Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Psicologia e Espiritismo

Sérgio Biagi Gregório

1) O que é a Psicologia?

Psicologia.  Do grego psykhé, alma, logos, tratado, e sufixo ia. É a ciência da mente, a ciência dos fenômenos psíquicos e do comportamento. Estuda as ideias, sentimentos e determinações cujo conjunto constitui o espírito humano. É também ciência dos fatos da consciência e das suas leis.

2) O que se entende por psicanálise? E por psiquiatria?

Psicanálise. É o processo de exame psicológico que pretende descobrir no inconsciente neuropata as tendências, os desejos e os complexos perturbadores de sua alma, trazendo-os à superfície da consciência e dando a conhecer os elementos essenciais e removíveis do mal para aplicação da psicoterapia.

Psiquiatria. Parte da medicina que estuda as doenças mentais, na sua etiologia, patogenia, manifestações clínicas e tratamento.

3) Como situar as primeiras noções da Psicologia?

Na antiguidade grega, a afirmação de que é o espírito que vê ou ouve (e não os órgãos sensoriais) foi o marco inicial da investigação psicológica. Depois, veio a classificação dos humores e sua relação com os temperamentos (sanguíneo, fleumático, melancólico e colérico). Pitágoras introduziu a crença na imortalidade da alma. Platão admitia que os desejos se satisfaziam nos sonhos, por meio de imagens, quando se achavam adormecidas as mais altas faculdades da mente.

4) Quando a Psicologia se afirma como ciência?

A Psicologia só se afirma como “ciência”, independente da filosofia, e, objetiva, a partir da 2.ª metade do século XIX. Esse movimento se confirma com a elaboração progressiva de diversos métodos quantitativos e testes, além da constituição de várias teorias – behaviorismo e Teoria da Gestalt.

5) De que maneira os filósofos contribuíram para o desenvolvimento da Psicologia?

Santo Agostinho (430 d.C.) estudou problemas da Psicologia sob o ponto de vista de um observador que descreve vivências reais. Thomas Hobbes (1588-1679) fez um sumário da psicologia incluindo as sensações, a imaginação e os sonhos. Descartes – com a sua dualidade espírito-matéria –, concebeu a possibilidade de uma ação puramente mecânica.  Locke, em seu Ensaio sobre o Entendimento Humano, mesmo não sendo uma obra psicológica, inaugurou a psicologia da associação de ideias.

6) Quais são os dois grandes expoentes da Psicologia?

Sigmund Freud e Carl Gustav Jung. Freud interpretou os sonhos e desenvolveu o "método da associação livre", pelo qual conseguiu obter a cura de muitas doenças mentais. Neste método, os seus pacientes falavam "qualquer coisa que lhes viesse à cabeça". Freud buscava então desvendar os sentimentos reprimidos nessas manifestações. Jung deu sequência ao trabalho desenvolvido por Freud, porém de modo mais científico. Jung aprofundou-se no estudo do inconsciente.

7) Qual a preocupação da Psicologia hoje?

Hoje, ela já discute mais profundamente a estrutura e a origem da chamada "zona inconsciente".

8) A psicanálise freudiana, valorizando os poderes desconhecidos do nosso aparelhamento mental, representa um traço de aproximação entre a Psicologia e o Espiritismo? (pergunta 45 de o Consolador)

Essas escolas do mundo constituem sempre grandes tentativas para aquisição das profundas verdades espirituais, mas os seus mestres, com raras exceções, se perdem na vaidade dos títulos acadêmicos ou nas falsas apreciações dos valores convencionais.

Os preconceitos científicos, por enquanto, impossibilitam a aproximação legítima da Psicologia oficial e do Espiritismo.

Os processos da primeira falam da parte desconhecida do mundo mental, a que chamam de subconsciente, sem definir essa cripta misteriosa da personalidade humana, examinando-a apenas na classificação pomposa das palavras. Entretanto, somente à luz do Espiritismo poderão os métodos psicológicos aprender que essa zona oculta, da esfera psíquica de cada um, é o reservatório profundo das experiências do passado, em existências múltiplas da criatura, arquivo maravilhoso em todas as conquistas do pretérito são depositadas em energias potenciais, de modo a ressurgirem no momento oportuno.

9) Por que, relativamente ao estudo dos processos mentais, se encontram divididos no campo da opinião os psicologistas do mundo? (pergunta 47 de o Consolador)

- Os psicologistas humanos, que se encontram ainda distantes das verdades espirituais, dividem-se tão-só pelas manifestações do personalismo, dentro de suas escolas; mesmo porque, analisando apenas os efeitos,, não investigam as causas, perdendo-se na complicação das nomenclaturas científicas, sem uma definição séria e simples do processo mental, onde se sobrelevam as profundas realidades do espírito.

10) O Espiritismo esclarecerá a Psicologia quanto ao problema da sede de inteligência? (pergunta 48 de o Consolador)

Somente com a cooperação do Espiritismo poderá a ciência psicológica definir a sede da inteligência humana, não nos complexos nervosos ou glandulares do corpo perecível, mas no espírito imortal.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

DUROZOI, G. e ROUSSEL, A. Dicionário de Filosofia. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas, SP: Papirus, 1993.

GRANDE ENCICLOPÉDIA PORTUGUESA E BRASILEIRA. Lisboa/Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia, [s.d. p.].

NOVA ENCICLOPÉDIA ILUSTRADA FOLHA. São Paulo: Folha, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário