Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

domingo, 28 de novembro de 2021

O homem no mundo - um minuto de reflexão

 Hoje vamos refletir um pouco sobre o capítulo XVII, Sede Perfeitos, de O Evangelho Segundo o Espiritismo – mais especificamente o item O homem no mundo.


Em primeiro lugar, essa mensagem é direcionada para seres humanos de ambos os sexos, não é restrita ao sexo masculino; Ela fala sobre a postura que o Espírito encarnado deve ter durante sua passagem pelo plano físico.


Muitos perguntam: como o espírita deve se comportar? O que pode ou não pode fazer? E a resposta é muito simples: ele faz o que quiser e achar certo. A Doutrina Espírita o esclarece quanto a sua origem e o seu destino, qual o objetivo de sua encarnação e as leis divinas que regem o Universo, bem como as consequências positivas ou negativas que certas atitudes acarretam para sua existência atual e também para as futuras. Em momento algum o Espiritismo faz exigências de como se comportar, se vestir, ou uma lista de “certo ou errado”. Contudo, os Espíritos Superiores, que já caminharam mais do que nós e que seguem o caminho indicado por Jesus, orientam a humanidade com seus conselhos e aprendizados, sempre estimando o progresso da mesma. O Espiritismo, então, é uma dádiva de Deus para o despertar da luz no mundo, pois de forma clara e simples revela o mundo espiritual e os meios de interação deste com o plano físico.


Assim, a mensagem ditada por um Espírito protetor é mais uma orientação da Espiritualidade Superior para aqueles que desejam viver de forma mais equilibrada. Começa dizendo:


Não consitais que pensamentos fúteis ou mundanos os perturbem. Elevai o vosso espírito para aquele a quem chamais, a fim de que eles possam, encontrando em vós as disposições favoráveis, lançar em profusão as sementes que devem germinar em vossos corações.


Ora, é a questão da sintonia. Não faz sentido esperar o apoio dos bons Espíritos enquanto estivermos, por exemplo, irritados, contrariados, cultivando paixões inferiores em nossos corações sem a menor preocupação de mudar.


Ninguém precisará se transformar da noite para o dia, mas a vontade sincera de ser uma pessoa melhor abre espaço para que Espíritos benevolentes se aproximem de nós e nos ajudem no que for possível. Então, se esforçar para purificar os sentimentos e os pensamentos é fundamental.


Lembrem-se de que nossa vida exterior reflete o nosso interior, tudo começa com nossa criação mental. Mas se engana quem pensa que para realizar tal tarefa é preciso se isolar ou abandonar compromissos que a vida física nos impõe. Não. Desde que estejamos com o pensamento elevado, buscando manter nosso coração em sintonia com o Amor e o Bem, toda tarefa, por mais corriqueira que seja, será banhada de luz – independente de o ambiente ou as pessoas ao nosso redor estarem nessa sintonia ou não.


Jesus, nosso modelo e guia, não se isolou em um palácio, sentado a espera daqueles que se reconheciam como necessitados da alma ou do corpo. Ele andou no meio da multidão, foi ao encontro de pessoas com todos os tipos de desequilíbrios e que, não raro, tinham uma antipatia gratuita por sua pessoa, foi à festas, à templos, à casa de ricos e pobres, de virtuosos e de viciados, e não deixou de cumprir sua missão de amor, não perdeu sua sintonia com o Pai.


Nós estamos aqui para evoluir e a vida em sociedade é repleta de oportunidades para desenvolver nossas potencialidades divinas. Nos momentos aparentemente insignificantes é que estamos sendo testados e fortalecidos em variados aspectos. Por isso o Espírito Protetor diz:


Vivei com os homens do vosso tempo, como devem viver os homens; sacrificai-vos às necessidades, e até mesmo às frivolidades de cada dia, mas fazei-o com um sentimento de pureza que as possa santificar.


Ao fazer qualquer coisa, voltai vosso pensamento à fonte suprema; nada façais sem que a lembrança de Deus venha purificar e santificar os vossos atos.


Sede felizes no quadro das necessidades humanas, mas que na vossa felicidade não entre jamais um pensamento ou um ato que possa ofender a Deus.


Assim, atendamos aos compromissos que a vida nos traz, seja no trabalho, na família, no grupo de amigos; tenhamos nossos momentos de diversão, que são necessários; estejamos em casa, na rua, no centro espírita, em uma festa ou um show; se nossos pensamentos e sentimentos estiverem harmonizados com as leis divinas, tudo estará bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário