Wanderley Oliveira
_______________________________________________________
Conservadores cumprem a tarefa de orientar o caminho pela estrada pavimentada. Renovadores cumprem a tarefa de mostrar outros caminhos que levam ao mesmo lugar.
Conservadores preferem a estrada por sentirem necessidade de vias orientadas por placas sinalizadoras, normas e padrões coletivos que lhes oferecem mais segurança. Renovadores adaptam-se melhor às trilhas alternativas e com novos desafios e novas experiências que ampliam as formas de caminhar e vencer obstáculos.
Conservadores são mais cautelosos, embora corram mais risco de enrijecer a viagem da experimentação limitando o entendimento a conhecimentos dogmáticos. Os renovadores são mais ousados, e correm maior risco de atropelar a capacidade de aprendizado com revelações surpreendentes e nem sempre claras ao entendimento.
A comunidade espírita precisa dos dois. Ambos cumprem funções progressistas na comunidade espírita, mas inegavelmente, independente das características de conservadorismo ou ousadia, o que mais estamos necessitando na comunidade espírita é de respeito, acolhimento amoroso, fraternidade e autenticidade uns com os outros.
Se os conservadores desmerecerem o valor dos renovadores rotulando-lhes como adversários da causa espírita, provarão sua incapacidade de conviver com a diversidade e de entender as mudanças que estão acontecendo na forma de pensar e praticar o espiritismo.
Se os renovadores desprezarem a importância das iniciativas dos conservadores julgando-lhes como atraso ao ideal, estarão ignorando o importante papel que a eles compete de zelar por uma base de entendimento a quem está dando os primeiros passos na doutrina, para que depois se ergam as paredes de mais amplas concepções.
O que é injustificável em tudo isso são as represálias, as difamações e as formas envernizadas de desrespeito e exclusão, sendo que todos estamos, a seu modo, trabalhando pelo bem e por um futuro luminoso da nossa abençoada doutrina espírita.
O que há de mais repugnante em tudo isso é oficializar o certo e o errado, quando, em verdade, todos estamos colaborando para um futuro melhor no planeta.
Você não gosta de conservadores? Você não gosta de renovadores? Pense bem em sua posição íntima diante do assunto. Você não é obrigado a concordar com ninguém, mas existe uma coisa chamada respeito.
Que haja mais carinho e bondade entre nós. Isso sim é que vai fazer alguma diferença em termos de avanço espiritual e não a forma conservadora ou ousada de praticar e entender o espiritismo.
Quem não aceita isso, prefira um ou outro formato de ação, é que não está em uma boa sintonia e precisa pensar sua posição. O resto está tudo como tem que estar e sempre estará. Isso é orgulho. Isso enceguece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário