Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

TOLERÂNCIA

Francisco Masan

Tolerância é quando eu sou capaz de aceitar você sem reservas. É quando minha alma consegue enxergar a sua e perceber que somos iguais, mas livres para sermos diferentes.
Neste sentido, eu não desejo impor-lhe meus pensamentos e ideias, porém me sinto livre para me expressar sem tentar lhe convencer. Posso perceber que você, por alguma razão, escolheu um caminho equivocado e, além de entender que você tem o seu tempo de se descobrir, eu nem deixo de seguir o que acredito e nem sou omisso, se tenho a oportunidade de lhe dizer como penso.
Não tenho mais vontade de lhe criticar e não sou maledicente em sua ausência. A irritação e a impaciência vão sendo substituídas pela compaixão e o apascentamento. Não preciso lhe perdoar, pois sei que tudo o que você fez foi deixar claro para mim onde devo trabalhar para amadurecer. Não quero modifica-lo, mas quero ser a minha melhor expressão para você. Escolho, portanto, observar o que posso aprender consigo e me ponho à disposição para ser útil a você, se você quiser e precisar, sem me sentir violentado e sem forçá-lo a nada.
Ficarei feliz com sua alegria, mesmo que aquilo que lhe traz alegria não seja objeto de minha afinidade. E quando você estiver triste ou angustiado, por alguma razão, tentarei saber esperar o momento certo para trazer até você aquilo que você precisa, da maneira que você precisa.
Como podemos ver, a tolerância é derivada do amor. O amor, porém, é amadurecimento da alma que se torna capaz de perceber unidade na diversidade. No sentimento de igualdade, portanto, aquilo que oferto a você, também estou ofertando a mim mesmo.
Se pudermos praticar este exercício uns com os outros, certamente descobriremos muito mais acerca de nós e da liberdade que reside em não desejar possuir ninguém a não ser a si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário