Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Estudos Espíritas do Evangelho – O Sermão da Montanha

Estudos Espíritas do Evangelho – O Sermão da Montanha

É o mais famoso dos sermões de Jesus. Assim denominado porque Jesus o proferiu nas encostas de um monte (Cornos de Hattin), perto de Tiberíades (margem oeste do lago de Genesaré).
Embora Jesus dirija a palavra aos seus discípulos, o sermão foi proferido para a enorme multidão que tinha vindo de Cafarnaum, de todas as partes da Judéia, e da costa do mar, e de Tiro e Sidon, procurando encontrá-lo.

A importância de seu conteúdo: muitos consideram este sermão de Jesus como a norma da vida cristã. Certamente, bastaria seguir-lhe as recomendações para se alcançar grande evolução espiritual.
Nele, Jesus expõe as bases de sua doutrina moral, abrangendo vários temas, de um modo popular, de fácil entendimento.
Constitui-se de:

Bem-aventuranças (5, 1/12): assim chamadas por causa da palavra inicial usada por Jesus em todas elas (são 7). Fazem a relação das qualidades, virtudes ou disposições necessárias para se entrar no reino dos céus. Quem as exercite sem dúvida será bem-aventurado (feliz) pelos resultados que alcançará. Esses bem-aventurados são:

1) Os pobres de espírito: os que se sabem carentes de maior espiritualidade e a desejam e pedem (alcançarão essa espiritualidade)

2) Os que choram: os que sofrem suportando resignadamente suas provas e expiações, sem fazer outros sofrerem (quitar-se-ão e evoluirão, vendo que valeu a pena tudo superar).

3) Os mansos: os que não agridem nem violentam e, assim, não provocam nem geram novos problemas (poderão reencarnar na Terra regenerada).

4) Os que têm fome e sede de justiça: os que querem a verdade e o bem (essa é a justiça divina e terão com fartura se houverem semeado).

5) Os limpos de coração: os que não têm malícia nem maldade e agem com toda pureza e sinceridade de propósitos e, assim, não pactuam com o mal (limpos na sensibilidade, percebem melhor o que é próprio da espiritualidade superior).

6) Os pacificadores: os que procuram conciliar tudo e todos, favorecendo a harmonia geral (gozarão da paz que viveram e instalaram).

7) Os que forem perseguidos e injuriados por seu anseio de justiça e em nome de Jesus (é sinal de evolução e merecimento espiritual).

Ao final das bem-aventuranças, Jesus exorta os discípulos a empregarem as qualidades que Deus lhes deu em benefício dos semelhantes, sem se deixarem corromper (“sal da Terra”) sem ocultarem seus valores espirituais (“luz do mundo”).

Não percam! “O Sermão da Montanha” continua nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário