Leia as diversas referências sobre a prece na Doutrina Espírita:
Jesus:
Jesus definiu claramente as qualidades da prece. Quando orardes, diz ele, não vos ponhais em evidência; antes, orai em secreto. Não afeteis orar muito, pois não é pela multiplicidade das palavras que sereis escutados, mas pela sinceridade delas. Antes de orardes, se tiverdes qualquer coisa contra alguém, perdoai-lhe, visto que a prece não pode ser agradável a Deus, se não parte de um coração purificado de todo sentimento contrário à caridade. Oral, enfim, com humildade, como o publicano, e não com orgulho, como o fariseu. Examinai os vossos defeitos, não as vossas qualidades e, se vos comparardes aos outros,
procurai o que há em vós de mau. (Cap. X, nº 7 e nº 8.)
Extraído do Livro O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap.XXVII, nº 4
André Luiz:
-"A oração é o compromisso da criatura com o Criador, compromisso de testemunho e esforço, de dedicação aos superiores desígnios. Toda prece, entre nós, deve significar, acima de tudo, fidelidade do coração".(Os Mensageiros)
- "A prece traça fronteiras vibratórias". (Os Missionários da Luz);
- "A prece qualquer que seja ela, é ação provocando a reação que lhe corresponde". (Entre a Terra e o Céu).
Emmanuel:
- "A prece é o traço de luz que une as almas que se amam, onde quer que encontrem". (Cartas do Coração);
- "A prece é o hino dos corações". (Cartas de uma Morta).
- "A prece deve ser cultivada, não para que se revoguem as disposições da lei divina, mas a fim de que a coragem e a paciência inundem o coração de fortaleza nas lutas ásperas, pórem necessárias. A alma, em se voltando para Deus, não deve ter em mente senão a humildade sincera na aceitação de sua vontade superior". (Emmanuel);
- "Se a inquietação te bate à porta, busca a prece e medita". (Nosso Livro).
Humberto de Campos:
"Por prece devemos interpretar todo ato de relação do Homem com Deus, como expressão de agradecimento ou de rogativa, a oração é sempre um esforço da criatura ante a Providência Divina. Os que apenas suplicam, podem ser ignorantes; os que louvam podem ser somente preguiçosos. Todo aquele, porém, que trabalha pelo bem, com as suas mãos e com o seu pensamento, esse é o filho que aprendeu a orar, na exaltação ou nas rogativas, porque em todas as circunstâncias será fiel a Deus, consciente de que a vontade do Pai é mais justa do que a sua própria". (Boa Nova).
Isabel Campos:
"Aprece é como uma escada invisível, por onde subimos aos mais altos campos da experiência humana. Por intermédio dela, nossa alma recebe forças multiplicadas e só mesmo junto a essa fonte bendita, poderemos encontrar o suprimento de energias em que vamos vencendo as provas redentoras". (Cartas do Coração).
Casimiro Cunha:
"Cumpre sempre os teus deveres,
- Trabalho e realização
- São as preces mais sublimes
- de tua religião". (Cartas do Evangelho);
"Caridade, gentileza,
Auxílio, calma, perdão
São as preces mais sublimes
No teu altar de oração". (Gotas de Luz).
Texto com base em Trabalho confeccionado pelo Departamento de Juventude da União Espírita MIneira - U.E.M. Matéria extraída da Revista Aliança Espírita, outubro de 1982.
Nenhum comentário:
Postar um comentário