Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

“ ODIAR OS PAIS.”


ESTUDO ESPÍRITA



PROMOVIDO PELO IRC-ESPIRITISMO
HTTP://WWW.IRC-ESPIRITISMO.ORG.BR
CENTRO ESPÍRITA LÉON DENIS
HTTP://WWW.CELD.ORG.BR

TEMA:“ ODIAR OS PAIS.”

 O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO – CAPÍTULO XXIII, ITENS 1 A 3.


EXPOSITOR: FERNANDA LIMA    

 JOÃO PESSOA
 26/02/2005

Prece Inicial:



<Mei_PB> Deus, Pai de infinita misericórdia. Jesus, nosso mestre e amigo de todas as horas. Que possamos esta noite de estudos, aprender as lições do Teu Evangelho de amor. Que nossa irmã Fernanda Lima seja inspirada para servir em favor do bem e que nós saibamos aproveitar as suas palavras a fim de colocá-las em nossos corações. Irmãos da espiritualidade que nos auxiliam durante os estudos, nossos sinceros agradecimentos. Rogamos para que tudo ocorra da melhor maneira possível. E que, como servidores, sejamos o mais autêntico possível no serviço do esclarecimento.   Graças a Deus!Assim seja !


Exposição:


<[Fernanda_Lima]> Boa noite caros amigos e amigas!
Hoje comentaremos o capítulo XXIII de O Evangelho segundo o Espiritismo. Nele estão contidas lições que, à primeira vista, trazem estranheza aos que lêem, pois mostram um Jesus agressivo nas palavras, ou até em contradições.  Passagens como 'odiar os pais', 'abandonar pais, mãe e filhos', 'não vim trazer a paz, mas a divisão' dentre outras.
Na noite de hoje vamos analisar a passagem que está analogamente em Mateus, capítulo 10 e Lucas, capítulo 14.
Vamos a Lucas.
     Ora, ia com ele uma grande multidão; e, voltando-se, disse-lhe: Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.
(Bíblia Virtual, versão 5.5)

Vamos à outra tradução retirada do ESSE.
Como nas suas pegadas caminhasse grande massa de povo, Jesus, voltando-se, disse-lhes: — Se alguém vem a mim e não odeia a seu pai e a sua mãe, a sua mulher e a seus filhos, a seus irmãos e irmãs, mesmo a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E quem quer que não carregue a sua cruz e me siga, não pode ser meu discípulo. Assim, aquele dentre vós que não renunciar a tudo o que tem não pode ser meu discípulo.

A quem olhe essa passagem estranha a forma que Jesus se expressa, mas observa logo em outra tradução que deram sentido diferente ao verbo odiar.
Vamos ver pertinente observação colocada por Kardec em O Evangelho segundo o Espiritismo:
"Non odit, em latim:  Kaï ou miseï em grego, não quer dizer  odiar, porém,  amar menos. O que o verbo grego  miseïn exprime, ainda melhor o expressa o verbo hebreu, de que Jesus se há de ter servido. Esse verbo não significa apenas odiar, mas, também amar menos, não amar igualmente, tanto quanto a um outro. No dialeto siríaco, do qual, dizem, Jesus usava com mais freqüência, ainda melhor acentuada é essa significação.
Nesse sentido é que o Gênese (capítulo XXIX, vv. 30 e 31) diz: “E Jacob amou também mais a Raquel do que a Lia, e Jeová, vendo que Lia era odiada...”
É evidente que o verdadeiro sentido aqui  é  menos  amada.  Assim  se  deve  traduzir.
Em  muitas  outras passagens hebraicas e, sobretudo, siríacas, o mesmo verbo é empregado no sentido de  não amar tanto quanto a outro, de sorte que fora contra-senso traduzi-lo por  odiar, que tem outra acepção bem determinada.
O texto de S.Mateus, aliás, afasta toda a dificuldade. — (Nota do Sr. Pezzani.)"
O texto citado nesse comentário é o seguinte (de Mateus 10: 37, 38)
Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.
Nesse trecho, Jesus fala várias coisas com bastante contundência. Chama bem a atenção e deixa uma margem mínima de flexibilização do que devemos fazer para estar de acordo com a Lei Divina. Assusta!
Entendemos por essa passagem que Jesus nos mostra como devemos ter atenção às Leis Divinas, que Ele veio trazer através das máximas que disse como exemplo uma delas "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. (Mateus 7 : 12)"
 "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14 : 6)"
Essa passagem pode ser usada para justificar porque, com tanta veemência, falou que se faz necessário um amor extraordinário nele para que se alcance a evolução, pois Ele
deu-nos exemplos contundentes de como se devem praticar as leis morais.
Deixaremos o assunto em suspenso para as perguntas que se seguem.
Perguntas/Respostas:


[01] <Mei_PB> Nanda, excelente exposição. Muito esclarecedora. Diga-nos, sabendo que "Odiar" não seria o termo adequado para esta passagem evangélica, o que ele quis mostrar, que não deveríamos ter mais apego a família consangüínea do que as virtudes do espírito ?

< [Fernanda_Lima]>  Essa passagem deve deixar a mensagem de que devemos cuidar de nossas tarefas e exigir nossos direitos, como disse Jesus em Mateus 7:12 " "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. Mas, não de forma neurótica a não cuidar de nossos interesses pessoais e principalmente espirituais. O amor familiar deve existir, mas na passagem bastante conhecida como "olhais os lírios do campo" Jesus pede que deixemos de neuroses quanto às riquezas materiais e pensemos mais nas riquezas espirituais. Então, é necessário ter muita fé e convicção na lição de Jesus para que o indivíduo possa ter ânimo de abandonar seus defeitos e estimular as virtudes. E essa falta de ânimo para abandonar as vicissitudes é o que atrasa mais a evolução espiritual das pessoas.



[02] <Mei_PB> Qual a finalidade desta transformação, digo,  desta mudança moral? Que benefícios práticos traria isto para as nossas existências ?

<[Fernanda_Lima]>A característica principal do Mundo de Expiações e Provas é permitir que os espíritos que ali se encontram possam se quitar com a Lei de Causa e Efeito e ter as sua virtudes provadas a cada dia. Aprendemos que para avançar de ano numa escola, devemos estudar e tirar notas boas e manter um bom comportamento para com professores, Direção e demais amigos na escola. Praticamente no nosso planeta funciona igual.    Mas quantos de nós estamos nos reprovando nas provas da vida diariamente!!! Nos atrasamos como nos atrasaríamos em qualquer escola.  Seguir os exemplos de Jesus e/ou de qualquer pessoa que conseguiu trazer uma vivencia de paz, amor ao próximo à natureza e a si mesmo (como Ghandi, Madre Tereza, dentre outros) é moldar nosso comportamento para melhor e diminuir os dias nesse 'vale de lágrimas' que é o nosso planeta nessa atual conjuntura espiritual.


[3] <Mei_PB>  Fernanda, e quanto ao argumento de alguns de que esta moral ensinada seria apenas para segurar o povo a fim de mante-lo sobre controle?

<[Fernanda_Lima]>Olha, eu acho que cada um de nós deve fazer uma reflexão sobre a própria vida. Se a Lei de Causa e Efeito é válida para todos sem distinção, façamos o teste: 1 - Passemos um tempo tomando para si um comportamento não ético. Vejamos os resultados. 2 - Um tempo nos esforçando para ter um comportamento ético. Vejamos os resultados. Acho que cada um deve fazer essa experiência na própria vida e ver que resultado tem.  Melhor que dar ouvidos às pessoas que falam e falam sem testar em si o que dizem.



[04] <Mei_PB> Podemos entender esta moral apregoada por Jesus, deixando de considerar a continuidade da vida e a reencarnação?

<[Fernanda_Lima]> Até poderíamos, mas ficaríamos sem tempo para completar nossos estudos.:)) Penso que a continuidade da vida e a Reencarnação são elementos da Justiça Divina e sem elas Deus seria injusto em dar facilidades para uns e dificuldades para outros. O aprendizado se constitui quando existem dificuldades e facilidade para TODOS.



[05] <AAAGuiar> Na verdade neste tema não existe estranha moral, é um questão de linguagem. Dai o Evangelho ser sempre novo, e precisarmos estudar sempre. Certo?

<[Fernanda_Lima]> É. Nesse capítulo 23 (XXIII) de O Evangelho segundo o Espiritismo, Kardec coloca todas essas passagens bastante contundentes de Jesus e que podem causar estranheza, mau entendimento. Não que Jesus esteja ensinando algo fora do que já vinha dizendo,  é porque a INTERPRETAÇÃO E TRADUÇÃO dessas passagens causam estranheza.



[06] <+AAAGuiar> Refletindo um pouco mais, conseguimos sentir a profundidade dos Ensinos de Jesus.Nesta passagem fica bem clara a questão da individualidade, bem como a questão da família espiritual.

<[Fernanda_Lima]> Por mais que estejamos em família, cada um deve fazer a sua parte, pois nós só nos responsabilizamos por nossos atos. A cada um segundo suas obras. Além, muito além do parentesco terreno, temos a Grande Família Universal, por isso que dizemos que Jesus é nosso irmão, pois Deus, nosso Pai, é pai de todos. Ora, se abandonamos pai e mãe quando nos casamos e constituímos família, devemos não nos escorar uns nos outros, transferindo nossas responsabilidades para nossos pais ou irmãos. Cada um de nós, individualmente, deve estudar esse material moral que nos chega e discernir o que é bom e a melhor forma de transformar nosso comportamento para melhor.


Prece Final:


<AAAGuiar> Agradecemos a Deus nosso Pai Criador a Jesus nosso Mestre, luz que ilumina nosso caminho de aprendizado.
Jesus nosso irmão maior, fortaleça a todos nós que somos ainda tão pequeninos diante da Tua sabedoria, da Tua bondade, da Tua justiça e do Teu amor. Concede-nos Senhor a possibilidade de vencermos a nós mesmos, pela transformação moral. Que um novo dia possa amanhecer em nossas vidas, cheio de paz  e alegria de viver. Que possamos divulgar o Teu Evangelho pelo exemplo e pelo conhecimento das Leis de Deus. Muita paz e muita luz a todos e que os nossos amigos espirituais continuem conosco hoje e sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário