Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Brilhe a vossa luz…, vós sois a luz do mundo…


Brilhe a vossa luz…, vós sois a luz do mundo…

Já dissemos alhures que, conforme nosso entendimento, a maior missão de Jesus foi a de educar nossos Espíritos e Ele foi sem dúvida o maior educador de todos os tempos.
Ele nos lembrou que somos também filhos de Deus e que o Pai ao nos criar o fez a partir Dele mesmo o que quer dizer que todos somos deuses ou possuímos em nós o Reino do Altíssimo.
Trabalhar estes valores e despertar este potencial divino era o seu objetivo, isto é o que devemos entender por educar o Espírito e para tal Ele tinha autoridade.
É-me dado todo o poder no céu e na terra.1
Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou.2
E sintetizando todo este processo nos afirmou:
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens…3
Vós sois a luz do mundo…4
Este mecanismo de despertamento destes valores se dá pela transformação moral o que em outras palavras podemos dizer autoiluminação, e o seu exercício deve ser diante dos homens através do serviço prestado a estes. Se no início ainda não fazemos por amor, devemos pelo menos, disciplinadamente, tornar-nos úteis.
Maria, que era um Espírito santificado através de suas existências milenares que provavelmente aconteceram em outro orbe, sabia de tudo isto e com grande consciência fez-se serva do Senhor. E para cumprir seu excelente papel de educadora daquele que seria o Mestre por excelência, desde criança deve ter auxiliado seu filho no despertamento desta necessidade, a de servir à humanidade sem dela nada esperar.
Servir sem ser servido, amar sem ser amado, devem ter sido o conteúdo das primeiras histórias contadas pela Mãe Santíssima a seu menino.
Muitos podem nos perguntar, como podemos saber que Maria contava histórias a seu filho? O Evangelho nada fala a este respeito.
É mais uma conclusão a que chegamos analisando Jesus. Ele foi o maior contador de histórias que temos notícia, ele era excelente observador de todas as coisas, das situações, da natureza. É lógico que ele tinha registrado em si mesmo todas as virtudes, entretanto, não é menos lógico que sua mãe despertava nele desde criança estes valores através de uma educação apropriada ao que ele iria necessitar no futuro. Não foi à toa que ela é que foi a agraciada com esta nobre missão.
Entre todos o Espíritos que já estiveram fisicamente em nosso orbe Jesus foi o que mais serviu, ensinando-nos a assim fazer com alegria. Ele teve o exemplo em sua própria casa, Maria se declarou serva do Senhor e nos primeiros movimentos do Magnificat disse:
Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus em meu Salvador, porque olhou para a humilde posição de sua serva.5
A visão de Jesus sobre Deus é ampla, Maria não O encarcerou na realidade de sua cultura: minha alma engrandece o Senhor. Ou seja, ela vê Nele muito mais do que a sua religião ensinava… Para a Mãe de Jesus, Deus não estava preso às paredes de um templo, nem operava em favor das criaturas de uma religião apenas, Ele era o Senhor Universal. Ela se alegrava em servir a Deus em sacrificar-se em Seu nome: meu espírito exulta em Deus, isto é comungava com Ele em plena harmonia, integrando-se Nele, realizando a Sua vontade, isto era o mais importante e a fonte de sua alimentação espiritual.
Paulo de Tarso deve ter se maravilhado com esta visão da Mãe de nosso Senhor, não foi por outro motivo que desejou escrever um Evangelho a partir de sua ótica, expressando todo seu sentimento. E na impossibilidade de assim fazer, delegou a seu amigo de maior confiança, Lucas, de deixar registrado para todos nós aquele que seria referenciado por muitos como sendo “O Evangelho de Maria”.
A nossa espiritualidade não é autêntica, nós oramos e estudamos, procuramos fazer o Bem, mas tudo com hora marcada, só entre os afins, em nosso círculo de fé. No dia a dia, na vida comum, somos muito diferentes do que pregamos em nossas casas espíritas ou nos templos a que nos afeiçoamos. Maria engrandecia o Senhor, se alegrava da presença Dele em sua vida, ela estava sempre em comunhão com o Divino.
Quem vive assim, como Maria, automaticamente está educando seus filhos ou seus alunos, educar é ser coerente com o que se prega. Só podemos levar alguém para o caminho de Deus se nós estivermos nele.
Maria servia a Deus, mas servia com tal integridade, que podemos compreender que transcendia ao simples ato de servir. Maria vivia Deus.

Se você gostou deste estudo você pode fazer download do estudo completo no Site Espiritismo e Evangelho

Bibliografia
A Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Ed. Paulinas, 1992.
BibleWorks For Windows, Versão 7.0.012g. BibleWorks, 2006.
CURY, Augusto. Maria, a Maior Educadora da História. São Paulo: Ed. Planeta do Brasil, 2007.
KARDEC, Allan. “Ensaio Sobre a Interpretação da Doutrina dos Anjos Decaídos.” Revista Espírita, 1862: Janeiro.
---------- O Evangelho Segundo o Espiritismo. 104ª ed. Rio de Janeiro: FEB, 1991.
---------- O Livro dos Espíritos. 50ª ed. Rio de Janeiro: FEB, 1980.
PASTORINO, Carlos Torres. Sabedoria do Evangelho Vol. 8. Rio de Janeiro: Sabedoria, 1967.
PEREIRA, Yvone do Amaral. Memórias de um Suicida. Rio de Janeiro: FEB, 1955.
ROGONATTI, Eliseu. O Evangelho dos Humildes. 14ª ed., São Paulo, Pensamento, 2001
XAVIER, Francisco C./André Luiz. Ação e Reação. 6ª ed. Rio de Janeiro: FEB, 1978.
XAVIER, Francisco C./Emmanuel (Espírito). Levantar e Seguir. São Bernardo do Campo: GEEM, 1992.
----------O Consolador, 16ª ed. Rio de Janeiro: FEB, 1993.
----------Paulo e Estevão, 41ª Ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004.
XAVIER, Francisco C./Espíritos diversos. Momentos de Ouro. São Bernardo do Campo: GEEM, 1977.
XAVIER, Francisco C./Humberto de Campos (Espírito). Crônicas de Além Túmulo. Rio de Janeiro: FEB, 1937.
---------- Boa Nova, 14ª ed. Rio de Janeiro: FEB, 1982.
XAVIER, Francisco C./Irmão X (Espírito). Lázaro Redivivo. Rio de Janeiro: FEB, 1945.

Inicie bem o seu dia em http://evangelhodiaadiacomemmanuel.blogspot.com/


1 Mateus, 28: 18
2 João, 13: 3
3 Mateus, 5: 16
4 Mateus, 15: 14
5 Lucas, 1: 46 a 48

Autor: Claudio Fajardo de Castro (Juiz de Fora/MG)
e-mail: fajardo1960@gmail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário