Dicotomia do homem:sombra e luz(anseia pela luz,mas compactua com a sombra)
Suas atuais tendências más indicam o que lhe resta a corrigir em si próprio.
Angústia da Perfeição
´´Pode alguém , por um proceder impecável na vida atual , transpor todos os graus da escala do aperfeiçoamento e tornar-se Espírito puro,sem passar por outros graus intermediários ?``
Não , pois o que o homem julga perfeito longe está da perfeição. Há qualidades que lhe são desconhecidas e incompreensíveis. Poderá ser tão perfeito quanto o comporte a sua natureza terrena , mas isso não é a perfeição absoluta.(...)``
O Livro dos Espíritos-Questão192
A angústia da melhora é impulso para a promoção. O remédio salutar para amenizá-la é a aceitação incondicional de si mesmo , fazer as pazes com suas imperfeições , descobrir suas qualidades , acreditar nelas e colocá-las a serviço de suas metas de crescimento.
* Não alimentar fantasias de saltos evolutivos , mas dar um passo atrás do outro.
* Ao homem velho cabe conhecer-se , aceitar-se , perdoar-se e recomeçar para dar espaço ao homem novo(substituir o amor -próprio pelo auto-amor).
Reencarnação = recomeço
Lei universal da piedade paternal : o amor cobre multidão de pecados.
A reforma íntima tem por objetivo elementar libertar a consciência dos grilhões do EGO.
Maturidade: capacidade individual de ouvir a consciência em detrimento dos apelos do ego.
Saúde : contato pleno com a consciência
Doença : escravidão ao ego
A reforma íntima deve nos fazer passar pelas dores do crescimento ( que fazem parte do processo de conscientização ) , mas não pelas dores do martírio , que são penitências psicológicas que nos impomos. Martírio é o excesso que nasce da incapacidade de gerir
com equilíbrio o mundo emotivo e quase sempre decorre de não querermos experimentar as dores do crescimento.
Termômetro das almas que se aprimoram : o prazer de viver
Ética da Transformação: ´´Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral (...)``
O Evangelho Segundo o Espiritismo
Cap. 17-item 4
Maior obstáculo à reforma íntima : transpor o interesse pessoal , o conjunto de viciações do ego repetido durante variadas existências corporais e que cristalizaram a mente nos domínios do personalismo ; libertar-se do império do EU , despersonificar-se , esvaziar-se .
Linhas éticas no processo autotransformador
* Postura de aprendiz ; buscar sempre o conhecimento , romper com os preconceitos e fugir da auto-suficiência;
* Observação de si mesmo : conhecimento de nossas emoções , auto-avaliação constante ( sem julgamento ) ;
* Renúncia : seletividade social dos ambientes e costumes ;
* Aceitação da sombra : não tentar destruir o homem velho , mas transformá-lo;
* Autoperdão : às faltas que cometemos , mas que agora gostaríamos de evitar;
* Cumplicidade com a decisão de crescer : é gradativa e continuada , requer disciplina ;
* Vigilância : atitude de cuidar da vida mental , higiene dos pensamentos ;
* Oração : é a terapia da mente ;
* Trabalho : toda ocupação útil ;
* Tolerância : há tempo para tudo e tudo tem seu momento ;
* Amor incondicional : sem auto-amor a reforma íntima torna-se tortura íntima ;
* Socialização : ação em grupos de educação espiritual ;
* Caridade : dínamo de sentimentos nobres
PROGRAMA ÉTICO MAIS COMPLETO E EFICAZ PARA A AUTO-ILUMINAÇÃO : DISPONIBILIDADE PARA SERVIR E APRENDER
Materialismo
Tem como base afetiva os sentimentos de segurança e bem-estar levando a apego e posse , gerando dependência e medo. O materialista quer tornar a vida uma permanência , manter sempre o que ´´lhe pertence`` ,sejam coisas ou pessoas . Contudo , a LEI DA IMPERMANÊNCIA rege a vida : tudo é transformação e crescimento sendo condizentes com essa Lei : maleabilidade , incerteza , diversidade ,ecletismo ,pluralismo ,alteridade , desprendimento , fraternidade .
Aquele que realmente se eleva causa mudança no meio onde estagia , atraindo para si todas as reações favoráveis e desfavoráveis aos ideais de ascenção . Se preocupa com o que procede do coração e menos com hábitos de adoração exterior , rituais e misticismos. A pureza exterior pode ser um ensaio , mas nunca o passo principal para o ingresso da Verdade em nosso coração. Não podemos matar o HOMEM VELHO , mas sim renová-lo , educá-lo . Imperfeições são nosso patrimônio. Serão transformadas , jamais exterminadas.
*Atenção para os estereótipos de conduta : derrocada nos hábitos a pretexto de modernização. Reflexões automáticas,há-
bitos de consumir pensamentos sem utilização da ´´consciência crítica``(reflexos negativos nos costumes e sexualidade).
Importância da Educação
A origem da palavra educação é latina-educare ou educere-que significa ´´trazer à luz uma idéia``,levar para fora, extrair. À luz do espiritismo é ir de encontro aos germens da perfeição que se encontram latentes na alma desde a sua criação ; é despertar, dinamizar qualidades superiores que todos trazemos nas profundezas da vida inconsciente , pois trazemos em nós a centelha divina.
Segundo FREUD, podemos educar inclusive nossos impulsos e treinar qualidades como:saber ouvir,respeitar a vida alheia , ter cautela no uso das palavras , desenvolver atitudes de solidariedade , etc..Enfim , o homem pode reformar sua própria natureza.
Allan Kardec , no item 4 do cap.XVII do Evangelho Segundo o Espiritismo deixa claro que o verdadeiro espírita seria reconhecido não só pelo aspecto moralizador mas igualmente , pelos esforços que emprega para domar as más inclinações( ou seja ,naquele em que a ideia do mal acode , mas é repelida ).
*Eis a feliz recomendação de Santo Agostinho:´´Dirigi , pois , a vós mesmos perguntas , interrogai-vos sobre o que tendes
feito e com que objetivo procedestes em tal ou tal circunstância , sobre se fizestes alguma coisa que , feita por outrem , censuraríeis,so-
bre se obrastes alguma ação que não ousaríeis confessar. Perguntai ainda mais: se aprouvesse a Deus chamar-me neste momento , te-
ria que temer o olhar de alguém , ao entrar de novo no mundo dos Espíritos , onde nada pode ser ocultado?``
Diretrizes práticas na busca de nós mesmos:
*As intenções são o ´´dial da consciência``: com que intenção pratiquei tal ato ? Qual a intenção ao dizer algo a alguém ?
*Aprendamos a dar nome aos sentimentos:que emoção ou sentimento estava por trás daquele acontecimento ?
*Evitemos mecanismos de fuga:é imprescindível admitir o que sentimos ,sem defesas ou máscaras . Nomear os sentimentos ( ex.: porque senti inveja com relação a essa criatura ?)
*Cultivar a empatia:aprender a se colocar no lugar do outro , entender-lhe as razões. Por que motivo aquela pessoa agiu assim comigo?
Como fazer reforma íntima ?
• Não reprimir ,e sim educar . A culpa não renova , limita. Não educa , contém .
• Não é exterminar o mal em nós , sim fortalecer o bem que está
adormecido na consciência . É extrair da alma os valores divinos que recebemos quando fomos criados.
• Menos contenção e mais conscientização , aprender a ´´dar ouvidos aos alvitres do bem divino que ecoam na nossa intimidade.
• É tentar ser melhor hoje em relação ao ontem.
• Jamais deixar arrefecer o desejo de ser um tanto melhor amanhã em relação ao hoje.
• É um trabalho processual(obedece a uma sequência).Exigir de si mais que o possível é dar espaço para desânimo e ansiedade.
• Evitar o trio que chicoteia a alma: - baixa auto-estima
-culpa
-medo de errar
• Aceitar-se:é ter coragem de olhar para si mesmo e admitir suas limitações . Aceitação é diferente de conformismo com o mal.
• Meditação:encontro com nosso ´´homem velho``.
O que são ilusões ?
São o que pensamos , mas que não corresponde à realidade.
De que se esconde o iludido ?
De si mesmo ; criando um ´´eu ideal`` para atenuar o sofrimento que lhe causa a angústia de ser o que é: a criatura foge de si e vive em ´´esconderijos psíquicos`` , devido ao sentimento de inferioridade . Temos um ´´eu real`` diferente do ´´eu crístico``. Esta parcela de nós é a sombra da qual queremos fugir.
Como vencer nossas ilusões ?
Desapegando da falsa auto-imagem que fazemos de nós mesmos através do auto-conhecimento. Por mais doloroso que seja é preferível experimentá-lo no corpo a ter que purgá-lo na vida espiritual
Angústia da melhora
Procedamos a uma corajosa ´´reconstituição do mau ato``para avaliarmos o que poderia ter sido feito ou deixado de fazer. Somente com novos hábitos , novos raciocínios e sentimentos romperemos a pesada carapaça das enfermidades morais. Devemos contar sempre com a VIGILÃNCIA E A ORAÇÃO. A maneira mais pacífica de vigiar o inimigo é conquistando-o e fortificando nossos valores.Vigilância requer disciplina , pois é atenção para com as movimentações inferiores da personalidade.
Não existe dor desnecessária , existem provas dispensáveis. O acaso seria uma aberração nas Leis do Universo , portanto não existe . A programação reencarnatória , entretanto , sofre intensas e flexíveis alterações ao longo da jornada . Nem sempre o que acontece está na programação da vida física , pois pode decorrer de nosso livre-arbítrio .
Depressão
´´Fragilidade do ego , desapontamento , desilusão ocorrida às vezes ,antes do retorno à carne , mediante a percepção de suas imperfeições . Estas almas são suscetíveis a uma baixa tolerância para com suas falhas e estilo de vida , apresentando dificuldades em se aceitar e se amar , não aceitando as provas necessárias ao seu aperfeiçoamento , se rebelando e permanecendo insatisfeitas com a vida ->silenciosa expiação(dor reeducativa , reparadora) .
Mais conhecidas facetas provacionais da vida mental e emocional :
• Aflição antecipada com perdas :´´neurose de apego``
• Medo da frustração :´´neurose de perfeccionismo```
• Extrema resistência com a auto-aceitação :´´neurose de vergonha``
• Desgaste energético pelo esforço para manter controle : ´´neurose de domínio``
• Formas sutis de auto-punição : neurose de culpa``
• Nítida sensação de que o esforço de melhora é infrutífero:neurose de ansiedade.
• Acentuada susceptibilidade nos fatos corriqueiros :´´neurose de auto-piedade``
• Surgimento imprevisto e sem razões de preocupações inúteis : ´´neurose de martírio``.
Somos ´´contrariados``pela vida para que eduquemos nossas potencialidades .
As depressões reeducativas quando vencidas trazem como prêmio um extraordinário domínio de si mesmo . Passada a prova , ficará o aprendizado.
O amor modifica as paisagens da dor
Arrepender-se é criar um elo entre o que sentimos e a ´´voz de Deus`` na intimidade . O resgate é feito pelo amor . O auto-amor é a base da mudança pessoal. O arrependimento ocorre com quem atingiu a saturação nas más escolhas que fez , repetidamente , em desacordo com as Leis Divinas . Esse complexo de culpa enfermiço é um dos fatores causais da desarmonia de neuro-transmissores da química cerebral como a serotonina e a noradrenalina . O arrependimento torna-se uma ´´virtude``porque se trata de uma vitória para a alma . Errar e recomeçar fazem parte da longa caminhada regenerativa , mas o arrependimento pode se transformar em loucura ou perturbação , fracasso ou queda quando ocorre a DESISTÊNCIA DE TENTAR ( remorso estagnado = tortura mental ) .
O homem reencarnado deve aprender a gostar das pessoas com as quais convive , descobrir-lhes as virtudes , encantar-se com as suas diferenças , cultivar a empatia . Ama-se muitas vezes com mais alegria o Centro, suas tarefas seus livros do que os companheiros.
Tentar ser criança em espírito. A criança é curiosa , nunca se imagina além do que é , reveste-se de simplicidade sem pretensões pessoais de ser a melhor e
tem a alma aberta para o novo , vivendo intensamente o momento presente.
Muitos e graves episódios de fascinação coletiva rondam a seara espírita em
razão de personalismo e da vaidade.Frases como : ´´estou cansado da vida`` ,
´´preciso de um tempo``, ´´quem sou eu para chegar a esse ponto da evolução``, não dou conta dessas propostas``soam como desculpismo e são sinais evidentes dos que optaram pelos ´´caminhos largos da vida``, renunciando à batalha pela conquista da PORTA ESTREITA das escolhas vitoriosas.
Entre a angelitude e a hominalidade existe a semeadura fértil da humanização.
Fontes
• Reforma Intima Sem Martírio
Wanderley S. de Oliveira
Pelo espírito Ermance Dufaux
• Laços de Afeto
Wanderley S. de Oliveira
Pelo espírito Ermance Dufaux
• Mediunidade e Auto-Estima
Maria Aparecida Martins
Autora: Jane R. G. Balta
Assistente: Márcia P.Lemes
Nenhum comentário:
Postar um comentário