Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Lei de conservação


1. Lei de conservação
2. Conceito geral de lei:Lei é qualquer diretriz ou norma estabelecida no seio de uma comunidade.
3. Lei de conservação: É uma lei natural, obrigando o homem a proveras necessidades do corpo. Sem força e saúde,o trabalho é impossível.
4. O Instinto de Conservação. Em uns é puramente mecânico e em outros, é racional; É um mecanismo de defesa, que mobiliza energias inimagináveis em nós nas situações emergentes.
5. O corpo como instrumento de trabalho. A importância da vida corpórea.
6. Qual o papel da Natureza?
7. O papel da Natureza. A Natureza não pode ser responsável pelos defeitos da organização social, nem pelas conseqüências da ambição e do amor-próprio. (O livro dos Espíritos ? Allan Kardec - Q. 707)
8. Na questão 705 de O livro dos Espíritos, o espírito verdade responde a Kardec: Por que nem sempre a terra produz bastante para fornecer ao homem o necessário? É que,ingrato, o homem a despreza! (...) A terra produziria sempre o necessário, se com o necessário soubesse o homem contentar-se. (...) Em verdade vos digo, imprevidente não é a Natureza, é o homem, que não sabe regrar o seu viver.
9. Buscai e Achareis, Pedi e vos será dado. Procurai, e achareis. Batei, e vos será aberto. Porque, todo aquele que pede, recebe. E quem procura, encontra.E a quem bate, se abrirá. (Mateus, Cap. 7, v. 7-9)
10. Ambição Significado: vem do latim ambire, que quer dizer mover-se livremente. Em outras palavras, significa criar seu próprio caminho na vida.
11. Bem estar
12. Bem estar. É natural o desejo do bem-estar. Deus só proíbe o abuso, por ser contrário à conservação. Ele não condena a procura do bem-estar, desde que não seja conseguido à custa de outrem e não venha a diminuir-vos nem as forças físicas, nem as forças morais. (O livro dos Espíritos ? Allan Kardec - Q. 719)
13. Egoísmo PRAZER Abuso Desequilíbrio Mazelas DOR.  Sofrimento
14. Supérfluo Predominância do material sobre o espiritual Controle dos desejos Domínio da razão
15. O limite dos gozos. Correndo atrás do prazer, não encontramos senão a dor. A verdadeira felicidade não é deste mundo.
16. Se sobra pra uns...
17. Falta para outros!
18. O falso sofrer Aliviando a culpa para se redimir. Os sofrimentos naturais são os únicos que elevam, porque vêm de Deus. Os sofrimentos voluntários de nada servem, quando não concorrem para o bem de outrem. (O livro dos Espíritos  -  Allan Kardec - Q. 726)
19. Fustigai o vosso espírito e não o vosso corpo, mortificai o vosso orgulho, sufocai o vosso egoísmo, que se assemelha a uma serpente a vos roer o coração e fareis muito mais pelo vosso adiantamento do que infligindo-vos rigores que já não são deste século. (O livro dos Espíritos ? Allan Kardec - Q. 727)
20. Uso e abuso (André Luiz). O uso é bom senso da vida, é o metro da caridade.Vida sem abuso, consciência tranqüila. Uso é moderação em tudo. Abuso é desequilíbrio.
21. Uso e abuso (André Luiz). O uso exprime alegria. Do abuso nasce a dor. Existem abusos de tempo, conhecimento e emoção. Por isso, muitas vezes,o uso chama-se "abstenção".    
22. Uso e abuso (André Luiz). O uso cria a reminiscência confortadora. O abuso forja a lembrança infeliz. Saber fazer significa saber usar.Todos os objetos ou aparelhos, atitudes ou circunstâncias exigem uso adequado, sem o que surge o erro.
23. Uso e abuso (André Luiz). Doença - abuso da saúde. Vício - abuso do hábito.Supérfluo - abuso do necessário. Egoísmo - abuso do direito.
24. Uso e abuso (André Luiz). Todos os aspectos menos bons da existência constituem abusos. O uso é a lei que constrói.O abuso é a exorbitância que desgasta. Eis porque progredir é usar bem os empréstimos de Deus.
25. Para reflexão: O que realmente é necessário para mim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário