Estudando o Espiritismo

Observe os links ao lado. Eles podem ter artigos com o mesmo tema que você está pesquisando.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

O MAIOR MANDAMENTO


"Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espírito.
Este é o maior mandamento.
Eis o segundo, que é semelhante a este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos depende toda lei e os profetas." (Mateus, 22: 37 o 40.)
"Toda a lei e os profetas estão contidas nestes dois mandamentos."
(O Evangelho Segundo o Espiritismo - cap. XI.)

Por que a Lei de Deus nos recomenda amá-Lo sobre todas as coisas? Será que Deus quer que abandonemos as obrigações materiais para permanecermos em contemplação?

Algumas pessoas entendem isto como uma exigência, por ser Deus poderoso e temível entre nós. Confundem Deus com um pai humano, que precisa se exaltar para impor sua autoridade, a fim de ser respeitado e obedecido, para assim, conseguir administrar sua família.

No entanto, através da Codificação Espírita, feita por Allan Kardec, com base nos ensinamentos de Jesus, podemos observar que isto não é uma imposição e nem um capricho de Deus. Isto é uma necessidade nossa !

Por isso é que Jesus nos recomenda: Amar a Deus sobre todas as coisas, como base para sermos felizes. Para a nossa felicidade, temos que nos apoiar em algo que não seja perecível e passageiro, mas que é imutável e eterno. Algo que nos sustente, que nos dê segurança, confiança e esperança.

Sabemos que Deus é a fonte eterna da inteligência, da sabedoria e da bondade. A plenitude de Deus está acima de tudo o que que a nossa mente pode alcançar. Deus é a inteligência suprema, a causa primária de todas as coisas. Portanto, Deus é imaterial, não teve começo e não terá fim. É a fonte de todas as riquezas, de todas as virtudes.

É a essência que está acima da matéria, do espírito e de tudo o que se possa imaginar. Compreendendo a nossa fragilidade, temos que reconhecer a Sua Onipotência.

Somos regidos por Essa força suprema e soberana, que em grande parte ainda é por nós desconhecida. Nada poderemos e nada seríamos sem Ela. Por mais complexa que seja a nossa situação no momento, jamais fugiremos do controle e proteção dessa força criadora, que conhecemos pelo nome de Deus, porque ela está dentro de cada um de nós.

Por isso temos que obrigatoriamente admitir e respeitar Seus mandamentos. 'Ainda sofremos muito porque não aprendemos a seguir esses mandamentos e colocá-los acima de todas as coisas. Não aprendemos ainda a buscar Deus dentro de nós mesmos.

Para seguirmos os mandamentos da Lei de Deus, precisamos conquistar, valorizar e colocar em prática as virtudes pregadas e destacadas por Jesus. Por mais importantes que sejam para nós as coisas materiais, não podemos colocá-las acima da essência Divina.

Tudo o que é material, é perecível, tem fim; além de estar sujeito a alterações. É por isso que sofremos quando nos apegamos às coisas materiais. Sempre chega o momento da perda ou da decepção...

Amemos a Deus, não adorando-O com atos externos ou com palavras de exaltação. Deus não precisa disso. A adoração a Deus é a consciência de que existe um Ente supremo acima de tudo; que nos criou para buscarmos através do aprendizado e da experiência a nossa própria melhoria, e chegarmos à perfeição.

O que necessitamos é aprender e aplicar a Sua verdade, revelada por intermédio de Suas Leis. Segundo Jesus, o cumprimento do primeiro mandamento da Lei de Deus, nos traz segurança, esperança e conforto. Se confiarmos plenamente na infinita sabedoria e misericórdia de Deus, nunca iremos nos sentir desamparados.

O cumprimento do primeiro mandamento funde-se com o do segundo, que é: "Amar ao próximo como a ti mesmo". Inúmeras atitudes nossas nos levam, de uma maneira ou de outra, a transgredir a lei de Deus. Não tem ainda Deus na consciência:

Quem não perdoa o seu próximo, porque coloca seu orgulho e seu amor próprio acima da suprema justiça de Deus. Também quem não respeita os direitos do próximo, porque sustenta seu egoísmo acima da soberania de Deus.

Assim como quem é indiferente ao sofrimento ou necessidade do próximo, porque eleva seu comodismo acima dos dois primeiros mandamentos, desta forma es passando para trás o amor Divino.

Estaremos cumprindo os primeiros mandamentos quando conseguirmos, sem desculpas ou justificativa deixar de fazer aos outros aquilo que não queremos para nós. E mais: quando passarmos a fazer aos outros, na íntegra, tudo o que queremos para nós.

Um detalhe muito importante a considerar: quando nos propomos a trabalhar em benefício de uma coletividade (uma entidade religiosa ou de assistência social) estamos dentro da Lei de Deus.

Poderemos ser muito úteis e realizarmos muito a favor do nosso próximo. Todavia, não estando em contato direto com as falhas dos beneficiados, desconhecemos os seus defeitos. Assim, o nosso trabalho pode tornar-se prazeroso e fácil de ser realizado. Porém, quando o trabalho destina-se a favor de nossos adversários ou de pessoas que consideramos não dignas de ajuda, a situação muda.

Nossos ânimos se enfraquecem e passamos a julgar ao invés de querer ajudar. Podemos crer que: esta é a segunda etapa a ser alcançada dentro do "Amar ao próximo como a ti mesmo". Quando atingirmos essa nova etapa, saberemos servir em qualquer circunstância, sem orgulho, vaidade ou imposição.

Saberemos ser indulgentes e imparciais. Nada vai impedir a nossa benevolência. "Ajuda e passa", disse Jesus. "Faze o bem e não olhes a quem". Ainda estamos distantes dessa conquista. O único ser encarnado que amou e ama, cumprindo realmente estes e os demais mandamentos é Jesus.

Mas Ele disse: "Em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará as obras que faço e outras ainda maiores, "porque, eu vou para junto do Pai" (João, 14:12). Podemos entender que embora estejamos muito distantes, um dia chegaremos lá.

Jesus diz ainda, que nos dois mandamentos está contida toda a lei e os profetas. Entendemos com isso que todas as revelações, todas as profecias, assim como todo trabalho de renovação da humanidade na Terra, aconteceram e acontecem em torno da necessidade de desenvolvermos em nós e entre nós.

"Tudo quanto pois quereis que os homens vos façam, assim fazei-vós também a eles, porque esta é a lei e os profetas". (Mateus, 7:12) Tudo está resumido no amor. O amor não só na teoria, como é pregado, mas na vivência e convivência diária entre as criaturas.

Desta forma concluímos que, quando o amor imperar dentre a humanidade, não haverá a necessidade de tantas teorias, recomendações e não mais haverá sofrimentos. Porque "O amor cobrirá a multidão de pecados" (I Pedro, 4:8)

O Amigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário