Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A Existência de Deus


27/07/2001

Deus existe? Essa pergunta já foi feita muitas vezes, e continua ser feita por aqueles que ainda não compreendem Deus, a não ser na sua forma antropomórfica, e com as virtudes e defeitos humanos.
Ao abordar esse assunto, os espíritos advertiram Kardec da limitação do pensamento humano, mas o Espiritismo se aproxima da visão cósmica de Deus, ao dizer que ele é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom. Logicamente aí não está tudo, mas aproxima-se, pelo nosso raciocínio, que se Deus não tivesse essas qualidades, se uma só lhe faltasse, não seria Deus.
Há os que argumentam que se Deus existisse, e tivesse essas qualidades que enumeramos, o mundo não seria um lugar tão ruim e o homem não seria tão mal, quanto é. Parece ser um argumento de peso, entretanto, não resiste ao simples conhecimento de que Deus nos criou simples e ignorantes, mas com livre arbítrio e a destinação de sermos perfeitos. Para alcançar a perfeição, ele criou as leis da reencarnação e de causa e efeito. Com isso, compreendemos que somos os construtores do nosso destino.
A existência de Deus é um dos conceitos básicos do Espiritismo. A Lei de Adoração está incluída entre as leis naturais. Leon Denis conceituou essa adoração de uma forma linda, ao dizer: Tende por Templo o Universo. Por altar a consciência. Por Imagem Deus. Por Lei a caridade.
A espanhola Amália Domingo Soller, a poetisa das violetas, uma das mulheres mais lúcidas e valorosas do início do Espiritismo, escreveu: Deve-se adorar a Deus amando e praticando o bem, e para ele não há necessidade de templos nem de sacerdotes, sendo seu melhor altar o coração do ser virtuoso, e seu melhor culto uma moralidade inatacável. Deus não exige que o homem professe determinada religião, mas que seja humilde e sobretudo que ame o seu próximo como a si mesmo.
Jesus de Nazaré sintetizou todas as leis e os profetas na sentença: Amar a Deus sobre Todas as Coisas, ao próximo como a si mesmo. Recomendou ainda, que para sermos felizes, devemos fazer ao próximo aquilo que queremos que nos seja feito.
O universo não se fez por si mesmo. Deus é o Criador. Infelizmente algumas religiões querem impor ao homem aquilo que era coerente para uma época antiga, de milhares de anos atrás, e tenta submeter o homem com histórias como a criação em seis dias, Adão feito do barro e Eva de uma costela do homem. Tudo isso tem o seu valor simbólico, mas teorias como a de um povo escolhido, preferido de Deus, não tem mais cabimento em nosso mundo.
O Espiritismo reedita o erro com o Brasil, classificando-o, como um povo especial, o coração do mundo e a pátria do Evangelho. O coração do mundo estará sempre onde estiver um homem de boa vontade, que ame o seu próximo. Quando corrigirmos as injustiças cometidas no passado com o genocídio dos indígenas, a escravização dos africanos, as guerras no cone sul, e as diferenças sociais brutais que vivemos, aí sim, seremos modelo para o mundo.

Deixe seu comentário sobre este artigo 


Resenhas do Leitores

Nenhum comentário:

Postar um comentário