muitas vezes: o egoísmo. Daí deriva todo mal. Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos há egoísmo. Por mais que lhes deis combate, não chegareis a extirpá-los, enquanto não atacardes o mal pela raiz, enquanto não lhe houverdes destruído a causa. Tendam, pois, todos os esforços para esse efeito, porquanto aí é que está a verdadeira chaga da sociedade. Quem quiser, desde esta vida, ir aproximando-se da perfeição moral, deve expurgar o seu coração de todo sentimento de egoísmo, visto ser o egoísmo incompatível com a justiça, o amor e a caridade. Ele neutraliza todas as outras qualidades.” (Livro dos Espíritos, questão 913)

Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, está escrito que o egoísmo é considerado a chaga da humanidade. E ainda, que deve desaparecer da Terra, já que impede o nosso progresso moral.

“O egoísmo é portanto o alvo para o qual todos os verdadeiros crentes devem dirigir suas armas, suas forças e sua coragem. Digo coragem, porque esta é a qualidade mais necessária para vencer-se a si mesmo do que para vencer aos outros. Que cada qual, portanto, dedique toda a sua atenção em combatê-lo em si próprio, pois esse monstro devorador de todas as inteligências, esse filho do orgulho, é a fonte de todas as misérias terrenas”. (Evangelho Segundo Espiritismo)

Como combater o egoísmo?
Todos sabem que o egoísmo está ligado com a insegurança, com o orgulho e com o melindre, já que o indivíduo tem o desejo de ser melhor em tudo.

Carlos Signei, no programa A Caminho da Luz, disse que o mal reside em todas as questões, seja política, familiar, social. Qual é esta questão: o egoísmo.

“Quando as pessoas não forem mais egoístas, não vamos mais discutir questões políticas, justiças e injustiças, etc”.

Já Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, nos apresenta a seguinte passagem:

“O egoísmo se enfraquecerá à proporção que a vida moral for predominando sobre a vida material e, sobretudo, com a compreensão, que o Espiritismo vos faculta, do vosso estado futuro, real e não desfigurado por ficções alegóricas. Quando, bem compreendido, se houver identificado com os costumes e as crenças, o Espiritismo transformará os hábitos, os usos, as relações sociais. O egoísmo assenta na importância da personalidade…

…Destruindo essa importância, ou, pelo menos, reduzindo-a às suas legítimas proporções, ele necessariamente combate o egoísmo”.

Egoísmo é o oposto da caridade
A doutrina espírita nos ensina também que o egoísmo é o oposto da caridade, já que um ser egoísta jamais será caridoso, ou seja, jamais irá pensar no próximo.

Por isso, enquanto o egoísmo prevalecer haverá cada vez menos conquistas.

É possível vencer o egoísmo? Como combatê-lo?
De acordo com Suraia Assumi, no programa A Caminho da Luz, sim! É possível vencer o egoísmo.

“Temos um longo percurso pela frente, mas depende do empenho de cada um. Quem muda somos nós e não o mundo.

É nossa responsabilidade fazer o mundo que a gente quer, é participar cada vez mais de forma ativa em prol de um bem comum”.

Diante dessas informações confira dicas de como combater o egoísmo:

Desapego
Autoconhecimento
Autoanálise
Vença o medo e o orgulho
Aceite críticas
Gratidão
E lembre-se que tudo o que é supérfluo não compensa. Por isso, retire o egoísmo de seu coração estudando o Evangelho e praticando os ensinamentos de Jesus.

“Quem nesta vida quiser se aproximar da perfeição moral deve extirpar do seu coração todo sentimento de egoísmo, porque o egoísmo é incompatível com a justiça, o amor e a caridade: ele neutraliza todas as outras qualidades”. (Livro dos Espíritos)

Confira o programa A Caminho da Luz que fala sobre a visão espírita do egoísmo





Por Juliana Chagas

Jornalista e produtora da Rádio Boa Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário